sábado, 9 de dezembro de 2023

Angola | Exportador de Paracuca e Bagre Fumado – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Kizaca. Paracuca. Catato. Bagre fumado. Macaco congelado. Estes são s produtos que vou exportar para os EUA. Já pedi ajuda ao ministro Massano e vou receber milhões de apoio às exportações. Em breve vamos ver os gringos devorando os meus produto. Pensavam que daqui só vai petróleo? Tomem lá comida boa seus boçais! (não digam nada mas os apoios financeiros às minhas exportações vão ter o mesmo destino dos que tiveram os oferecidos aos artistas do Carrinho e da Omatapalo. Sim, estou a caminho de ser milionário corrupto.

O ministro Massano chamou os jornalistas e disse-lhes que as relações com os EUA não podem ser melhores. Os investimentos em obras estruturais chegam ao tecto do Palácio da Cidade Alta. Dinheiro kiavulu! Também falou da cooperação militar com o estado terrorista mais perigoso do mundo. Calma aí! Essa parte não pode ficar a pairar. Fiquei preocupadíssimo por ser Massano e não o General Furtado  falar disso. Foi demitido? Foi transferido para a guarda do mobutista Tulinabo Mushingi? Queremos saber. João Lourenço tem a obrigação de explicar por que razão foi o ministro Massano a falar da “cooperação militar” com o estado terrorista mais perigoso do mundo.

O mobutista Mushingi fez ontem e repetiu hoje uma afirmação que exige esclarecimento imediato. Alguém explique ao Presidente da República que por se ter ajoelhado aos pés de Joe Bidem isso não quer dizer que todos os angolanos estejam ajoelhados. O Mishingi disse que Angola está a colaborar na paz mundial ao condenar a guerra da Rússia contra a Ucrânia. E disse mais isto: No Médio Oriente Angola está com Israel na luta contra a organização terrorista HAMAS”.

Estou a cair da tripeça, não consigo fazer saltos mortais à retaguarda nem flic-flacs mas tenho ouvido de tísico. Eu ouvi o Presidente João Lourenço condenar a mortandade de Israel na Faixa de Gaza. Agora cambalhotou? Rasteja aos pés dos donos? Que eu saiba Angola só considera organizações terroristas, aquelas que assim são classificadas pela ONU. O HAMAS só é uma organização terrorista para os EIUA e países da União Europeia. O que mudou? Esclareçam imediatamente. João Lourenço sujou as mãos de sangue inocente de palestinos quando apertou a mão ao assassino Joe Biden. Agora temos também de saber se está a apoiar o Genocídio. 

Se não desmentir imediatamente o mobutista Mushingi, cabe ao Bureau Político do MPLA esclarecer os angolanos e particularmente os militantes do partido, se Angola apoia o Genocídio de Israel na Palestina. Só um lembrete. Se fossemos todos iguais aos que se ajoelham aos pés do estado terrorista mais perigoso do mundo, Angola hoje não era independente. O Baixo Congo chegava ao rio Cuanza e o resto era um imenso bantustão dos racistas da África do Sul. O cabeça de lista do MPLA que exerce o cargo de Presidente da República tem o dever de respeitar quem o elegeu. 

Corredor do Lobito. Que eu saiba o canal ferroviário que dá expressão física ao “corredor” está pronto e a funcionar há alguns anos. Os comboios apitam nas estações, quase todas reconstruídas ou construídas de raiz. Não aldrabem as angolanas e os angolanos. Os EUA e a União Europeia não meteram um chavo no Caminho-de-Ferro, de Benguela. Nem um tostão furado. Nada. Não continuem com essa aldrabice infame propalando que o parque industrial do Huambo vai renascer. As instalações fabris estão lá, abandonadas e arruinadas. Só não colocam lá as empresas fabris porque não querem.

Cuidado com o agronegócio! Não envenenem a água com fertilizantes químicos, pesticidas e insecticidas. Os gringos não sabem nada de Angola. Nós é que sabemos onde estão as mães dos rios. Não as matem.

A pedido de várias famílias antigas ofereço hoje a tradução da versão da Génese que circula nas terras sagradas de Caluqembe, Matala e e Caconda. Esta peça foi recolhida pelo investigador Alfred Hauenstein. Mas monsenhor Luís Keiling foi o primeiro a publicar a lenda de Feti e Choya. Leiam o texto que nos revela como nasceram os seres humanos, hoje em Língua Portuguesa:

Um dia Suku (o deus de todos os deuses) decidiu dar ao Universo um mundo de pessoas. Foi ao rio Cunene e no rochedo que marcava o cume de uma colina verde, resolveu fazer a sua criação.

Suku amoleceu o rochedo e depois tirou das suas entranhas quatro homens. Para povoarem a Terra decidiu dar-lhes poderes especiais. Ao primeiro deu o poder de lançar sobre a Humanidade o feitiço da má sorte.

Uma vez senhor do seu poder, o feiticeiro partiu até aos confins da foz do Cunene. 

Ao segundo homem, Suku deu o poder de adivinhador. Quando se sentiu tão poderoso, ele percorreu todos os caminhos, adivinhando graças e desgraças. 

Suku deu ao terceiro homem o poder de curandeiro. E mal sentiu esse poder, andou por montanhas e chanas, enfrentando a morte e a doença das plantas, pedras ou bichos. Que pessoas ainda não existiam! Mas estavam mesmo quase a chegar.

Ao quarto filho, Suku deu a arte de caçar. Mal sentiu o ímpeto de caçador, partiu para o mundo à procura de carne para alimentar todos os filhos da Humanidade que em breve nasceriam nas margens do Cunene e depois em toda a Terra.

Um dia, o caçador estava junto à margem do Cunene quando viu um corpo estranho levantar-se da água. Como não sabia o que era, atirou-se ao rio e com a habilidade de caçador amarrou aquele ser. Era uma bela jovem e foi a primeira mulher da Humanidade. O caçador levou-a para casa e fez dela sua companheira. No dia seguinte nasceram três belas meninas.

Uma menina casou com o feiticeiro do mal, outra com o adivinhador e a outra com o curandeiro. Alguns dias depois o mundo estava repleto de seres humanos que se propagaram intensamente a partir das margens do Cunene. Uns curam os males, outros cultivam malefícios. Todos caçam e adivinham. A vida é uma beldade.

Confrontem agora com  o texto em umbundu:

Suku wa lulika omanu vatete. Alume vakuãlã va tunda vesenje. Va sanga ovombanda akuãlã. Wa tete wa tambula umbanda wokuloa. Wavali wowu wokutãhã. Watatu wa tambula unune Wokusakula wakuãlã wa linga ukongo. Eteke limue ukongo wa enda okuyeva konele yolui, yu wa linga ukongo.

Eteke limue ukongo wa enda okuyeva konele yolui, yu wa mõlã cimue ci lisenga vovava, wa ci kuata, wa ci kuta lolondovi kuenda wa ci limgisa upika waye.

Oco ukai watete. Eci ukongo wa tiuka kocilombo caye wo kuela yu wa linga ukai waye. Kovaso yoloneke we mina yu wa cita. Omala vaye akai vatatu va linga akai valume vatatu vakuavo.

* Jornalista

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