sexta-feira, 1 de março de 2024

A guerra de Israel em Gaza: Hamas diz que sete cativos foram mortos. Mais massacre

Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

- Sete prisioneiros foram mortos como resultado do bombardeio militar israelense em Gaza, de acordo com um porta-voz da Brigada Qassam.

- A OMS afirma que os palestinos estão arriscando suas vidas para encontrar comida, água e outros suprimentos em meio ao implacável ataque israelense.

- Mortes foram relatadas no sul de Gaza depois que um ataque israelense atingiu uma casa que abrigava pessoas deslocadas do norte.

- Ministérios dos Negócios Estrangeiros, grupos de ajuda e organizações de direitos humanos denunciam o “hediondo massacre” de Israel, que matou mais de 100 pessoas que esperavam para receber assistência alimentar de emergência no norte de Gaza.

- Pelo menos 30.228 pessoas foram mortas e 71.377 feridas em ataques israelenses a Gaza desde 7 de outubro. O número revisado de mortos em Israel nos ataques de 7 de outubro é de 1.139.

Palestinos feridos em ataque na Cidade de Gaza recebem tratamento em Jabalia

A Sociedade do Crescente Vermelho Palestino divulgou imagens de seus médicos em Jabalia atendendo palestinos feridos no ataque de quinta-feira de manhã.

Eles estão entre os pelo menos 760 feridos no ataque, além de pelo menos 115 mortos, de acordo com o último cálculo do Ministério da Saúde de Gaza.

Biden ainda não está disposto a ceder na política de Israel, apesar da condenação global do ataque à Cidade de Gaza

Autoridades dos EUA disseram à NBC News que o presidente americano “continua indisposto a fazer quaisquer mudanças importantes na sua política em relação a Israel, incluindo a imposição de condições à ajuda militar a Israel”.

As autoridades também expressaram dúvidas de que Israel “forneceria um relato completo” do ataque aos palestinos que aguardavam ajuda alimentar na Cidade de Gaza na quinta-feira, com uma autoridade dizendo que “não há dúvida” de que as mortes afetariam negativamente a continuação das negociações para um cessar-fogo. .

No entanto, apesar do conflito contínuo agravar a posição interna de Biden à medida que as eleições presidenciais de 2024 se aproximam, ele não parece estar disposto a mudar substancialmente de rumo e a aumentar fortemente a pressão sobre Israel para parar.

Sobre a hipocrisia e o genocídio – como Gaza expôs o Ocidente como nunca antes

Ramzy Baroud* | Palestine Chronicle | Traduzido em português do Brasil

Agora que alguns líderes ocidentais começaram a sentir-se cada vez mais desconfortáveis ​​à medida que a enormidade do genocídio de Gaza se desenrola, alguns, embora timidamente, declaram que Netanyahu pode estar “indo longe demais”.

O genocídio israelita em Gaza será lembrado como o colapso moral do Ocidente.

Assim que a guerra israelita começou, após a operação de inundação de Al-Aqsa, em 7 de Outubro, todos os quadros de referência morais ou legais que Washington e os seus aliados ocidentais supostamente prezavam foram subitamente abandonados. Os líderes ocidentais correram para Israel, um após o outro, oferecendo apoio militar, político e de inteligência – juntamente com um cheque em branco ao primeiro-ministro israelita de direita, Benjamin Netanyahu, e aos seus generais para atormentar os palestinianos.

Pessoas como o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, chegaram ao ponto de se juntar à primeira reunião do conselho de guerra de Israel, para poder participar na discussão que resultou directamente no genocídio de Gaza.

“Apresento-me a vocês não apenas como secretário de Estado dos Estados Unidos, mas também como judeu”, disse ele em 12 de outubro. A interpretação dessas palavras é perturbadora, não importa como seja difundida, mas também significa, em última análise, que Blinken perdeu toda a credibilidade como americano, como político ou mesmo como ser humano imparcial.

O seu chefe, o presidente Joe Biden, como que num loop infinito, vem, há anos, repetindo que “Não é preciso ser judeu para ser sionista”. Na verdade, ele cumpriu a sua máxima, declarando repetidamente: “Eu sou um sionista”. Na verdade, ele é.

Tal como muitos outros funcionários e políticos dos EUA e do Ocidente, o Presidente dos EUA abandonou completamente as leis internacionais e humanitárias, até mesmo a lei do seu próprio país. A Lei Leahy “proíbe o Departamento de Estado e o Departamento de Defesa dos EUA de fornecer assistência militar a unidades de forças de segurança estrangeiras que violem os direitos humanos com impunidade”. Em vez disso, ele, tal como Blinken, subscreveu a filiação tribal e noções ideológicas, o que simplesmente colocou lenha na fogueira.

CIJ e Israel

Swaha, França | Cartoon Movement

O tribunal superior da ONU determina que Israel deve tomar todas as medidas para evitar actos genocidas em Gaza.

Carlos São Vicente: Angola não foi notificada de parecer da ONU

Pitta Gróz

Angola não foi notificada do parecer dos peritos da ONU sobre o caso São Vicente, disse hoje o Procurador-Geral da República, adiantando que está a tentar recuperar ativos que ainda se encontram na Suíça e Singapura.

À margem da cerimónia de abertura do ano judicial 2024, que decorreu esta sexta-feira (01.03) em Luanda, Helder Pitta Gróz sublinhou que o parecer era relativo ao período em que o empresário luso-angolano esteve preso preventivamente.

“Esse grupo de trabalho considerou que a sua detenção, pelo facto de não ter sido feita por um juiz, estava eivada de alguma ilegalidade, mas nós, naquele momento em que ele foi preso preventivamente ainda não tínhamos a figura do juiz de garantia em vigor”, explicou.

A ação foi feita nos termos da lei em vigor na altura, quando ainda era o Ministério Publico que aplicava a medida de prisão preventiva, situação que foi ultrapassada com a criação dos juízes de garantia, afirmou, acrescentando que o processo de São Vicente “observou os diversos recursos interpostos pelos seus advogados, para a Relação, para o Supremo, para o Constitucional”, tratando-se de um ato de soberania de Angola.

“Como tal o parecer do grupo de trabalho veio muito tarde”, frisou.

Pitta Grós disse que o Governo de Angola não foi notificado do parecer, tal como seria obrigatório, antes da divulgação pública, pelo que não respondeu à entidade.

Angola | Vigaristas Vendem Bens Alheios – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O insigne escritor Eurico Tiago publicou um livro intitulado “Vigarices & Sacanices” dedicado ao senhor Mário Soares. A obra foi editada pela Centelha (Coimbra) e teve muito sucesso porque o autor ofereceu aos leitores um manual de instruções, muito útil para quem quiser enveredar pela carreira de vigarista.  

Um dos vigaristas mais importantes, glorificado no livro, vendeu duas vezes a Torre Eiffel, de Paris. Primeiro a um milionário norte-americano instalado no Hotel George V, ali entre Opera e Palais Royal. A segunda venda foi a um sucateiro de Ville Juif, que ficou falido depois do negócio. Teve de se dedicar à droga e à prostituição para continuar a acreditar em Jeová. 

Outros vigaristas de categoria mundial e seus feitos constam nas páginas da obra. Entre eles, o Conde Saint Germain, que transformava metal ordinário em ouro. Também vendia filtros de amor aos frouxos e elixires da longa beleza à Madame Pompadour. Entra igualmente um antiquário da Rua dos Mercadores, em Luanda, que vendeu dois crânios de Napoleão a um fazendeiro do Uíge, quando foi vender o café aos corretores do Bungo. Um crânio era do imperador em criança e o outro já depois de derrotado nas estepes russas. O roceiro pagou 100 contos pelas antiguidades!

O escritor Eurico Tiago vai fazer uma segunda edição da celebrada obra, revista e aumentada. Promete grande audiência o leilão electrónico para a venda de 39 hotéis das redes IU,IKA e BINA, pertencentes à AAA ACTIVOS LDA. O Executivo (Ministério das Finanças) chama a esta vigarice uma “privatização”. 

Acontece que os hotéis são propriedade da empresa de Direito Angolano AAA ACTIVOS LDA. O Estado não é o dono das propriedades à venda em leilão electrónico. Por isso, não pode vender o que é propriedade privada. Se o fizer, a operação vai imediatamente para as páginas do livro “Vigarices & Sacanices, obra dedicada a Mário Soares, mas nesta edição a dedicatória abrange o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, por tudo o que tem dado à causa das vigarices.

A vigarice deste “leilão electrónico” é mais ousada do que aquela do escroque que vendeu a Torre Eiffel duas vezes. Porque a AAA ACTIVOS LDA não fez parte de nenhum processo judicial. Logo, os bens não entram na lista da “recuperação de activos”.

A empresa nunca foi ouvida pelas autoridades e não pôde contradizer em nenhuma fase do processo judicial. A sentença não foi notificada e não é aplicável à AAA ACTIVOS LDA como parte terceira. Se a Dona Vera conseguir vender os hotéis no leilão electrónica, a sua façanha fica nos anais das Vigarices e Sacanices universais.

Um esclarecimento importante para os mentores do leilão electrónico de venda dos hotéis que têm dono e esse dono não é o Estado Angolano: O processo nº 827-21-B contra Carlos São Vicente é nulo, ilegal e inconstitucional, como consequência de inúmeras violações e abusos da Lei Angolana, da Constituição da República mas também do Direito internacional.

A Opinião 63-2023 do Grupo de Trabalho Sobre Detenções Arbitrárias, das Nações Unidas, tornada pública há poucos dias, deve ser respeitada. E executadas as suas recomendações. 

Por muito que queiram fingir que nada existe, que está tudo bem e João Lourenço continua a ser o campeão da paz em África, sobretudo no Leste da República Democrática do Congo e no Sudão, a ONU foi muito clara. A prisão do empresário angolano Carlos São Vicente é arbitrária e o seu julgamento está repleto de ilegalidades. Quem se sente bem num país onde se prendem cidadãos arbitrariamente, também aceita que o Estado venda como seu aquilo que pertence a uma empresa privada.

Quem te avisa teu amigo é. O Executivo deve cancelar o anunciado leilão electrónico e devolver os hotéis à AAA ACTIVOS LDA como primeiro passo para cumprir as recomendações (a bem) do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Quem vende cabritos e cabras não tem, é ladrão ou vigarista. Quem vende propriedades que têm dono, no mínimo, tem um lugar garantido no livro “Vigarices & Sacanices”.

Aos que adoram enriquecer sem mexerem um dedo, sem derramarem uma gota de suor, deixo um aviso em forma de serviço público: O leilão electrónico para venda dos hotéis da empresa AAA ACTIVOS LDA não é válido nem legal. Depois não digam que não vos avisei.

*Jornalista

Angola | Devedores de Biliões Exigem Milhões -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Os amigos são para as ocasiões. Tenho um que me deu dormida quando não tinha onde dormir. Comida quando estava com fome. Nos apertos adiantou-me dinheiro (a dívida será paga!) e é solidário em todos os momentos maus que são quase todos os da minha vida. Um dia destes fomos tomar café e ele esqueceu-se da carteira. Paguei eu, feito milionário! Esse malandro deve-me um café! Caloteiro. Oportunista. Mau pagador.

Esse meu amigo é um dos grandes economistas angolanos. Sabe tudo de números e contas. Não é apenas aprendiz de tabuada como alguns ministros. Muito antes da Independência Nacional já era grande profissional. Pedi-lhe um grande favor. Calcula quanto a UNITA deve ao Povo Angolano pelos roubos e destruições durante a rebelião armada do Savimbi, entre Outubro de 1992 e Fevereiro de 2002. No mesmo dia ele calculou o montante da dívida: Mais de 20 biliões (dois mil milhões!) de dólares.

Adalberto da Costa Júnior é um obstáculo intransponível ao regime democrático. A política não suporta mentirosos compulsivos, vigaristas vulgares, traficantes de promessas inviáveis, sócios da FLEC e do Protectorado Português da Lunda, vendedores de Angola às fatias. 

A UNITA é o cancro da democracia. Enquanto existir, não há Estado Social que aguente. Não há desenvolvimento económico. Não há reconciliação nacional digna desse nome. Jonas Savimbi vendeu-se aos racistas da África do Sul para vingar a derrota do colonialismo, infringida pelo Povo Angolano, sob a bandeira do MPLA. 

O líder do Galo Negro serviu os colonialistas como sargento ajudante e os seus interlocutores eram agentes da PIDE/DGS ou um capitão miliciano. No meio das bebedeiras escrevia mukandas aos generais do fascismo para pedinchar. Com o 25 de Abril de 1974 ficou desempregado. Ainda tentou apanhar a boleia de Spínola e assumiu oposição frontal à Independência Nacional fazendo propaganda pelo “federalismo”, alegando que “O povo angolano não está preparado para a independência”. Foi pago com o título de Muata da Paz e a UNITA passou a ser o “movimento dos brancos”. Traição mais rasteira não há!

Angola | Guerra Civil Contra os Invasores – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O senhor embaixador de Angola, nos EUA, Agostinho Van-Dúnem, concedeu uma entrevista ao Jornal de Angla, conduzida pela jornalista Edna Dala. Revelou que a Defesa e Segurança são “áreas de interesse mútuo com os EUA para manter e promover, em Angola e, sobretudo, na região Austral de África, a paz, a segurança e a estabilidade política como factores que proporcionam o desenvolvimento económico e social dos respectivos povos”.

A jornalista Edna Dala não falseou as declarações do senhor embaixador de Angola em Washington. É uma profissional que sabe, como ninguém, que o Rigor é a marca distintiva do Jornalismo. Assim, o embaixador Agostinho Van-Dúnem só pode estar com um grave problema de memória.

Os EUA, após a II Guerra Mundial, invadiram e destruíram vários países inclusive Angola. Mataram milhões de seres humanos no Japão (com bombas atómicas!), Coreia, Vietname, Brasil e Chile com golpes de estado sangrentos, Iraque, Afeganistão, “primaveras árabes”, Líbia (eliminação do Estado Líbio), Síria (ocupação militar permanente), Somália, Jugoslávia, destruição total do país, e outros teatros de operações nos quais se inclui o genocídio na Palestina, que está a decorrer.

Os EUA não servem de parceiros para “a paz, a segurança e a estabilidade política”. Pelo contrário, são inimigos desses factores essenciais para construir sociedades justas, pacíficas, seguras e estáveis. Se o senhor embaixador fizer contas por alto vai concluir que desde o lançamento das bombas atómicas sobre as cidades de Hiroxima e Nagasaki até à Faixa de Gaza, os EUA e seus aliados do ocidente alargado já mataram 12 milhões de seres humanos. Neste número estão incluídos angolanos!

As poderosas associações comerciais, agrícolas e industriais da colónia de Angola defendiam a independência branca. O projecto era ambicioso e passava pela proclamação unilateral da independência, à semelhança do que fez Ian Smith na Rodésia (Zimbabwe) com o apoio do governo de Londres. Lisboa também apoiava os colonos independentistas. Objectivo final: Criar uma África Branca entre a Cidade do Cabo e o Maiombe.

Portugal | QUEBRA-GELO


Henrique Monteiro | HenriCartoon

Salgado dos milhões do BES salvo por Alzheimeir… Os desconfiados desconfiam

Confirmada pena de 8 anos de prisão a Salgado (mas pode nem ir preso)

PORTUGAL - Pena de 8 anos de prisão pode vir a ser suspensa antes de começar a ser cumprida.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação de oito anos de prisão efetiva a Ricardo Salgado por abuso de confiança, no âmbito da Operação Marquês, avançou o jornal Eco. Porém, a entrada na prisão do ex-banqueiro está dependente de uma nova perícia sobre as suas faculdades mentais - o tribunal admite que a pena pode vir a ser suspensa antes de começar a ser cumprida.

O recurso é, assim, improcedente, mas favorável ao arguido uma vez que os juízes exigem que haja a "aferição do estado e gravidade da evolução da doença e a capacidade de compreensão" pelo arguido "do sentido e finalidade da pena", para "eventual aplicação (ou não) da suspensão da execução" da pena a que foi condenado, segundo se pode ler no acórdão hoje publicado, a que a agência Lusa também teve acesso.

Apesar de confirmar a pena de prisão de oito anos, esta decisão do STJ impede que o antigo presidente do BES, que alega sofrer da doença de Alzheimer, comece a cumprir qualquer pena antes de ser aferido o estado de saúde em data anterior ao cumprimento da pena, admitindo inclusivamente que a pena pode mesmo vir a ser suspensa por anomalia psíquica superveniente sem perigosidade, que é o que a defesa, a cargo do advogado Francisco Proença de Carvalho, tem vindo a defender.

Este entendimento do STJ contraria a posição que tinha sido assumida pelos anteriores acórdãos de primeira instância e da Relação de Lisboa que consideravam que a doença de alzhmeir invocada pelo arguido só justificaria pena suspensa caso isso fosse validado ou apreciado pelo Tribunal de Execução de Penas.

Hoje, o que o STJ veio declarar é que essa avaliação sobre se o estado de saúde de Ricardo Salgado justifica a suspensão da pena deve ser feita antes de se iniciar o cumprimento da pena, ou seja antes de o ex-banqueiro entrar na prisão.

Portugal | PGR Lucília Gago diz que se vai embora... Ainda bem. Já vai tarde!

PGR sinaliza saída em breve. "Tenho tempo e condições para me jubilar"

Questionada se estaria disponível para mais tempo num eventual mandato, Lucília Gago afirmou que "de modo algum".

A procuradora-geral da República (PGR), Lucília Gago, falou esta sexta-feira sobre uma possível reforma na Justiça em Portugal, considerando que "não é tempo de fazer esse debate" e deixou claro que não está disponível para um novo mandato.

A procuradora-geral voltou a reiterar as suas palavras sobre ataques e pressões internas e externas ao Ministério Público (MP), considerando que "é uma evidência".

São "múltiplas forças" de "diversas origens, diversas proveniências", começou por dizer a procuradora-geral da República em declarações aos jornalistas à margem do Congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), que decorre em Ponta Delgada, Açores, entre até amanhã, dia 2 de março.

"O resultado é aquele a que todos assistimos e que dispensa, portanto, comentários. Está tudo no discurso. Agora não é tempo de fazer esse debate, de todo. Mais tarde, com calma, com aprofundamento e com espírito construtivo, aquilo que é suposto existir e que as vezes escasseia, isso faz todo o sentido", destacou ainda.

Portugal | Indeciso, talvez. Irresponsável, nunca!

Marco Grieco, diretor de arte | Expresso (curto)

Bom dia, caro leitor/utilizador/amigo/espectador.

O sublime encontro entre o seu muito importante e valioso voto e as urnas das Legislativas tem data marcada para daqui a alguns escassos dias. Domingo, 10 de março, para ser mais preciso.

Se não tem tido tempo para acompanhar tudo de bom e de mau que se tem passado em mais esta campanha repleta de acusações, análises e boatos – bem como árida de propostas relevantes para o futuro –, o Expresso desta semana pode ser um bom resumo do que se viu e ouviu pelas ruas do país.

Mesmo que ainda não saiba para que lado vai pender a sua escolha, não deixe de cumprir o seu direito cívico de ir votar. Um direito que, nos dias que correm, torna-se um dever: o de escolher um horizonte – ou, ao menos, uma perspetiva – melhor para si e para todos os que habitam neste nosso Portugal.

Não deixe de exercer o seu poder: vote!

Última sondagem

Número de indecisos sobe aos 18%, muito acima do das legislativas de 2022. Entre os que já declararam intenção de voto, 22% ainda admitem mudar. Na última sondagem antes das Legislativas, a AD sobe quatro pontos e fica ligeiramente acima do PS. Entre os eleitores ainda em dúvida, são os do Bloco de Esquerda e os da Iniciativa Liberal que estão menos decididos.

. PS em busca do voto de pensionistas e mulheres

Passos Coelho e as estratégias paralelas da AD para DIA 10

. Voto de protesto pode dar vitória ao Chega no Algarve

Insegurança caiu na última década, mas subiu em 2023

. Tavares tenta mostrar que é útil e fala em três blocos

. Desporto é o patinho feio do programa dos partidos

E ainda…

. 300 mil pessoas já cederam foto da íris em troca de dinheiro

. Extremistas esvaziam aldeias em Moçambique

. Gestor de Isabel dos Santos quer ser julgado em Portugal

Quem está com morte cerebral agora, Macron?

Macron quer iniciar a Terceira Guerra Mundial baseado em puras mentiras e vaidade. Ele não está apenas com morte cerebral. Ele também está com a alma morta. 

Finian Cunningham* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

O presidente francês, Emmanuel Macron, quer enviar tropas terrestres da OTAN para a Ucrânia para derrotar a Rússia.

Só um tolo delirante poderia fazer uma proposta tão grosseira que mostra que Macron está com morte cerebral. As tropas da NATO destacadas para combater as forças russas significariam uma guerra total, que muito provavelmente se transformaria numa conflagração nuclear.

Ironicamente, o líder francês ganhou as manchetes há algum tempo quando rotulou a aliança da OTAN liderada pelos EUA como tendo “morte cerebral”. Ele agora está competindo pelo mesmo epíteto.

Quando Macron fez estas duras observações sobre a NATO numa entrevista ao The Economist em Novembro de 2019, alguns observadores pensaram que ele estava a ser inteligentemente crítico da organização militar transatlântica e de como esta já não era adequada à sua finalidade na era moderna.

Mas não, Macron não estava a fazer críticas construtivas à NATO ou à liderança americana. Ele estava simplesmente a ser um charlatão vaidoso, tentando promover-se como o “líder forte” da Europa e vendendo o seu cavalo de batalha de construir um exército europeu, parecendo falar mal da NATO.

Esta semana, o antigo banqueiro Rothschild voltou a fazê-lo, entregando-se às suas fantasias grandiosas de liderar o resto da Europa.

Mais lidas da semana