quinta-feira, 31 de agosto de 2023

MILITARES EM ALTA

Cristina Peres, jornalista de internacional | Expresso (curto)

Soldados amotinados no Gabão proclamaram ontem o chefe da guarda republicana como líder do país após deterem em prisão domiciliária o Presidente Ali Bongo Ondimba, que acabava de ser reeleito para um terceiro mandato. Traição e repetido peculato ao longo da sua muito extensa liderança desta nação produtora de petróleo da África Central foram as razões invocadas para o putsch.

Os golpistas anunciaram na televisão estatal que o general Brice Clotaire Oligui Nguema tinha sido designado “por unanimidade” presidente do comité transitório que governa doravante o país. Oligui é primo de Bongo, que umas horas antes da deposição tinha sido declarado vencedor das presidenciais no seguimento de 55 anos de liderança. Agora dele, num terceiro mandato, anteriormente do seu falecido pai, Omar Bongo.

“Obrigada exército, finalmente! temos estado à espera disto há muito tempo”, cantava Yollande Okomo, citada pela Associated Press, frente à guarda que ajudou ao golpe de Estado. Num vídeo gravado na residência de onde não pode sair, Bongo apelou ao povo qeu o apoiassem: “Façam barulho”. Porém o barulho que tomou as ruas da capital Libreville, visto como um bastião da oposição, tem sido uma celebração de alegria. A maioria dos cidadãos da capital apoia o fim da dinastia, que acusam de ter roubado os recursos do país enquanto a maioria permanece pobre.

“O presidente da transição insiste que há que manter a calma e a serenidade no nosso belo país… Na aurora de uma nova era, nós garantiremos a paz, estabilidade e dignidade do nosso adorado Gabão”, disse o tenente coronel Ulrich Manfoumbi na quarta-feira na televisão estatal.

“Há revolta contra a família Bongo no poder desde 1967. O país de desenvolvimento médio tem taxas de pobreza e desemprego altas e muitas acusações de fraudes”, diz à Deutsche Welle o analista Leonard Mbulle-Nziege. A família Bongo tem sido associada a apropriação indevida sistemática de bens do Estado, porém os acontecimentos desta quarta-feira não oferecem garantia de futura boa governança nem de transição democrática, avisam os analistas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Montenegro recebeu Marcelo, mas só quer falar de eleições presidenciais daqui a dois anos.

Há grandes desafios no mercado do trabalho, um retrato deles revela que há margem para aumentar 20% dos salários, assim os trabalhadores o exigissem.

TAP lucra €22,9 milhões no primeiro semestre deste ano.

PSOE não quer viabilizar governo de dois anos do PP.

O ministro da Educação francês, Gabriel Attal, anunciou a proibição do uso da abaya (vestido longo que cobre todo o corpo das mulheres e meninas à exceção da cara e das mãos) aos microfones da TF1 no último domingo, mostrando que a questão do uso de símbolos religiosos nos estabelecimentos de ensino continua na ordem do dia. Cada proibição gera contestação.

Ativistas sudaneses recusaram uma proposta de paz da Força de Intervenção Rápida (RSF), a qual acusam de cometer atrocidades por todo o país devastado pelo conflito. O líder da RSF, Mohamed Hamdan “Hemedti” Dagalo publicou um plano de dez pontos na rede X, antigo Twitter, no qual apelava ao federalismo, à justiça social e a um exército unificado quando o seu grupo é acusado de saquear casas, raptar e matar civis desarmados na capital do país, Cartum.

Forças sauditas treinadas na Alemanha e nos Estados Unidos estão a ser acusadas de matarem centenas de migrantes que tentam passar a fronteira fugindo do Iémen. Apesar dos abusos dos direitos humanos praticados pelos sauditas sob Mohammed bin Salman (MBS), tanto a polícia federal alemã como o exército norte-americano estiveram envolvidos no treino das forças sauditas de fronteira. O escândalo foi revelado num relatório da Human Rights Watch, uma organização não governamental global de defesa dos direitos humanos.

Ucrânia e Rússia apostam na produção interna de “enxames” de dronesVeja aqui ao minuto o que se passa no terreno e não só.

A teia legal em torno de Trump não para de crescer. Sobreviverá o candidato réu?

Furacão Idalia dirige-se em direção a norte depois de ter atingido a Florida com uma tempestada “extremamente perigosa” de categoria 3.

Renda de casa, alimentação, custos com habitação, transportes e roupas são as despesas principais de pessoas sem-abrigo, revela um relatório agora publicado no Canadá, que contraria a convicção de que os maiores gastos seriam feitos com álcool, drogas e outras tentações.

falta de água e as temperaturas demasiado altas são responsáveis pela mais do que duplicação do preço do azeite.

Ranking internacional consideraa Lello a livraria mais bonita do mundo.

Uma rara tartaruga marinha chegou dos Estados Unidos ao País de Gales empurrada pela corrente do golfo e já foi reenviada à origem, desta vez de avião, depois de devidamente assistida.

Hélio Lucas é o treinador de Fernando Pimenta, que após conquistar três medalhas em três dias no Mundial de Canoagem, na Alemanha, regressa hoje à competição.

Veja aqui a previsão do estado do tempo para o MEO Kalorama.

FRASES

“A mim parece-me que, para o espaço não socialista, a prioridade é construir uma alternativa que suceda ao dr. António Costa, não encontrar um sucessor para o professor Rebelo de Sousa”, Paulo Portas, ex-presidente do CDS durante a Universidade de Verão da JSD

“Obrigada exército, finalmente! temos estado à espera disto há muito tempo”, Yollande Okomo, cidadã do Gabão manifestando a sua alegria à guarda republicana pela deposição do Presidente

“Os militares alimentam-se das queixas da população e inspiram-se nos golpes de Estado que vingam na região”, Leonard Mbulle-Nziege, Economista político e analista de risco da Universidade da Cidade do Cabo sobre o golpe militar no Gabão

SUGESTÃO DE PODCASTS

Pedro Ribeiro: “Uma das marcas da minha geração é o desencanto com os políticos. A agenda deles não é a agenda que faz crescer o país” Desde 1996 que acorda às 5h30 da manhã e há 18 anos que é diretor da Rádio Comercial. No podcast Geração 70, fala abertamente sobre os desafios da rádio, das “falências trágicas da democracia portuguesa” e admite que não confia nos políticos

https://expresso.pt/podcasts/geracao-70/2023-08-30-Pedro-Ribeiro-Uma-das-marcas-da-minha-geracao-e-o-desencanto-com-os-politicos.-A-agenda-deles-nao-e-agenda-que-faz-crescer-o-pais-cec922eb

O teletrabalho veio mesmo para ficar? João Vieira Pereira, diretor do Expresso, Sónia Lourenço, jornalista do Expresso, e Nuno Troni, diretor da Randstad Professionals, analisam as tendências do mercado: muitas empresas lá fora estão a mandar regressar os funcionários para trabalho presencial. Oiça aqui o podcast Money Money Money

https://expresso.pt/podcasts/money-money-money/2023-08-30-O-teletrabalho-veio-mesmo-para-ficar--a7d130b5

O regresso dos clássicos: o tempo do Renascimento e do ser humano no centro do Universo. Oiça aqui o podcast A História Repete-se com Lourenço Pereira Coutinho e Henrique Monteiro

https://expresso.pt/podcasts/a-historia-repete-se/2023-08-30-O-regresso-dos-classicos--o-tempo-do-Renascimento--db69b257

O QUE ANDO A LER

Desde a primeira vez que entrevistei (esta foi a última) Alain De Botton para o Expresso, este falante de inglês, britânico nascido na Suíça, que imaginou e pôs de pé a pequena revolução que é a academiaThe School of Life, que passei a ficar curiosa sobre as opiniões que ele tenha sobre as coisas que vão acontecendo. Já passaram quase 20 anos, na verdade, e a perspetiva de criar metodologias positivas para aprender a lidar com a vida que aquele grupo de pensadores e escritores desenvolveu não se perdeu. Trilhou caminhos extraordinários, entre conferências, cursos, publicações, jogos, gadgets para me chegar às mãos há poucos dias sob a forma de um curto livro de auto-ajuda. É um género quase impossível para mim, que até vindo deles rejeitei, até ter tido de ler alguns desses livros para preparar uma outra entrevista.

Gostaria de poder dizer que “O Ódio a Si Mesmo - Aprender a gostar de si próprio” (D. Quixote) não é um livro de auto-ajuda, mas estaria a mentir. É verdade que é escrito com o que resta de uma dimensão de humanidade que está em perda por estes dias. Faz o trabalho da identificação das causas e dos caminhos que sugere para sair da situação. Tão simples como dizer “pois é, foi assim” seguido de “mas não tem de continuar na mesma daqui para a frente”. Basta esta frase: “O ódio a si mesmo é o fruto amargo de uma ideia enraizada de como deveríamos ser”, para perceber que é uma leitura deliciosa só por formular esta questão. Isto numa era em que se finge ser outra coisa qualquer a toda a hora.

A fechar, desejo-lhe um ótimo setembro, mês em que o trânsito vai voltar a desesperar nas grandes cidades. Mantenha o pé leve no acelerador e dê uma vista de olhos na lista dos 37 novos radares que entram em funcionamento já a partir amanhã.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana