Nos 50 anos da Revolução dos Cravos, em vários pontos do país, o povo sai à rua. Mais que celebrar, as várias iniciativas têm presente os valores de Abril, os valores do futuro.
Celebrar, defender e afirmar Abril, este é o mote em todo o país para as várias celebrações populares que vão ocorrer. Mais que sessões evocativas, a adesão popular demonstra que o espírito de Abril continua bem enraizado nas sociedade portuguesa e que, independentemente de uns quantos que desejem um regresso ao passado, há quem lute pelo futuro.
Em Lisboa, o mote «25 de Abril, agora e sempre! Fascismo nunca mais!» serve de convocatória para o tradicional desfile que terá início às 15 horas no Marquês de Pombal e que percorrerá a Avenida da Liberdade. O desfile é organizado pela Comissão Promotora que contém diversas associações, organizações representativas dos trabalhadores, organizações de juventude, entre outras.
Na capital do país, mas pela manhã, acontece a tradicional Corrida da Liberdade, cuja organização conta com a participação da Federação das Colectividades do Distrito de Lisboa, da Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa e da Associação 25 de Abril.
Na cidade do Porto, logo às 10 horas da manhã, na Praça General Humberto Delgado, haverá jogos tradicionais, às 14 horas uma homenagem aos resistentes antifascistas na antiga sede da PIDE e logo depois um desfile que irá do Largo Soares dos Reis até à Avenida dos Aliados, local onde acontecem concertos evocativos da data.
Por todo o país o espírito será o mesmo. Em Almada haverá um desfile às 10 horas na Praça S. João Baptista; em Coimbra, às 15 horas, haverá uma manifestação da Praça da República até ao Pátio da Inquisição; em Viana do Castelo um desfile que começa às 15 horas na Escola Secundária de Monserrate; em Aveiro também haverá um desfile com o ponto de encontro marcado para as 14h30 na Escola Secundária Mário Sacramento.No mesmo sentido segue Viseu com um desfile da Santa Cristina ao Rossio às 14h30; já Braga, com uma concentração e desfile às 14h30, na Arcada e Santarém às 16h00 no Jardim da República. No sul do país, em Faro, decorrerá uma manifestação às 16h00 no Jardim Manuel Bivar; e em Évora está marcada uma concentração e uma marcha para as 10 horas que irá da Praça Giraldo até ao Parque Infantil.
Leiria terá um desfile às 15 horas, na Vila de Monte Redondo e Bragança uma concentração na Praça da Sé às 9h00 seguida de .caminhada; Já Vila Real terá uma concentração com momentos culturais às 15 horas no Jardim da Carreira e Castelo Branco uma arruada hoje às 21 horas.
Nas ilhas,
AbrilAbril | Imagem: Manuel de Almeida, EPA
Ler/Ver em AbrilAbril:
A quem servem as diferentes propostas fiscais?
A tríplice aliança PS, PSD e CDS chumba Comissão de Inquérito à privatização da ANA
50 anos depois da Revolução, agricultores vêem-se novamente privados dos baldios
Sem comentários:
Enviar um comentário