Pedro Candeias, editor-executivo | Expresso Diário, de ontem 30/9
Cara leitora, caro leitor
Nesta segunda-feira, 30 de
setembro de
1. Brigada helitransportada
Uma comitiva que juntou São Bento e Belém voou de helicóptero hoje sobre as áreas ardidas nos últimos fogos florestais. Numa política de proximidade helitransportada, Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa estiveram com os locais, deram palavras de conforto, disseram-se “juntos”, um prometeu responder às necessidades dos portugueses e o outro pediu respostas rápidas. Pelo meio, Montenegro ainda se referiu à expressão que dá o título a esta newsletter – roubado à Liliana Valente –, quando disse que existiam “interesses” ocultos por detrás dos fogos. “A mim tranquiliza-me espírito e alma, durmo mais descansado se o meu Governo estiver a combater o crime”, afirmou.
2. Jornadas de combate
Ao mesmo tempo que Montenegro e Marcelo andavam pelos ares, cá em terra decorriam as jornadas parlamentares conjuntas de PSD e CDS/PP no Parlamento. E apesar da longa e diversificada lista de intervenientes (Paulo Núncio, Hugo Soares,Ana Paula Martins, Maria do Rosário Ramalho, Fernando Alexandre, Rita Júdice, Margarida Blasco, Paulo Rangel,Miguel Pinto luz, Maria Graça Carvalho, José Manuel Fernandes, Dalila Rodrigues, Pedro Reis, Joaquim Sarmento e Margarida Balseiro Lopes) - era bastante simples adivinhar ao que todos iam: as negociações do Orçamento do Estado de 2025. Com o Governo em peso no hemiciclo, a AD jogou ao ataque e soltaram-se frases como “Deixem-nos Governar”, “O PS andou a enganar, durante mês e meio, o Governo e o país”. Pelo meio, uma notícia: o novo acordo de concertação social é assinado esta terça-feira, com algumas nuances.
No país real, que tende a ser o país económico, saiu a notícia de que a inflação subiu pela primeira vez em quatro meses. O Gonçalo Almeida conta-lhe como é que isto aconteceu (nota: alimentos transformados entram nesta estatística) e lança uma pergunta: isto mexe com a tendência de descida das taxas de juro do BCE?
4. E se Israel puser botas no terreno?
Aqui está outra pergunta: poderá Netanyahu recorrer à força terrestre e invadir o Líbano pelo chão? O “Washington Post” escreve que a administração Biden foi avisada por Israel de que isso poderá acontecer. Os especialistas ouvidos pela Catarina Maldonado Vasconcelos confessam que esta seria a opção “lógica” dos israelitas que continuam a atacar o Hezbollah, que tem agora um novo líder interino, como descreve a Salomé Fernandes. O líder de facto, adivinhou, foi morto por Israel.
5. Para quem não gosta de maçãs
O iPhone 16 foi lançado há semanas com várias novas definições, aplicações e ligações à Inteligência artificial. Quem preferir outras opções, mais ou menos baratas e mais ou menos inteligentes que o smartphone da Apple, leia esta análise do Hugo Séneca aos telemóveis lançados recentemente no mercado.
Em Destaque
Opinião
Paulo Baldaia - O (des)empata Marcelo e o estado de graça que Pedro Nuno não tem
Daniel Oliveira - Se Montenegro não deixar cair o IRS Jovem, quer ir a eleições
João Costa - O crime impune passeou por Lisboa no dia 29 de setembro
Henrique Raposo - O machismo trans: todas as grandes mulheres são... homens
Sociedade
Internacional
Israel terá anunciado a Washington que planeia operação terrestre no Líbano
Economia
Inflação sobe pela primeira vez em quatro meses: porá em perigo uma nova descida dos juros pelo BCE?
Tribuna
Cultura
Surpresa, sorrisos e lágrimas: as reações dos vencedores dos Globos de Ouro
JOGOS E MAIS JOGOS (palavras cruzadas e mais) – ver no Expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário