segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Organização dos Estados Turcos reorganiza-se para enfrentar o mundo multipolar

Lorenzo Maria Pacini * | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

O crescente poderio militar da Rússia — coordenado principalmente com outros membros da OCS — e o crescimento comercial da China na Ásia continental serão os principais contrapesos à expansão da OTS e à manutenção da estabilidade geopolítica da Eurásia.

As mudanças nas geometrias políticas do mundo multipolar não param. A Organização dos Estados Túrquicos (OTS), após a Cúpula BRICS+ em Kazan, está se reorganizando e se preparando para um novo nível de confronto.

A estrutura da Organização

A Organização dos Estados Turcos, inicialmente conhecida como Conselho de Cooperação dos Estados de Língua Turca (Conselho Turco), foi estabelecida em 2009 como uma organização intergovernamental. Seu objetivo principal é promover a cooperação abrangente entre os estados turcomanos. Os estados-membros fundadores - Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão e Turquia - foram posteriormente unidos pelo Uzbequistão como membros plenos durante a 7ª Cúpula de Baku em outubro de 2019. A Hungria recebeu o status de observador na 6ª Cúpula em Cholpon-Ata, República Quirguiz, em setembro de 2018. Na 8ª Cúpula, realizada em novembro de 2021, o Turcomenistão se juntou, em novembro de 2022, à República Turca do Chipre do Norte e em 2023 a Organização de Cooperação Econômica (ECO) tornou-se membro observador da Organização.

O propósito desta parceria é fortalecer a paz e a estabilidade, promover a cooperação internacional entre os membros e o desenvolvimento conjunto de seu mercado. Embora fundada no critério da língua turca como denominador comum, a abordagem não é exclusivista, então membros potenciais de diferentes etnias e línguas também são bem-vindos, mas ainda de uma perspectiva eurasiana.

Existem quatro pilares fundamentais:

História comum

Linguagem comum

Identidade comum

Cultura comum

Os principais órgãos da Organização são o Conselho de Chefes de Estado, o Conselho de Ministros das Relações Exteriores, o Conselho de Anciãos, o Comitê de Altos Funcionários e o Secretariado. As atividades da Organização também são apoiadas por suas organizações relacionadas e afiliadas, como a Assembleia Parlamentar dos Países de Língua Turca (TURKPA), a Organização Internacional da Cultura Turca (TURKSOY), a Academia Turca Internacional, a Fundação da Cultura e Patrimônio Turco, o Conselho Empresarial Turco, a União Universitária Turca e a Câmara de Comércio e Indústria Turca. Desde 2011, a organização convoca suas cúpulas anuais sobre tópicos selecionados, onde os chefes de estado dos estados-membros avaliam o período passado e definem metas para o ano seguinte.

Durante a cúpula de Istambul em 2021, a Organização passou por uma grande reestruturação interna, adotando um documento intitulado “Visão Mundial Turca 2040”, visando fortalecer a cooperação econômica, mas também a coesão étnica e linguística. A Segunda Guerra do Karabakh marcou um ponto de virada para a unidade turca, evoluindo o conceito de “uma nação, dois estados” para uma cooperação regional mais ampla entre as nações turcas. A Declaração de Shusha de 2021 entre o Azerbaijão e a Turquia solidificou os laços militares e políticos em linha com a doutrina promovida. A vitória do Azerbaijão na guerra, alcançada com substancial apoio militar da Turquia, não apenas fortaleceu a solidariedade turca, mas também mostrou a crescente influência geopolítica do mundo turco às custas de grandes potências como a Rússia.

No início de novembro de 2024, a organização aprovou uma nova bandeira, que merece uma análise dos significados profundos que ela contém:

Na cúpula de chefes de estado da organização, os líderes do Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Turquia, Hungria e Uzbequistão aprovaram a nova bandeira da organização.

A bandeira representa um octógono, uma lua crescente, uma estrela e um sol com raios retos uniformemente divergentes localizados no centro de um campo azul-turquesa.

O octógono representa a secular condição de estado da Turquia. O sol, com seus quarenta raios retos uniformemente divergentes, simboliza luz, abertura e vitalidade.

Os raios “representam valores e visões compartilhados que iluminam o caminho do mundo turco, guiando-o em direção a um futuro mais brilhante e próspero”.

Traçando um caminho turco na Eurásia

2024 também foi o ano da grande mudança de Erdogan nas políticas externas da Turquia: a proposta da Aliança Islâmica contra Israel, a condenação do genocídio em Gaza e no Líbano, a entrada no BRICS+ e as críticas à OTAN, da qual ele é membro desde 1952. Embora a Turquia não goze de muita confiança no mundo islâmico por causa da heterodoxia religiosa e de vários eventos históricos recentes que prejudicaram a integridade do mundo islâmico, é verdade que o reposicionamento realizado, pelo menos em palavras, também abriu perspectivas interessantes para os estados turcomanos que se encaixam geograficamente na Eurásia como continente, ocupando uma parte importante dela.

A justificar a estratégia de uma “estrada turca” na Eurásia, está, antes de mais, o declínio da hegemonia dos EUA e a intensificação da rivalidade entre o Ocidente e o Oriente, ou melhor, entre a NATO com os seus satélites e o eixo sino-russo em particular, movimento que motivou muitas das iniciativas de carácter multipolar levadas a cabo durante o ano e que redesenhou os perímetros geoestratégicos de toda a Eurásia, mas também do Sudeste Asiático e de grande parte de África.

Nesse sentido, a OTS surgiu como uma aliança regional cada vez mais influente em um período de transformações internas significativas: ela se transformou de uma organização cultural em um poderoso bloco político, econômico e de segurança; aproveitando sua localização geográfica estratégica, ricos recursos naturais e identidade cultural compartilhada, ela agora navega na rivalidade entre grandes potências enquanto busca autonomia estratégica e influência regional. O principal objetivo é emancipar-se da dependência do eixo Euro-Atlântico e Sino-Russo.

A estabilidade é mantida quando um estado dominante lidera a ordem global, mas quando potências emergentes desafiam esse domínio, o conflito e a instabilidade se tornam mais prováveis, refletindo a dinâmica da competição entre grandes potências. Nessa rivalidade, as grandes potências competem pelo domínio sobre regiões estratégicas, recursos energéticos, rotas de suprimento e áreas críticas como política, economia, capacidades militares e inovação tecnológica para moldar o sistema internacional em seu próprio benefício. O declínio relativo da hegemonia dos EUA, juntamente com a intensificação da rivalidade entre grandes potências, teve implicações regionais significativas para a Eurásia, criando uma oportunidade estratégica para a OTS.

Nessa lógica, a autonomia estratégica é uma prioridade para a Organização. Primeiro, temos a política externa proativa e independente da Turquia, que habilmente equilibra sua filiação à OTAN com seus compromissos na esfera sino-russa; segundo, vemos a mudança gradual de outros estados turcos, como Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão, em direção a políticas de autonomia e não dependência do poder militar da Rússia. Apesar de ser membro da OTAN, a Turquia enfrenta tensões regionais com os Estados Unidos, particularmente na região do Oriente Médio e Mediterrâneo Oriental, enquanto busca a filiação ao BRICS e defende constantemente a reforma do sistema internacional, particularmente o Conselho de Segurança da ONU, por meio de seu conhecido slogan “o mundo é maior que cinco”. Ela tem termos amigáveis ​​com a Rússia — embora tenha visões conflitantes sobre a Líbia, Síria e Karabakh e tenha condenado o SMO da Rússia na Ucrânia — e está aumentando o comércio com a China — onde a minoria turca uigur está presente.

Outro movimento significativo a ser observado é o do impulso para distanciar as nações turcas pós-soviéticas da órbita russa. Uma espécie de “desapego” da CEI, ou quase isso.

O Azerbaijão venceu em Karabakh graças ao apoio turco, escolhendo lados sobre sua esfera de influência. Na política energética, reduziu a dependência da Europa de Moscou por meio do Corredor de Gás do Sul.

Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão fizeram algo similar: dentro da CSTO, eles não reconheceram as novas regiões russas de Donbass e se opuseram à Armênia dentro da parceria. O Uzbequistão abandonou o alfabeto cirílico, revertendo para o alfabeto latino, um movimento que é culturalmente impressionante a longo prazo em termos de identidade cultural nacional.

Por sugestão da Turquia, a geografia da Ásia Central voltou ao Turquestão, uma zona de ponte entre a Europa e a Ásia, um campo de batalha geopolítico para manter a estabilidade interna do Heartland, um ponto de ligação da Rimland e, geoeconomicamente falando, uma trajetória da Rota da Seda.

O crescente poderio militar da Rússia — coordenado principalmente com outros membros da OCS — e o crescimento comercial da China na Ásia continental serão os principais contrapesos à expansão da OTS e à manutenção da estabilidade geopolítica da Eurásia.

* Professor Associado em Filosofia Política e Geopolítica, UniDolomiti de Belluno. Consultor em Análise Estratégica, Inteligência e Relações Internacionais

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