sexta-feira, 22 de março de 2024

ATAQUE TERRORISTA EM MOSCOVO NA PREFEITURA DE CROCUS

40 mortos e mais de 100 feridos em ataque terrorista na Prefeitura de Crocus – FSB

TASS | # Traduzido em português do Brasil

Serviços especiais estão realizando um esforço de busca, medidas estão em andamento para prestar assistência aos feridos

MOSCOU, 22 de março. /TASS/. Quarenta pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas, segundo dados preliminares, num ataque terrorista na Câmara Municipal de Crocus, perto de Moscovo, informou o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).

“De acordo com dados preliminares, como resultado do ataque terrorista no prédio da Prefeitura de Crocus, 40 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas”, disse o FSB.

Os serviços especiais estão realizando um esforço de busca e estão em andamento medidas para prestar assistência aos feridos.

O maior helicóptero Mi-26 do mundo envolvido em esforços de combate a incêndios em uma sala de concertos perto de Moscou

A aeronave retira água do rio Moskva

MOSCOU, 23 de março. /TASS/. Um helicóptero Mi-26 foi contratado para apagar o incêndio que atingiu a casa de shows Crocus City Hall, perto de Moscou, informou um correspondente da TASS.

Um helicóptero Mi-26 do Centro de Aviação de Moscou, pintado com as cores da brigada de incêndio, foi enviado ao local para extinguir o incêndio. Além disso, helicópteros Ka-32 e Mi-8 operam lá. Os aviões recolhem água do rio Moskva, que corre perto da sala de concertos, com os seus baldes e depois jogam-na nas chamas.

França ‘prepara-se para a guerra’ e ameaça arquitetura de segurança europeia

A tentativa fracassada de Macron de se tornar um “líder europeu” poderá levar o continente a uma guerra total, escreve Lucas Leiroz.

Lucas Leiroz* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

A França continua a tomar medidas no sentido da militarização e da escalada das tensões com a Rússia. Em meio a discussões sobre o envio ou não de tropas francesas para o território ucraniano, autoridades em Paris fizeram declarações controversas sobre uma suposta “preparação para a guerra”, levando muitos analistas a acreditar que as relações entre a França e a Rússia estão próximas de um ponto-de-não. -regresso — que poderá obviamente ter consequências catastróficas para o continente europeu e para o mundo inteiro.

Numa declaração recente, Pierre Schill, comandante do Exército Francês, afirmou que as suas tropas estão em prontidão para o combate, capazes de entrar em guerra a qualquer momento – se necessário. Ele acredita que a França de hoje está gravemente ameaçada. Neste sentido, o país deve estar preparado para entrar em guerra contra Estados que representam um perigo para Paris.

Ao mesmo tempo, o discurso oficial do governo continua a tornar-se cada vez mais agressivo em relação à Federação Russa. O presidente francês, Emmanuel Macron, avançou com planos para aumentar o intervencionismo do seu país no conflito ucraniano — e continua a recusar-se a descartar a hipótese de intervenção direta das tropas francesas no campo de batalha. Na prática, a França está simplesmente a avançar com um plano que certamente levaria a uma guerra directa contra a Rússia, o que obviamente significa uma situação global de alto risco, considerando a adesão da França à NATO.

Água engarrafada

Guffo, México | Cartoon Movement

Água engarrafada, um dos negócios mais absurdos do mundo. Um cartoon para o Dia Mundial da Água. Mais desenhos animados sobre água em nossa coleção em Cartoon Movement.

'Típico espetáculo hipócrita' – Resolução EUA sobre Gaza vetada pela China e Rússia

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil 

O enviado de Moscovo advertiu que a resolução “garantirá a impunidade de Israel, cujos crimes nem sequer são avaliados no projecto”.

A Rússia e a China vetaram na sexta-feira um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU dos EUA que condicionava o cessar-fogo em Gaza à libertação “imediata” de todos os “reféns restantes” atualmente detidos em Gaza. 

A embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, disse antes da votação que a resolução “ajudaria a pressionar o Hamas para concordar com um acordo sobre o fim dos combates e a libertação dos reféns”, informou o site de notícias das Nações Unidas . 

O Embaixador da Rússia, Vassily Nebenzia, disse que os EUA estavam a tentar “vender um produto” ao Conselho de Segurança da ONU usando o termo “imperativo” sem exigir um cessar-fogo.

“Observamos um típico espetáculo hipócrita”, disse ele.

Nebenzia acrescentou que “não havia nenhum apelo a um cessar-fogo no texto, acusando a liderança dos EUA de 'enganar deliberadamente a comunidade internacional'”, acrescenta o relatório. 

O enviado de Moscovo advertiu que a resolução “garantirá a impunidade de Israel, cujos crimes nem sequer são avaliados no projecto”.

Nebenzia teria criticado o projecto de resolução como um “falso pedido de cessar-fogo”, acrescentando que um projecto alternativo já estava a ser distribuído por outros membros do Conselho.

Por seu lado, o enviado da China, Zhang Jun, disse que o Conselho deveria apelar a um cessar-fogo imediato e incondicional, acrescentando que se perdeu demasiado tempo a este respeito.

O representante de Pequim disse ainda que a China apoiará um novo projeto de resolução que já está a circular e que “é claro sobre a questão do cessar-fogo e está em linha com a direção correta da ação do Conselho e é de grande relevância”.

Em Fevereiro, os Estados Unidos vetaram uma resolução apresentada pela Argélia que exigia “um cessar-fogo humanitário imediato que deve ser respeitado por todas as partes”. 

A medida foi o terceiro veto dos EUA a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia um cessar-fogo em Gaza.

O Embaixador da Argélia nas Nações Unidas, Amar Bendjama, disse na sexta-feira antes da votação que se o Conselho aprovasse a resolução do seu país no final de Fevereiro, milhares de vidas inocentes poderiam ter sido salvas.

BLOG DE GAZA: O cerco a Al-Shifa continua | Aumentam as tensões na Cisjordânia

Resolução dos EUA vetada no CSNU|China: Pare a Guerra Dia 168

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

As forças israelitas continuam a sitiar o Complexo Médico Al-Shifa na Cidade de Gaza, impedindo a chegada de alimentos e medicamentos. 

Entretanto, a Resistência Palestiniana continuou a realizar operações tanto em Gaza como na Cisjordânia ocupada, onde pelo menos sete soldados ficaram feridos a oeste de Ramallah.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas deverá votar uma resolução de cessar-fogo enquanto a China alerta contra a continuação da guerra. 

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 32.070 palestinos foram mortos e 74.298 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

Clique aqui para ver os blogs anteriores.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

Sexta-feira, 21 de março, 18h50 (GMT+2)

COMANDANTE MILITAR ISRAELITA: A devolução dos assentamentos é a solução para controlar Gaza.

PESQUISA: A maioria dos alemães acredita que a agressão israelense contra Gaza é injustificada.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: 32.070 palestinos foram mortos e 74.298 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

BLINKEN: O ataque a Rafah ameaça isolar Israel do mundo.

EXÉRCITO ISRAELITA: O exército de ocupação israelense anunciou que 11 soldados ficaram feridos durante as últimas 24 horas nas batalhas em curso na Faixa de Gaza.

AXIOS: Blinken alertou Netanyahu que a segurança de Israel está em risco.

Portugal | No Fórum TSF de hoje desfilaram apoiantes-cúmplices dos crimes de Israel

Como acontece em Portugal de segunda-feira a sexta-feira a TSF cumpriu hoje, das 10 às 12 horas, mais um conceituado fórum. Hoje subordinado ao tema "Comunidade internacional aumenta pressão sobre Israel", questionando:

"É importante que os EUA tenham, pela primeira vez, pedido um cessar-fogo em Gaza? Israel deve prestar contas sobre os crimes cometidos, como pede a relatora da ONU? A UE perde a autoridade moral se não equiparar os actos de Israel aos da Rússia?"

Os ouvintes, como habitual, entraram em linha via telefónica - em direto no programa - e por escrito via net. Daqueles que expuseram as suas opiniões durante aquelas duas horas (um pouco menos) foi possível concluir que talvez a maioria reprova e repudia o genocídio em curso movido por Israel Assassino sob a batuta do igualmente assassino Netanyahu, primeiro-ministro acusado de corrupção e sempre mentor dos assassinatos perpetrados contra o povo palestiniano em Gaza  e na Cisjordânia, na Palestina ocupada com toda a abrangência. Só não tem conhecimento dos crimes de autoria do estado israelita quem não quer. Eles existem há muitas décadas. Também o apartheid, também a limpeza étnica. Também a violação do Direito Internacional e dos crimes contra o Direito Humanitário Internacional. E ainda mais todos os crimes do cardápio nefasto da violação sistemática dos Direitos Humanos por parte de Israel.

Perante as desumanidades da responsabilidade de Israel constatou-se no fórum da TSF que existem portugueses, judeus ou não, em Portugal radicados, que se revelaram aos microfones daquela rádio concordantes e moralmente cúmplices das atrocidades e do genocídio em curso há décadas, distorcendo a narrativa com a mentira flagrante de que os palestinos são maus e Israel é o bonzinho da contenda apesar de Israel ocupar a Palestina roubando terrenos e assassinando os 'terríveis' palestinos...

Não nos admiremos que a embaixada israelita e organizações correlativas em Portugal tenham recrutado alguns 'papagaios' para ocupar a antena da TSF com o propósito de explanar mentiras e omissões convenientes em língua portuguesa escorreita. O que pode significar que em Portugal existem muitos cúmplices morais ou de facto dos crimes hediondos praticados contra a Palestina ilegalmente ocupada e o seu mártir povo.

Interessante. Além de nazifascistas que estão a emergir em Portugal (olhai os resultados eleitorais para as legislativas 2024) temos também o deparo com apoiantes de assassinos genocidas que em nada se diferenciam dos nazis de Hitler arquitetos e operacionais do Holocausto - página tenebrosa e genocida nazi. 

Parem. O mundo não quer nem vos reconhece o direito de assassinarem dezenas de milhares de crianças, mulheres e homens pacíficos e inocentes só porque são palestinos e lutam pelo direito de usufruírem do seu território ancestral como estado de direito próprio - que vocês ocuparam e continuam a ocupar ilegalmente e à revelia das resoluções da ONU e de outros países seus constituintes.

Israel: Parem com os vossos crimes contra o território e o povo da Palestina! 

António Veríssimo | Redação PG 

Retirada das tropas dos EUA do Níger em cima da mesa

Al Mayadeen com Agências |  # Traduzido em português do Brasil

Os Estados Unidos revelaram considerações sobre a retirada das suas forças do Níger após o fim do seu acordo militar conjunto.

As discussões em curso entre o governo de transição no Níger e os Estados Unidos examinaram a retirada das tropas norte-americanas das terras do país africano e os passos que se seguiriam, disse o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Vedant Patel, na segunda-feira.

Quando questionado sobre a possibilidade de concluir a presença de soldados norte-americanos no Níger, Patel respondeu: "Esta é uma das coisas que continuamos a discutir com eles [CNSP] e a discutir os próximos passos."

O Níger declarou no sábado o fim abrupto de um acordo militar de longa data com os Estados Unidos, num discurso público inflamado do porta-voz dos militares nigerianos.

O acordo, que facilitou a presença "ilegal" de militares americanos e civis do Departamento de Defesa dentro das fronteiras do Níger, foi cortado pelo Níger como sendo injusto e uma ferramenta usada pelos EUA para minar a soberania do país.

"O governo do Níger, tendo em conta as aspirações e interesses do seu povo, decide com total responsabilidade denunciar com efeito imediato o acordo relativo ao estatuto do pessoal militar dos Estados Unidos e dos funcionários civis do Departamento de Defesa Americano no território da República do Níger", disse o porta-voz, Coronel Major Amadou Abdramane, em rede nacional de televisão.

“Este acordo não só é profundamente injusto na sua essência, como não vai ao encontro das aspirações e interesses do povo nigerino”, esclareceu. 

Além disso, lembrou que os EUA decidiram pôr fim unilateralmente à sua cooperação com o Níger na sequência da tomada militar em 2023.

A declaração surge depois de uma importante delegação dos EUA ter embarcado numa visita ao Níger em 13 de Março. A missão da delegação era participar em discussões vitais, com base em conversações anteriores, com líderes nigerianos do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP).

O foco das discussões girou em torno do "retorno a um caminho democrático" do Níger, bem como do " futuro da parceria de segurança e desenvolvimento dos EUA ", de acordo com um comunicado dos EUA.

Ler/Ver em Al Mayadeen:

Níger termina acordo militar “injusto” com os EUA e revela que foram feitas ameaças

Níger, Mali e Burkina anunciaram força conjunta para combater insurgências

Al-Shabaab ataca hotel na capital da Somália, funcionários ficam feridos 

UNOCHA critica comunidade internacional por dormir na guerra do Sudão

Al Mayadeen com Agências | # Traduzido em português do Brasil

O diretor de operações do UNOCHA classificou a guerra no Sudão como um dos piores desastres humanitários da memória recente.

O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários (UNOCHA) condenou a falta de acção da comunidade internacional na guerra no Sudão, alertando que o país enfrenta uma das piores crises humanitárias da memória recente.
 
O diretor de operações da UNOCHA, Edem Wosornu, enfatizou: “Por todas as medidas – a enorme escala das necessidades humanitárias, o número de pessoas deslocadas e que enfrentam a fome – o Sudão é um dos piores desastres humanitários da memória recente”.
 
Falando com o Conselho de Segurança em nome do chefe da UNOCHA, Martin Griffins, ela acrescentou: “Uma farsa humanitária está acontecendo no Sudão sob um véu de desatenção e inação internacional”.
 
“Simplificando, estamos falhando com o povo do Sudão”, disse Wosornu, transmitindo o “desespero” da população.
 
A principal diplomata dos EUA que lida com refugiados, Julieta Valls Noyes, anunciou ontem no Chade, ao reunir-se com o primeiro-ministro Succès Masra, que os EUA estão a doar outros 47 milhões de dólares em assistência humanitária ao Sudão, acrescentando que a ajuda é dirigida aos países vizinhos que acolhem refugiados sudaneses, incluindo Chade e Sudão do Sul.

Mais de 18 milhões de sudaneses enfrentam uma situação de insegurança alimentar aguda, um recorde durante a época das colheitas, e mais 10 milhões do que nesta altura do ano passado, enquanto se prevê que 730 mil crianças sudanesas sofram de subnutrição grave. 

Sudão corre o risco de se tornar a “maior crise de fome” em meio à guerra: PAM

Um alerta do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, em 6 de Março, declarou que a guerra que dura quase um ano no Sudão “corre o risco de desencadear a maior crise de fome do mundo”.

A guerra entre o chefe do exército Abdel Fattah al-Burhan e o seu antigo vice , Mohamed Hamdan Daglo, que lidera as Forças de Apoio Rápido, deixou dezenas de milhares de mortos e mais de oito milhões de deslocados das suas casas, o que a tornou a maior do mundo. crise de deslocamento.

A diretora executiva do PMA, Cindy McCain, disse que “milhões de vidas e a paz e estabilidade de uma região inteira estão em jogo”, acrescentando: “Há vinte anos, Darfur era a maior crise de fome do mundo e o mundo se reuniu para responder”.

“Mas hoje, o povo do Sudão foi esquecido”, acrescentou.

O PMA destacou que não pode atingir 90% das pessoas que enfrentam “níveis emergenciais de fome”, observando que apenas 5% da população “pode pagar uma boa refeição por dia”.

Mencionou que no Sudão do Sul, para onde fugiram 600 mil pessoas do Sudão, “as famílias chegam com fome e enfrentam mais fome”, e uma em cada cinco crianças está subnutrida.

Ler/Ver em Al Mayadeen:

A influência dos Emirados Árabes Unidos na África rivaliza com os EUA e a China: Bloomberg

O desafio de “Israel” à CIJ abre um mau precedente: África do Sul

Ataques aéreos em Mianmar: Chefe da ONU expressa alarme com vítimas civis

Angola | Os Traficantes da Liberdade – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O empresário Carlos São Vicente está detido no estabelecimento prisional de Viana. Já devia estar em liberdade. O Conselho de Direitos Humanos da ONU considera que a sua prisão é arbitrária. O julgamento foi injusto e marcado por gritantes ilegalidades. O Estado vai de ilegalidade em ilegalidade até à tortura final. Em nome do combate à corrupção, um cidadão angolano é vítima de abusos, sevícias, arbitrariedades. Mas quem está por trás destes crimes violentos acha que isso ainda é pouco. 

Carlos São Vicente é assediado permanentemente na prisão para pagar altas quantias em dólares a troco da sua libertação! O problema é que o seu dinheiro foi “apreendido” pela senhora da recuperação de activos. Ficou sem nada! E não precisa de pagar nada. A ONU recomendou ao Estado Angolano a sua libertação imediata. Foi notificado dessa decisão em Novembro do ano passado, ainda que Pita Grós diga que não. Anda distraído a contar o dinheiro da “recuperação de activos”. 

Um antigo funcionário da empresa AAA Activos LDA, devidamente identificado, leva para a prisão “recados” e documentos. A Procuradoria-Geral da República fica alertada. Esperamos que haja uma resposta. A Ordem dos Advogados de Angola fica avisada. Aguardemos pela reacção. O caso é gravíssimo.  

O antigo funcionário da AAA Activos LDA propõe a Carlos São Vicente, à sua esposa, Irene Neto, e aos sobrinhos a sua libertação a troco de dinheiro! O especialista na luta contra a corrupção até usa um telemóvel. O número foi entregue às autoridades. Mas não está sozinho. Um advogado, devidamente identificado (identidade falsa? Investiguem!) até fez chegar ao empresário ilegalmente e arbitrariamente detido, a minuta de uma procuração e de um “contrato” de pagamentos para a sua libertação!

O advogado é Francisco Kipipa. Existe? É mesmo advogado? A “procuração” existe. Tem todos os dados. É datada do dia 14 deste mês de Março. Operação recente que em primeiro lugar visa sabotar o processo de Carlos São Vicente, agora que se conhece o parecer do Grupo de Trabalho da Prisão Arbitrária no seio do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

O causídico Francisco Kipipa que quer ser “procurador” de Carlos São Vicente, diz que está inscrito na Ordem dos Advogados de Angola com a Cédula Profissional número 5.785 e o Número de Identificação Fiscal 004880711LA040. Domicílio: Município de Luanda, Distrito Urbano do Rangel, Rua Senado da Câmara/Vila Alice. Ele quer, em nome de Carlos São Vicente, “confessar, transigir ou desistir em quaisquer pleitos ou recursos”.

O antigo funcionário da AAA Activos LDA (devidamente identificado) gaba-se que tem contactos no Tribunal Supremo que lhe permitem obter a sua libertação! A PGR tem que agir imediatamente porque está em causa uma instituição do Poder Judicial que não pode nunca estar sob suspeita.

No dia 15 de Março passado Carlos São Vicente foi colocado ante um documento intitulado “TERMO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO”. Leiam na íntegra o documento:

Eu, signatário Carlos Manuel de São Vicente, casado, nascido aos 16 de Março de 1960, contribuinte fiscal número 000108022LA034, natural da Ingombota, Luanda, portador do B.I nº 000108022LA034, emitido pelos serviços de identificação de Luanda, residente (eliminei o endereço): 

CONSIDERANDO:

A prestação de serviços de consultoria efectuada pelo Dr. Francisco Kipipa, Advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Angola, com a Cédula Profissional n.º 5.785 e o NIF 004880711LA040, com escritório domiciliado no Município de Luanda, Distrito Urbano do Rangel, Rua Senado da Câmara/Vila Alice, compreendendo a prática de actos administrativos e extrajudiciais necessários à defesa dos meus interesses.

Declaro sob o compromisso de honra pagar a título de honorários de consultoria para o efeito de requerer o Passe Extra-Penal até a liberdade condicional, a quantia de USD 18.000.000,00 (Dezoito milhões de Dólares Norte Americanos) ao câmbio do dia na moeda nacional, sendo que o valor será entregue nas seguintes modalidades:

A) 40% do valor (USD 7.200.000,00) após a notificação do Requerido;

B) 15% do valor (USD 2.700.000,00) após a efectivação do Despacho e

o passe Extra-Penal (Liberdade para estar em casa periodicamente);

C) 40% do valor (USD 7.200.000,00) após a possibilidade de viajar para

o exterior do país no período de (1) um mês a 15 dias.

D) 5% do valor (USD 900.000,00) após a liberdade condicional.

Constitui-se as partes na obrigação de guardar sigilo em relação às informações e/ou documentos que tenha acesso, em consequência dos serviços prestados no âmbito do presente Contrato, designadamente, informações/documentos referente ao processo.

Outrossim, assino o presente termo, para que surta os seus efeitos legais e jurídicos e declaro ter ciência de que a inobservância do compromisso assumido resultará em uma acção executiva, sendo o documento assinado bastante título executivo após a devida autenticação notarial.

E por ser este termo de compromisso a expressão da verdade, vai por mim assinado e por ele respondo integralmente.

Claro que Carlos São Vicente não assinou. É evidente que estamos perante uma operação de extorsão. Mais uma marca distintiva do maravilhoso mundo do combate à corrupção no reino de João Lourenço. 

* Jornalista

Mais lidas da semana