quinta-feira, 2 de maio de 2024

RÚSSIA VINGA-SE COM ATAQUES AO CENTRO DE TOMADA DE DECISÃO

South Front | # Traduzido em português do Brasil – ver vídeo

Maio começou com um ataque devastador de mísseis russos contra o centro de decisão ucraniano.

Na noite de 1º de maio, uma série de grandes explosões trovejou na cidade de Odessa. Os militares ucranianos relataram três ataques de mísseis russos Iskander-M. As autoridades locais tentam esconder os alvos, mas os relatórios locais lançam alguma luz sobre os danos.

Um dos ataques teria como alvo a infra-estrutura ferroviária local. A detonação secundária confirmou a destruição de um escalão militar ou de algum armazém próximo à estação ferroviária.

Alguns relatórios locais também alegaram a destruição de um lançador de mísseis antinavio Netuno na região.

O principal alvo do ataque em Odessa foi provavelmente o quartel-general do comando do grupo Sul das forças ucranianas. De acordo com relatos não confirmados, o ataque frustrou uma reunião de altos oficiais ucranianos e instrutores militares da OTAN realizada no porão. As perdas são confirmadas por muitas ambulâncias localizadas na área.

É provável que sejam revelados mais detalhes sobre os danos em Odessa, incluindo nos relatos dos meios de comunicação ocidentais sobre as mortes súbitas de oficiais de alta patente da NATO.

No meio de constantes ataques de precisão russos, os militares ucranianos continuam a tentar alcançar pelo menos algumas infra-estruturas nas profundezas do território russo. O Ministério da Defesa russo relatou a interceptação de 6 UAVs ucranianos nas regiões fronteiriças na noite passada. Um dos UAVs alcançou a região traseira de Ryazan. Como resultado do ataque, foi relatado um incêndio na refinaria de petróleo local.

As tentativas ucranianas de danificar a infra-estrutura da retaguarda russa ainda não tiveram qualquer impacto na situação na frente. Por outro lado, os ataques devastadores na retaguarda estratégica ucraniana e nas regiões devastadas pela guerra frustram os planos ucranianos e enfraquecem a sua defesa. Como resultado, as operações ofensivas russas trazem novas vitórias nos campos de batalha.

A noroeste de Avdeevka, as tropas russas estão expandindo rapidamente a zona de seu controle em torno de Ocheretino, capturando um assentamento após o outro. As unidades ucranianas restantes são moídas em caldeirões de fogo perto de Berdychi. Enquanto isso, ao norte, as forças ucranianas recuam para Arkhangelskoe, que já está perto de ser cercada por três direções.

Na direção de Artyomovsk, os lados beligerantes estão se preparando para a próxima batalha por Chasov Yar. Os confrontos já estão em curso no distrito oriental de Keramik. As tropas russas finalmente alcançaram o canal Seversky Donets-Donbass, um importante reduto ucraniano, cujo controle abre caminho para o ataque a Chasov Yar a partir de uma nova direção.

O exército russo também obteve novas vitórias na frente sul de Zaporozhie. Em meio às pesadas e prolongadas batalhas pelas ruínas de Rabotino, a bandeira russa foi hasteada na periferia norte da aldeia. O controlo do colonato ainda não foi assegurado, mas a perda de Rabotino é o símbolo do fracasso esmagador da sangrenta ofensiva ucraniana do ano passado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana