A Resistência Islâmica no Iraque (IRI), uma coligação de facções armadas apoiadas pelo Irão, realizou outra onda de ataques contra bases dos Estados Unidos no país e na vizinha Síria.
Em 22 de Novembro, dois ataques, cada um com um único drone suicida, tiveram como alvo a Base Aérea de al-Harir, na província de Erbil, na região autónoma do Curdistão, no norte do Iraque.
Um terceiro ataque com um drone suicida teve como alvo uma base dos EUA localizada ao lado do Aeroporto Internacional de Erbil, em 23 de novembro. No mesmo dia, um ataque com foguete teve como alvo a usina de gás Conoco, na província síria de Deir Ezzor, no leste da Síria, onde os EUA mantêm um ataque. -chamado Site de Apoio à Missão.
A IRI afirmou em declarações separadas que os ataques foram realizados “em resposta aos crimes cometidos pelo inimigo [Israel] contra o povo de Gaza”.
Os ataques ocorreram após uma série de ataques dos EUA que atingiram o Iraque em 21 e 22 de novembro, matando nove combatentes do IRI, a maioria deles supostamente membros do Kata'ib Hezbollah. O Pentágono disse que os ataques foram uma retaliação aos recentes ataques às forças dos EUA no Iraque e na Síria.
Mais ataques dos EUA foram
relatados pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos em 23 de novembro,
após a última onda de ataques. O grupo de monitoramento com sede em
Londres disse que os ataques tiveram como alvo posições das forças apoiadas
pelo Irã
A IRI formou uma sala de operações especiais para apoiar as facções armadas palestinianas em Gaza e começou a lançar ataques contra as forças dos EUA no Iraque e na vizinha Síria, após o massacre do Hospital Árabe Al-Ahli, em 17 de Outubro. Desde então, cerca de 70 ataques tiveram como alvo as forças dos EUA no Iraque e na Síria.
Os ataques retaliatórios dos EUA e o seu apoio contínuo à guerra de Israel em Gaza provavelmente levarão a uma maior escalada contra as suas forças no Iraque e na Síria. A IRI já começou a utilizar armas pesadas guiadas com precisão, como mísseis balísticos de curto alcance.
Ler/Ver
Ataques dos EUA matam combatentes iraquianos após ataque com mísseis balísticos (vídeos)
Drones e foguetes atingem quatro bases dos EUA na Síria e no Iraque
Catar afirma que cessar-fogo em Gaza começará na manhã de 24 de novembro
A Armênia está realmente armando o regime de Kiev?
Hackers expõem dados pessoais da legião estrangeira do exército ucraniano
Regime de Kiev tenta impedir fugas na fronteira transcarpática
Sem comentários:
Enviar um comentário