quinta-feira, 23 de novembro de 2023

As Lágrimas do Falcão Belicista – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Guerra na Ucrânia. Os Media ocidentais mostram mortos que se mexem e fumam. Mostram cadáveres em Bucha, que ainda têm as braçadeiras para mostrarem que nada tinham a ver com os nazis Bandera, Sector Direita ou Batalhão Azov. Nem todos os ucranianos votaram em Zelensky. Nem todos adoram a OTAN (ou NATO). Nem todos querem ser carne para canhão. Uma montagem infame dos serviços secretos britânicos deu pano para mangas em todo o ocidente alargado. 

No púlpito do Pentágono, ante os jornalistas, o falcão belicista John Kirby fez esta declaração emocionada:

“É difícil olhar para o que Putin está a fazer na Ucrânia e pensar que qualquer indivíduo ético e moral possa justificar isso.

É difícil olhar para … (John Kirby chora e pede desculpa por não conter as lágrimas) algumas imagens e imaginar que um líder pensante possa fazer isto.

Não posso falar como psicólogo mas todos podemos falar da depravação de Putin”.

O mesmo John Kirby, no mesmo local, com os mesmos jornalistas à sua frente, estilo de pirata com perna de pau, olho de vidro e cara de mau, disse isto sobre o início dos bombardeamentos à cidade de Gaza e campos de refugiados na Palestina:

“O que se passa na Faixa de Gaza é uma guerra. É um combate. É sangrento. É feio. E isso vai ser confuso. 

Na Faixa de Gaza civis inocentes vão ser feridos. Gostaria de poder dizer algo diferente. Gostaria que isso não acontecesse. Mas é isso que vai acontecer”. 

O falcão belicista disse isto em tom ameaçador. Não chorou. Não falou então nem fala hoje das imagens de prédios esventrados. Das 5.000 crianças assassinadas pelos nazis de Telavive. Dos 15.000 civis mortos. Dos 30.000 feridos. Dos 68 jornalistas assassinados, uma Redacção inteira. Podia ser eu. Podiam ser vocês, minhas e meus camaradas de profissão. 

Kirby não fala dos 148 trabalhadores humanitários da ONU assassinados à bomba. Não fala das dezenas de médicos e outros técnicos de saúde mortos para não salvarem mais palestinos porque o objectivo dos nazis de Telavive é o genocídio. O falcão belicista não diz que em apenas um mês e meio de massacres na Palestina já morreram mais jornalistas do que em todas as guerras no Século XXI. Em apenas um mês e meio de genocídio na Palestina já morreram mais civis (15.000) do que em quase dois anos de guerra na Ucrânia. A ONU revelou que há quase 10.000 civis ucrianianos mortos.

Johnm Kirby não chora pela Palestina. Mesmo sabendo que os nazis de Telavive já forçaram 1,7 milhões de palestinos a fugirem das suas casas. Sabem o que isso significa? Vamos a exemplos concretos.

Assassinato de Kennedy levou à dominação imperialista dos EUA -- Aaron Good

Ian De Martino | Sputnik Globe | # Traduzido em português do Brasil

No 60º aniversário do assassinato do presidente dos EUA John F. Kennedy Jr em Dallas, Texas, o cientista político, apresentador de podcast e autor de American Exception: Empire and the Deep State, Aaron Good, juntou-se ao Political Misfits do Sputnik para discutir o assassinato e seu impacto no mundo.

Good disse que o assassinato de Kennedy mudou não só a América, mas o mundo para pior, ao permitir que a Guerra do Vietname continuasse e ao estabelecer um sistema que permitiu ao imperialismo americano prosperar durante décadas.

“O argumento de que ele estava se retirando do Vietnã é muito forte; na verdade, todos os dirigentes ao seu redor nos cargos mais altos estão praticamente de acordo sobre isso”, disse Good. “A guerra do Vietname foi o que destruiu o sistema de Bretton Woods e esse foi um sistema que restringiu Wall Street e a máquina militar norte-americana até certo ponto porque não se poderia incorrer em enormes défices da balança de pagamentos ou isso drenaria o ouro do tesouro.” ele adicionou.

“Por mais horrível que tenha sido o Vietname, levou a um aumento do poder americano, mas de uma forma realmente imperialista, exploradora e predatória com este novo regime do dólar e é isso que estamos a ver desmoronar neste momento”, argumentou Good, observando que permitiu os EUA a continuarem as operações de mudança de regime que ele não acredita que Kennedy teria aprovado, incluindo na República do Congo, no Brasil e na Indonésia.

Good foi então questionado pelo apresentador John Kiriakou sobre as memórias de Paul Landis recentemente lançadas. Landis é um dos dois membros sobreviventes do Serviço Secreto que trabalharam na segurança de Kennedy no dia em que ele foi assassinado.

Ele afirma que foi ele quem encontrou uma bala pura e a colocou na maca de Kennedy. Essa bala tem sido objeto de conspirações após o assassinato.

No entanto, Good tem dúvidas sobre a história de Landis, observando que embora contradiga a história oficial sobre o assassinato, parece menos provável para ele do que a explicação de que a bala foi colocada lá para incriminar Lee Harvey Oswald, o homem acusado de matar Kennedy antes ele foi assassinado por Jack Ruby, dono de uma boate ligado à máfia. Good diz que se a bala fosse plantada, isso “apontaria inequivocamente para o estado”.

“Então a confissão de Landis turva as águas ou isso realmente aconteceu? Não sei”, concluiu Good.

A conversa também abordou a guerra em Gaza e o processo de X contra a Media Matters por fraude. Good disse a Kiriakou e à co-apresentadora Michelle Witte que acredita que o CEO do X, Elon Musk, tem uma queixa legítima e que as elites deste país estão tentando impor um “regime de censura” nas redes sociais.

“Isso os está deixando em alta de uma forma que nunca fizeram, então acho que [é por isso] que todos eles estão tentando censurar todo mundo e doxar universitários.”

© Foto: Domínio público/WaltCisco, Dallas Morning News

SITUAÇÃO MILITAR NA UCRÂNIA EM 22 DE NOVEMBRO DE 2023 (atualização do mapa)

O UAV ucraniano lançou munição de fragmentação sobre um grupo de jornalistas russos na região de Zaporozhye. Um repórter ficou ferido;

Três UAVs ucranianos e quatro barcos não tripulados foram destruídos na Crimeia;

UAV ucraniano lançou explosivos contra crianças em Donetsk. Duas meninas ficaram feridas.;

Três civis, incluindo uma criança, foram feridos por bombardeamentos ucranianos em Donetsk e Gorlovka;

As forças russas supostamente assumiram o controle de mais 5 edifícios na área industrial na parte sul de Avdeevka;

As forças russas repeliram os ataques ucranianos na floresta ao sul de Kremennaya;

As forças russas repeliram os ataques ucranianos perto de Rabotino e Verbovoye;

Os confrontos entre a AFU e o exército russo continuam em Krynki;

A AFU tentou um ataque de reconhecimento perto de Mayorsk, mas foi destruída;

As batalhas pelas alturas dominantes perto de Klescheevka continuam;

As forças russas eliminaram 50 militares ucranianos e três picapes na área de Kupyansk;

As forças russas eliminaram 65 militares ucranianos e duas picapes na área de Krasny Liman;

As forças russas eliminaram 130 militares, dois veículos blindados, três veículos motorizados, dois obuseiros Msta-B, um sistema de artilharia Gvozdika na área de Donetsk;

As forças russas eliminaram 115 militares, dois veículos blindados, dois veículos motorizados e um obuseiro na área de South Donetsk;

As forças russas eliminaram 60 militares, dois veículos blindados e duas picapes na região de Zaporozhye;

As forças russas eliminaram 70 militares ucranianos e cinco veículos motorizados na região de Kherson;

Os sistemas de defesa aérea russos abateram 45 drones ucranianos no último dia;

Os sistemas de defesa aérea russos abateram um avião de guerra MiG-29 perto de Vozdvizhenka.

Ler/Ver em South Front:

Russos avançaram na região de Zaporozhie em 21 de novembro de 2023 (atualização do mapa)

Situação militar na Ucrânia em 21 de novembro de 2023 (atualização do mapa)

Drones e foguetes atingiram duas bases dos EUA no Iraque e na Síria

A Resistência Islâmica no Iraque (IRI), uma coligação de facções armadas apoiadas pelo Irão, realizou outra onda de ataques contra bases dos Estados Unidos no país e na vizinha Síria.

Em 22 de Novembro, dois ataques, cada um com um único drone suicida, tiveram como alvo a Base Aérea de al-Harir, na província de Erbil, na região autónoma do Curdistão, no norte do Iraque.

Um terceiro ataque com um drone suicida teve como alvo uma base dos EUA localizada ao lado do Aeroporto Internacional de Erbil, em 23 de novembro. No mesmo dia, um ataque com foguete teve como alvo a usina de gás Conoco, na província síria de Deir Ezzor, no leste da Síria, onde os EUA mantêm um ataque. -chamado Site de Apoio à Missão.

A IRI afirmou em declarações separadas que os ataques foram realizados “em resposta aos crimes cometidos pelo inimigo [Israel] contra o povo de Gaza”.

Os ataques ocorreram após uma série de ataques dos EUA que atingiram o Iraque em 21 e 22 de novembro, matando nove combatentes do IRI, a maioria deles supostamente membros do Kata'ib Hezbollah. O Pentágono disse que os ataques foram uma retaliação aos recentes ataques às forças dos EUA no Iraque e na Síria.

Mais ataques dos EUA foram relatados pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos em 23 de novembro, após a última onda de ataques. O grupo de monitoramento com sede em Londres disse que os ataques tiveram como alvo posições das forças apoiadas pelo Irã em Deir Ezzor.

A IRI formou uma sala de operações especiais para apoiar as facções armadas palestinianas em Gaza e começou a lançar ataques contra as forças dos EUA no Iraque e na vizinha Síria, após o massacre do Hospital Árabe Al-Ahli, em 17 de Outubro. Desde então, cerca de 70 ataques tiveram como alvo as forças dos EUA no Iraque e na Síria.

Os ataques retaliatórios dos EUA e o seu apoio contínuo à guerra de Israel em Gaza provavelmente levarão a uma maior escalada contra as suas forças no Iraque e na Síria. A IRI já começou a utilizar armas pesadas guiadas com precisão, como mísseis balísticos de curto alcance.

Ler/Ver em South Front:

Ataques dos EUA matam combatentes iraquianos após ataque com mísseis balísticos (vídeos)

Drones e foguetes atingem quatro bases dos EUA na Síria e no Iraque

Catar afirma que cessar-fogo em Gaza começará na manhã de 24 de novembro

A Armênia está realmente armando o regime de Kiev?

Hackers expõem dados pessoais da legião estrangeira do exército ucraniano

Regime de Kiev tenta impedir fugas na fronteira transcarpática

O ESCORPIÃO PICARÁ O SAPO DOS EUA?

Netanyahu está a preparar o terreno para a armadilha da Administração Biden, ao manobrar para que os EUA não tenham outra escolha senão juntarem-se a Israel.

Alastair Crooke* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

A alegoria é aquela em que um escorpião depende do sapo para atravessar um rio inundado, pegando uma carona nas costas do sapo. A rã desconfia do escorpião; mas relutantemente concorda. Durante a travessia o escorpião pica fatalmente o sapo que nadava no rio, sob o escorpião. Ambos morrem.

É um conto da antiguidade que pretende ilustrar a natureza da tragédia. Uma tragédia grega é aquela em que a crise que está no cerne de qualquer “tragédia” não surge por mero acaso. O sentido grego é que a tragédia é onde algo acontece porque tem que acontecer ; devido à natureza dos participantes; porque os atores envolvidos fazem com que isso aconteça. E eles não têm escolha a não ser fazer isso acontecer, porque essa é a sua natureza.

É uma história que foi contada por um antigo diplomata israelita, bem versado na política dos EUA. A sua narração da fábula da rã fez com que os líderes de Israel se defendessem desesperadamente da responsabilidade pelo desastre de 7 de Outubro, com um gabinete a tentar furiosamente transformar a crise (psicologicamente) num desastre culpável – para apresentar ao público israelita uma imagem de oportunidade épica.

A quimera apresentada é aquela que, ao remontar à ideologia sionista mais antiga, Israel pode transformar a catástrofe em Gaza – como o Ministro das Finanças Smotrich há muito argumentou – numa solução que, de uma vez por todas, “resolva unilateralmente a contradição inerente entre as aspirações judaicas e palestinianas”. – acabando com a ilusão de que qualquer tipo de compromisso, reconciliação ou divisão é possível.

Esta é a potencial picada de escorpião: o gabinete israelita aposta tudo numa estratégia extremamente arriscada – uma nova Nakba – que poderia arrastar Israel para um grande conflito, mas ao fazê-lo também afundaria o que resta do prestígio ocidental.

É hora de Israel pagar: é assim que se evita uma nova Nakba na Palestina

Ramzy Baroud* | The Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

A “Gaza Nakba” deve ser rejeitada, não apenas por palavras, mas através de uma acção árabe e internacional sólida, para evitar que Israel aproveite a guerra para expulsar novamente os palestinianos da sua terra natal.

É simplesmente incorrecto afirmar que a tentativa israelita em curso de deslocar todos ou muitos refugiados palestinianos de Gaza para o Sinai é uma ideia nova, imposta pelas circunstâncias recentes.

Deslocar os palestinianos, ou como é conhecido no léxico político israelita, a “transferência”, é uma ideia antiga – tão antiga como o próprio Israel.

Na verdade, historicamente, a “transferência” populacional tem sido mais do que uma ideia, mas uma política governamental real, com mecanismos claros. Yosef Weitz, director do Departamento de Terras e Florestação, foi encarregado de criar o Comité de Transferência em Maio de 1948 para supervisionar a expulsão dos árabes palestinianos das suas cidades e aldeias.

Por outras palavras, enquanto Israel concluía a fase inicial da limpeza étnica, iniciou outra fase, a da 'transferência', cujos resultados são bem conhecidos.

Mas mesmo muitos dos chamados intelectuais liberais de Israel promoveram e continuam a promover a ideia, quer de forma proactiva, quer retrospectivamente. “Não creio que as expulsões de 1948 tenham sido crimes de guerra”, disse o historiador israelense Benny Morris em uma entrevista ao Haaretz em 2004. “Acho que ele (o pai fundador de Israel, David Ben-Gurion) cometeu um grave erro histórico em 1948 ( …) Se ele já estava em processo de expulsão, talvez devesse ter feito um trabalho completo. (…) Não se faz omelete sem quebrar os ovos. Você tem que sujar as mãos.

Morris referia-se especificamente à Nakba, que começou para valer em Dezembro de 1947 e só terminou em 1949. Depois, a limpeza étnica assumiu uma forma diferente, uma campanha mais lenta destinada a reestruturar o mapa demográfico do recém-fundado Israel em favor de Judeus israelenses às custas dos árabes palestinos.

Trégua de quatro dias, libertação de reféns: o que se sabe sobre o acordo Israel-Hamas

Carolina Quaresma com AFP | TSF

O cessar-fogo temporário deveria ter começado esta quinta-feira, mas pormenores de "última hora" levaram à suspensão da libertação dos reféns durante, pelo menos, um dia.

Israel anunciou que o acordo para um cessar-fogo de quatro dias em Gaza e a libertação de dezenas de reféns do Hamas e de palestinianos presos por Israel só entrará em vigor na sexta-feira, um dia depois do inicialmente previsto.

Um alto funcionário israelita disse que o atraso deveu-se a pormenores de "última hora".

O acordo alcançado, na quarta-feira, entre Israel e o Hamas, prevê uma trégua de quatro dias e a libertação de 50 reféns presos em Gaza, por fases, em troca da libertação de 150 palestinianos presos por Israel.

O Qatar, país do Golfo Pérsico que desempenhou um papel fundamental na mediação com o Hamas, juntamente com o Egito e os Estados Unidos, disse esta quinta-feira que uma nova data para a entrada em vigor do acordo será anunciada "nas próximas horas".

Libertação dos reféns suspensa por, pelo menos, um dia

O conselheiro de segurança nacional israelita, Tzachi Hanegbi, indicou que a libertação de pelo menos 50 reféns israelitas e estrangeiros detidos pelo Hamas ainda terá lugar, mas não esta quinta-feira como estava previsto.

"Os contactos sobre a libertação dos nossos reféns estão a avançar e continuam constantemente", disse. "O início da libertação terá lugar em conformidade com o acordo original entre as partes, mas não antes de sexta-feira."

Um outro funcionário israelita afirmou que o cessar-fogo temporário também não terá início esta quinta-feira. Um funcionário palestiniano, que pediu o anonimato, disse que a trégua tinha sido adiada por causa dos "nomes dos reféns israelitas e das modalidades da sua libertação".

Enquanto Israel ataca Gaza, jornalistas da BBC acusam a emissora de parcialidade

A CENSURA, A BBC E O REI DA "DEMOCRACIAZINHA" FICARAM NÚS? - pg

Nas últimas consequências da guerra na redação, os jornalistas da BBC dizem que a corporação não está a conseguir humanizar os palestinianos.

Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

Temendo represálias, os jornalistas pediram anonimato. O grupo não planeja enviar a carta aos executivos da BBC, acreditando que tal medida provavelmente não levará a discussões significativas.

Eles enviaram a carta à Al Jazeera enquanto o desastre humanitário em Gaza aumentava e à medida que marcos sombrios eram alcançados rapidamente. No momento em que este artigo foi escrito, mais de 14.500 palestinos foram mortos pelos bombardeios israelenses, incluindo pelo menos 6.000 crianças.

“A BBC não conseguiu contar esta história com precisão – através da omissão e da falta de envolvimento crítico com as reivindicações de Israel – e, portanto, não conseguiu ajudar o público a envolver-se e a compreender os abusos dos direitos humanos que se desenrolam em Gaza”, diz a carta. “Milhares de palestinos foram mortos desde 7 de outubro. Quando será que o número será suficientemente elevado para que a nossa posição editorial mude?”

Israel declarou guerra ao Hamas depois que o grupo palestino, que governa o enclave densamente povoado, atacou o sul de Israel em 7 de outubro, matando cerca de 1.200 israelenses e fazendo mais de 200 reféns.

Grupos de defesa dos direitos humanos e centenas de milhares de manifestantes em todo o mundo, indignados com o crescente número de mortos palestinianos em Gaza, apelaram a um cessar-fogo.

Guerra Israel-Hamas: diretor do Hospital al-Shifa de Gaza preso. Trégua em espera

Mersiha Gadzo  e  Edna Mohamed | Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

Porquê?

As forças israelenses prendem Muhammad Abu Salmiya, diretor do Hospital al-Shifa, o maior do enclave sitiado.

As forças israelenses cercaram e invadiram o Hospital al-Shifa no início deste mês, alegando que era o principal centro de comando do Hamas.

Anteriormente, uma autoridade israelense disse que nenhum prisioneiro de Gaza seria libertado antes de sexta-feira, como parte do acordo de trégua mediado pelo Catar .

Famílias de prisioneiros israelenses expressam frustração e culpam o governo pela falta de informação enquanto a espera pela trégua continua.

Israel continua ataques aéreos mortais e bombardeios pesados ​​no enclave palestino e na Cisjordânia ocupada.

Mais de 14.500 pessoas mortas em Gaza desde 7 de Outubro. Em Israel, o número oficial de mortos nos ataques do Hamas é de cerca de 1.200.

Ministério da Saúde de Gaza interromperá a coordenação com a OMS sobre evacuações

O porta-voz Ashraf al-Qudra disse que o Ministério da Saúde de Gaza decidiu interromper a coordenação com a Organização Mundial da Saúde na evacuação de feridos e pessoal médico.

Seus comentários foram feitos após a prisão do diretor do Hospital al-Shifa e de outros médicos.

Al-Qudra disse que Israel e a ONU são responsáveis pela prisão de pessoal médico, acrescentando que as forças israelenses lidaram violentamente com pessoal médico e pacientes.

Pelo menos mais 90 palestinos presos na Cisjordânia ocupada

A Sociedade dos Prisioneiros Palestinos afirma que as forças israelenses prenderam 90 palestinos na Cisjordânia ocupada desde a noite passada, 36 deles da aldeia de Azzun, a leste de Qalqilya, e do campo de refugiados de Arroub.

Entre os presos estão ex-prisioneiros.

Desde 7 de Outubro, 3.130 palestinos foram presos na Cisjordânia ocupada.

Fotos: Consequências do ataque israelense a Rafah, no sul de Gaza

VER AS IMAGENS EM AL JAZEERA

Ler/Ver em Al Jazeera:

Israel diz que trégua e libertação de cativos não começarão ‘antes de sexta-feira’

Ex-conselheiro de Obama, Stuart Seldowitz, preso após discurso islamofóbico

Naviode guerra dos EUA cruzando o Mar Vermelho abate drones de ataque disparados doIêmen 

PARA PENSAR SOBRE AS IMENSAS FACETAS DO AUTÊNTICO TERRORISMO DE ESTADO (impune)

CRIANÇAS TERRORISTAS? QUE MAL TERÃO FEITO PARA SEREM MORTOS E FERIDOS POR ISRAEL? O TERROR INFLIGIDO ÀS CRIANÇAS PALESTINIANAS JÁ CEIFOU MAIS DE CINCO MIL DESSAS PEQUENAS E INOFENSIVAS VIDAS...

Mais lidas da semana