quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

UE segue os EUA-Reino Unido e lançará uma missão naval no Mar Vermelho

Al Mayadeen | Agências | # Traduzido em português do Brasil

O chefe da política externa da UE, Josep Borrell, diz que a missão está prevista para ser lançada em 17 de fevereiro, embora a extensão da participação dos estados membros da UE permaneça incerta.

Sputnik informou que a União Europeia está se preparando para uma missão no Mar Vermelho com o objetivo de “salvaguardar os navios mercantes” das operações iemenitas.

Na quarta-feira, o chefe da política externa da UE, Josep Borrell, revelou que a missão está prevista para ser lançada em 17 de fevereiro, embora a extensão da participação dos estados membros da UE permaneça incerta.

Dirigindo-se aos repórteres antes de uma reunião informal dos ministros da defesa da UE em Bruxelas, Borrell alegou que os navios mercantes enfrentam desafios de segurança no Mar Vermelho devido às operações no Iémen.

"Tenho certeza de que será decidido. Nem todos os Estados membros estarão dispostos a participar, mas espero que ninguém obstrua. Aqueles que não querem participar terão que deixar de lado [dar um passo para trás] e nós estamos vai ser muito rápido [rápido]", afirmou.

A missão da UE, apelidada de Aspides (em referência aos escudos de bronze usados ​​pelos antigos guerreiros gregos), alegadamente visa concentrar-se exclusivamente na protecção dos navios mercantes, interceptando foguetes iemenitas, sem intenção de tomar medidas ofensivas contra o Iémen. 

As Forças Armadas do Iémen têm enfatizado repetidamente que estão comprometidas com a segurança da navegação marítima internacional, ao mesmo tempo que visam navios israelitas e com destino a "Israel" exclusivamente para aumentar a pressão sobre "Israel" para parar a agressão genocida contra Gaza. 

Mais tarde, depois de os EUA e o Reino Unido terem lançado uma agressão contra o Iémen, as Forças Armadas do Iémen anunciaram que os navios dos EUA e do Reino Unido seriam legítimos, de acordo com o direito do Iémen à autodefesa. 

Ler/Ver:

CENTCOM diz que míssil anti-navio iemenita foi abatido em direção ao Mar Vermelho

O navio de guerra USS Gravely foi alvejado no Mar Vermelho: YAF spox

Sem comentários:

Mais lidas da semana