A influência dos pastores evangélicos nos votos: "Não vamos parar até que a Bíblia entre no Parlamento"(de Portugal)
Amanda Lima | Diário de Notícias
O uso de desinformação, provocando medo nos fiéis – naquilo que um investigador designa de conspiritualidade”, a associação de teorias de conspiração e espiritualidade – e a aliança com políticos bolsonaristas marcou campanha política do Chega e do ADN.
Uma multidão aglomerou-se em
frente a uma porta
Três domingos antes, outra multidão vestida de verde e amarelo - alguns com Bíblias - ouvia atentamente os gritos do mesmo pastor. O líder da ADVEC estava em cima de um palco no meio da Avenida Paulista, no coração de São Paulo. “Eu vou levantar uma oração e nós vamos ouvir o presidente Bolsonaro. Por favor, se você concordar com a minha oração, quando eu disser ‘amén’, dê um ‘amén’ retumbante. E ore”, disse, ao lado do ex--presidente brasileiro, do qual é publicamente um fervoroso apoiante e defensor.
Este foi mais um capítulo da
história que comprova a interpenetração entre a política e o culto evangélico
no Brasil. No entanto, esse movimento já vai além fronteiras, não só pelo uso
profissional das redes sociais, mas também pela expansão das igrejas pelo
mundo, sendo o território português um dos alvos. “Portugal é um laboratório,
nós vamos abrir igrejas em todo o país e aqui na Europa”,afirmou Silas Malafaia
na cerimónia de inauguração
“Sem dúvida, o voto evangélico chegou a Portugal. O Chega já o fazia de forma discreta, desde o início recebeu apoio de evangélicos e o ADN (Alternativa Democrática Nacional, nova designação, aceite em 2021 pelo Tribunal Constitucional, do Partido Democrático Republicano, que fora criado em 2014 por Marinho e Pinto. Em 2023, num relatório da ONG norte-americana Global Project Against Hate and Extremism, o ADN, que tem como líder Bruno Fialho, surge classificado como “grupo de ódio e de extrema- direita”) foi o primeiro a falar disso abertamente”, afirma Donizete Rodrigues, professor de Sociologia da Religião na Universidade da Beira Interior (UBI). O docente investiga há 10 anos a influência dos evangélicos na política. Segundo este especialista, a estratégia é chamada de “teologia do domínio”, já aplicada com sucesso nos Estados Unidos e no Brasil, com Donald Trump e Bolsonaro.
“É uma ideologia que assenta na ideia de tomar o poder para transformar a sociedade. Isso começa com um grupo, é uma ideologia extremamente ultraconservadora, que navega facilmente nos partidos ou nos movimentos de direita, direita radical ou extrema-direita, como é o caso do Trump, Bolsonaro e agora André Ventura em Portugal, além do ADN”, argumenta Donizete. De acordo com o investigador, tanto o Chega quanto o ADN “claramente, têm por trás o apoio dessa elite evangélica que defende a teologia do domínio”.
Conservadorismo como bandeira
As igrejas evangélicas e algumas baptistas já instaladas em Portugal possuem diferenças entre si em termos de estrutura, mas seguem doutrinas semelhantes. Os chamados valores conservadores estão presentes em todas, sendo a principal ligação com movimentos da direita radical. Pastores de diferentes instituições religiosas reúnem-se, mesmo que sejam líderes de congregações diferentes. Inclusive, existe uma associação, a Aliança Evangélica Portuguesa (AEP), que une mais de 700 congregações espalhadas por todo o país.
A AEP organizou um
pequeno--almoço com os pastores associados vindos de todo o país, no qual o
orador principal foi Silas Malafaia. O evento ocorreu a 15 de março, na ADVEC
Paulo Nunes também publicou vídeos, fotos e textos em homenagem ao pastor brasileiro, sem poupar elogios. Além de na plateia do evento estarem pessoas ligadas diretamente a partidos, um dos pastores começou o encontro com uma mensagem política, congratulando-se por Portugal “ter um novo governo”, altura em que se ouviram gritos e aplausos. O evangélico afirmou que o país foi “abençoado” e “preparado para um novo tempo, de prosperidade, em que o mundo verá uma nação portuguesa próspera” e agradeceu a Deus “pelo novo tempo”.
Em outro momento, os pastores ressaltaram a importância de os líderes religiosos protegerem as crianças da “ideologia ou engano das trevas” e que a sociedade portuguesa “precisa de Deus”. De acordo com o investigador Donizete Rodrigues, faz parte da estratégia dividir a sociedade entre “bem” e “mal”, através da agenda conservadora: “É o que chamam de ‘nossa agenda’. Trata-se da ideia que têm de família, de moral, de sexualidade de uma sociedade assente nos princípios bíblicos e cristãos”.
Foram estes valores que levaram o ADN a formalizar um pacto com “quase todas as igrejas evangélicas de Portugal, com exceção de uma”. A explicação é de Nuno Pereira, coordenador distrital do partido, que falava no dia 16 de março em um space (grupo áudio) coordenado por Mário Machado (um neonazi que liderou os hammerskins, a fação mais violenta dos skinheads, e que passou, desde 1990, 11 anos e oito meses preso por diversos crimes, incluindo roubo, extorsão, ofensas à integridade física, sequetro, detenção e tráfico de armas proibidas, discriminação racial e incitamento ao ódio e à violência, coação, dano e difamação e que atualmente integra o grupo ultranacionalista 1143), na rede social X. “Nós apresentámos o programa eleitoral aos evangélicos. Os evangélicos são extremamente conservadores, e reveem-se no nosso conservadorismo. Não tanto o extremo conservadorismo, mas vou vos dar um exemplo. Vocês sabem que os evangélicos são contra o aborto”, relatou Pereira, que foi cabeça de lista pelo Porto, distrito onde o ADN teve 19.585 votos.
“Eles defendem as mesmas causas. Não na totalidade, mas muitas das suas causas estão refletidas no nosso programa. E foi isso que nós negociámos”, afiançou o militante do ADN. “Foi tudo na base de confiança, na base da negociação.” Dizendo que não poderia dar pormenores, Nuno Pereira confirmou que o acordo previa “defender, dentro da comunidade deles, que havia um partido que defendia grande parte das suas causas”. O ADN teve acima de 100 mil votos, pelo menos 90 mil mais que em 2022.
Redes sociais, a segunda bíblia
No mesmo space, Nuno Pereira referiu o uso dos canais de comunicação dos evangélicos para a defesa do voto no ADN, facto fácil de comprovar nas redes sociais. O Youtube foi uma das principais plataformas em que se misturou a “divulgação da palavra de Deus” com o apelo ao voto. O canal TV Lusitana, dirigido pelo próprio Paulo Nunes, foi bastante utilizado para transmitir a mensagem partidária, com pedido direto de voto no ADN. A campanha foi batizada de “Vem comigo”, pedindo “emprestado” do Brasil o termo “bancada evangélica”, que reúne os parlamentares pastores eleitos. Alguns deles participaram ativamente da campanha do ADN, como Marco Feliciano, deputado federal em quarto mandato e um aliado de primeira hora do ex-presidente Bolsonaro.
No currículo, o evangélico,
fundador da Assembleia de Deus Ministério Catedral do Avivamento, conta com a
afirmação de que “gays não são humanos”. Por esta declaração, responde a
um processo por crime de discriminação. Em vídeo enviado para apoiar o
ADN, o deputado, denominando-se como “porta-voz de Jair Bolsonaro”, apela
ao “voto dos cristãos católicos e evangélicos”. Em troca, o partido declarou
apoio à manifestação, organizada por Silas Malafaia, a favor de Bolsonaro
As redes sociais são uma das bíblias dos evangélicos, que, literalmente, não largam o telemóvel nos cultos. O DN atestou nas celebrações de Malafaia que fotos e vídeos são postados nas redes sociais em tempo real pelos fiéis. As igrejas possuem equipas profissionais e equipamentos de última geração como câmaras de vídeo, telemóveis e microfones. Tudo é transmitido em direto e publicado em diversos formatos, com trabalho de design e legendas.
“Há muito dinheiro, uso da tecnologia mais recente, departamentos de marketing profissionais para criar estratégias de divulgação da mensagem”, comenta o investigador Donizete Rodrigues. A ADVEC, por exemplo, possui, se somados todos os perfis, pelo menos meio milhão de seguidores no Instagram, enquanto o líder Malafaia ultrapassa os quatro milhões.
A esses números somam-se os perfis dos pastores, incentivados a usar as redes sociais para espalhar a mensagem política. Tanto na internet quanto nos púlpitos, além da mensagem religiosa é pregada a palavra político-partidária. “Os líderes expressam apoio a um determinado partido e/ou candidato, que poderá ser membro da própria congregação ou não, e pedem mesmo diretamente o voto”, afirma Rodrigues.
Nos perfis de alguns dos pastores radicados em Portugal há apoio expresso ao partido Chega e outros líderes da extrema-direita mundial, como o argentino Javier Milei, o americano Donald Trump e todo o clã Bolsonaro, desde os filhos até à esposa Michele Bolsonaro (neste caso sobretudo pelas esposas dos pastores).
O ex-presidente brasileiro apoiou André Ventura e vice-versa: “É a direita, o conservadorismo, as pessoas de bem. [André Ventura] está do lado do bem”, proclamou Bolsonaro num vídeo. Em comum os líderes também possuem o lema de inspiração fascista (foi usado por Mussolini em Itália) depois adotado pelo ditador português Salazar: “Deus, Pátria e Família”. Em Portugal, Ventura adicionou o “trabalho”; no Brasil, o acréscimo foi a palavra “liberdade”.
As relações transatlânticas e internacionais da extrema-direita, já reveladas pelo DN, também integram a agenda religiosa. Em janeiro deste ano, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex presidente brasileiro, participou de um seminário com Gabriel Mithá Ribeiro e Diogo Pacheco de Amorim, ambos deputados do Chega, além de outros representantes do conservadorismo. O sítio escolhido para sede do evento? A “Sara”, uma igreja evangélica de origem brasileira, com sede europeia na Amadora.
O pastor-chefe da igreja mediou a conversa e apelou aos participantes que votassem nas eleições, em claro apoio ao Chega. “Tem muito brasileiro que pode votar aqui em Portugal, essa luta não é só dos portugueses, é a luta do mal contra o bem. A gente tem que vencer no campo ideológico, no campo cultural e na política também principalmente”, afirmou, sob aplausos.
Donizete Rodrigues denomina esta prática de “voto de cajado”, em referência ao personagem bíblico Moisés: “Quando um pastor pede o voto para aquele candidato específico, se estiverem 100 pessoas na sala que são votantes, nós podemos afirmar que quase 100% vão seguir a orientação do pastor”.
Fake news e “luta do bem contra o mal”: a “conspiritualidade”
O ADN fez um apelo direto aos líderes de igrejas evangélicas. A 3 de fevereiro, Bruno Fialho, presidente nacional do partido, participou num encontro em Lisboa com pastores de diversas congregações do país e alguns cabeças de lista. O evento, que ocorreu num hotel, foi também transmitido em direto no YouTube.
Entre orações, discursos e muitas
fake news, a conversa teve como objetivo principal instruir os pastores a
“passarem a palavra” do ADN para garantir o voto nas legislativas. O discurso
conservador de apelo à família e bons costumes foi baseado em grande parte
A clássica “ideologia de género” não ficou de fora da conversa, com a invocação constante de que “a família é sagrada” e que é dever dos evangélicos “defender a família com toda a força”. Outra falsa tese difundida é de que existe um suposto plano de criar “soldados para dominar a política daqui a 20 anos” para “impor o que querem” na sociedade.
Valdinei Ferreira, outro investigador ouvido pelo DN, explica que o discurso do “bem contra o mal” faz parte da estratégia adotada pelas igrejas. “Quem não é da minha orientação política, não é da minha corrente, representa o mal, e quem está comigo está do lado do bem. É uma simplificação da Teologia Cristã”, diz Ferreira, que é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e também pastor.
O investigador chama o fenómeno de “conspiritualidade”, uma soma das teorias conspiratórias com a espiritualidade. “Você usa a teoria conspiratória para alimentar a espiritualidade, a devoção das pessoas, mobilizá-las na igreja e pela religião”, argumenta. Frisando que não possui dados científicos sobre Portugal, assevera que no Brasil a “conspiritualidade” funcionou: “Aqui a jogada é mais ou menos a seguinte. Você toca o terror nas pessoas, dizendo, olha, há um grande perigo, vão destruir as nossas criancinhas na escola, a pureza delas, com kit gay, falando de sexo. Então, a família está sendo destruída, é o aborto. Colocam esses temas que amedrontam as pessoas e mobilizam para votar nos representantes dos valores delas.”
Houve até quem tenha vindo do Brasil para “conspiracionar”. Abílio Santana, ex-deputado federal da Bancada Evangélica, esteve em Lisboa reunido com líderes religiosos a 12 de fevereiro. “Vamos tomar a política do Diabo, em nome de Jesus”, gritou. Em resposta, os pastores e fiéis louvavam com “Amén” e “Glória a Jesus”.
Na mesma estratégia do “bem contra o mal”, Santana mentiu, ao dizer que “existem projetos diabólicos e satânicos” em tramitação no Parlamento português. A incursão da chamada “Bancada Evangélica” do ADN foi de Norte a Sul do país, com reuniões em igrejas do Distrito de Vila Real e Faro, atestou o DN. Paralelamente, foram algumas das regiões em que o partido mais teve votos.
Católicos versus Evangélicos
Apesar de Portugal ser um país maioritariamente católico, tem-se assistido a um aumento de fiéis evangélicos, principalmente após a pandemia de covid-19. É o que dizem os dados do estudo Igreja Evangélica em Portugal vista de perto, divulgado em 2023. No estudo, 82% dos pastores asseguram que as suas igrejas “estão a crescer” e que “grande parte das conversões nos últimos três anos incidiu entre os católicos não-praticantes e indivíduos provenientes de famílias evangélicas”.
Mais do que atentar a números, Donizete Rodrigues crê que o comportamento dos fiéis católicos e dos evangélicos é muito diferente, o que se repercute na mobilização política e no proselitismo: “As pessoas declaram-se católicas, mas não são praticantes do catolicismo. O catolicismo tem uma forte componente social, apenas, que aparece na hora do batismo, casamento e funeral. Fora disso, as pessoas não vão à igreja.”
Ao mesmo tempo, enquanto a maior parte dos católicos são idosos e adultos, os evangélicos arrebatam um número crescente de jovens, principalmente pela forma profissional como usam as redes sociais. Valdinei Ferreira concorda que as igrejas evangélicas “estão em vantagem” em relação às demais no sentido de obter mais seguidores, especialmente crianças, adolescentes e jovens. Nas celebrações que o DN acompanhou nesta reportagem, uma grande fatia do público era jovem.
Há quem em Portugal se inquiete há algum tempo com esta capacidade de atração das igrejas evangélicas face à católica e com a ligação daquelas a partidos: caso do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que na página oficial da Presidência se define como católico. Em agosto de 2022, em entrevista à SIC, associou aquilo que caracterizou como “a ascensão do Chega” entre os imigrantes – “dois terços do eleitorado desse partido é de imigrantes Brasileiros e porventura Africanos” (o que os factos parecem refutar, já que no inquérito pós-eleitoral de 2022 mais de 96% dos eleitores daquele partido disseram ter nascido em Portugal) – e ao facto de estarem “ligados a igrejas evangélicas”.
A expansão das igrejas evangélicas também é um plano, como prova o avanço da congregação de Silas Malafaia em Portugal e no mundo. Depois das terras portuguesas, Malafaia vai inaugurar em abril um templo em Boston, nos Estados Unidos. Em Portugal, os fiéis pedem que sejam abertas igrejas em mais cidades, como Coimbra, Leiria e Braga. Muitos viajaram destas localidades até Vila Nova de Gaia para prestigiar a internacionalização do império de Malafaia, sinalizado pela inauguração no Norte.
O templo, localizado num grande armazém remodelado, esteve em obras durante apenas 20 dias e ainda cheirava a tinta fresca na celebração. Câmaras de segurança, nove ares condicionados, instrumentos musicais de ponta e equipamentos de última geração estão instalados, motivo pelo qual o pastor celebra o investimento em “tudo top”. Para o investigador Valdinei Ferreira, isto também é uma estratégia. “Ostentar que você tem tudo do melhor, de última geração, de qualidade, tanto é uma prova do êxito, quanto um elemento de propaganda. É a fé tipo exportação e ostentação como recurso para atrair as pessoas.
“Puxar o tapete a Satanás”
Diante de todos estes fatores unidos, Donizete não tem dúvida de que o crescimento do poder dos evangélicos em Portugal vai continuar e terá consequências: “Esse grupo vai tornar-se ainda mais poderoso do ponto de vista político e cultural.” A estratégia consiste em espalhar a ideologia conservadora, com base na religião.
Na maior parte das declarações de pastores e de alguns integrantes do ADN na campanha, além do apelo ao voto, outra tónica foi a de passar a palavra conservadora adiante. “Passar a palavra. Isso é importante. Passarem a palavra já ajuda muita gente a combater o lado do mal, é ainda mais importante do que sermos eleitos”, apelou Paulo Nunes, candidato pelo Círculo de Fora da Europa, na reunião com os pastores.
O pastor brasileiro Abílio Santana espalhou mensagem semelhante junto de líderes religiosos em Lisboa, usando a retórica de combate ao mal. “Não é só votar, é buscar mais 50, se 10 pessoas buscarem 50, já temos 500. Vamos, no dia 10, a gente puxa o tapete a Satanás”, declarou. Pelo resultado nas urnas, o tapete de Satanás ainda não foi puxado, mas eles garantem não desistir, afiançou o pastor português David Pereira: “Não vamos parar até que a Bíblia entre no Parlamento, defenda princípios e defenda os nossos valores”.
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