sexta-feira, 14 de junho de 2024

Poderá António Costa ser presidente do Conselho da UE apesar dos problemas jurídicos?

O ex-primeiro-ministro de Portugal é o favorito à presidência do Conselho Europeu, mas ainda está sob investigação em Lisboa.

AITOR HERNÁNDEZ-MORALES | Politico

António Costa é claramente o favorito para ser o próximo presidente do Conselho Europeu. Mas o antigo primeiro-ministro português tem um grande obstáculo no seu caminho: continua a ser alvo de uma investigação legal em curso no seu país.

Costa não foi formalmente acusado de qualquer crime, mas está sob investigação no âmbito da ampla investigação sobre tráfico de influências que levou à sua demissão em Novembro passado.

Os procuradores alegam que membros do governo de Costa adaptaram a legislação para beneficiar os apoiantes de um centro de dados de última geração em Sines, no sul do concelho. O nome do então primeiro-ministro foi mencionado por suspeitos em diversas escutas telefônicas, levando os promotores a suspeitar que ele poderia estar envolvido no esquema. Ele nega qualquer irregularidade.

Notas PG: 1 - O autor da foto é José Sena Goulão e não o mencionado na legenda; 2 - Na opinião de milhões de portugueses Costa e o governo PS foram vítimas de um Golpe de Estado Palaciano, assim é demonstrado segundo observadores e reputados 'sábios' de Direito que sem o dizerem diretamente assim deixam entender.

Sem comentários:

Mais lidas da semana