sexta-feira, 29 de março de 2024

Entre o geocídio e o genocídio, ‘Israel’ torna Gaza inabitável -- com vídeo


Al Mayadeen | The Guardian | # Traduzido em português do Brasil

A análise das imagens de satélite, conforme relatada pelo The Guardian, ilustra os danos extensos nas explorações agrícolas e a destruição de quase metade das árvores de Gaza.

A análise de satélite indicou uma extensa devastação nas explorações agrícolas e a destruição de quase metade das árvores de Gaza devido à agressão israelita em curso, informou o The Guardian .

Os especialistas alertaram, conforme citado no relatório, que, juntamente com o agravamento da poluição do ar e da água, o ataque israelita aos ecossistemas de Gaza tornou a área inabitável.

O relatório enfatizou que a extensão total dos danos em Gaza permanece não documentada; no entanto, a análise de imagens de satélite partilhadas com o The Guardian revelou a devastação, com aproximadamente 38-48% da cobertura arbórea e terras agrícolas destruídas.

Os olivais e as terras agrícolas tornaram-se estéreis, enquanto o solo e as águas subterrâneas estão contaminados por munições e toxinas. O mar está inundado de esgoto e resíduos, e o ar está poluído por fumaça e partículas.

Pesquisadores e grupos ambientalistas alertaram que a destruição terá repercussões significativas nos ecossistemas e na biodiversidade de Gaza, conforme o relatório.

BLOG DE GAZA: Massacre israelense em Aleppo

Sa'ar: a caminho de perder a guerra | Aumenta o número de mortos em Gaza – Dia 175

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Os ataques aéreos israelenses tiveram como alvo a cidade síria de Aleppo, matando 33 civis e militares, enquanto as tensões na frente norte com o Líbano continuavam. 

De acordo com o New York Times, grupos da Resistência Palestina lançaram pelo menos 70 ataques contra as forças invasoras israelenses em Al-Shifa.

O ex-ministro do Conselho de Guerra, Gideon Sa'ar, disse que Israel pode perder a guerra, já que uma nova pesquisa revelou que os israelenses preferem Benny Gantz a Benjamin Netanyahu. 

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 32.623 palestinos foram mortos e 75.092 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

Clique aqui para ver os blogs anteriores.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

Sexta-feira, 29 de março, 19h (GMT+2)

BRIGADAS DE AL-QUDS: Nossos combatentes travaram confrontos ferozes com uma força especial israelense no eixo Al-Qarara, ao norte de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.

EXÉRCITO ISRAELITA: Realizamos incursões em locais no Líbano.

Sexta-feira, 29 de março, 18h15 (GMT+2)

AL-JAZEERA: 3 palestinos foram martirizados em um bombardeio israelense na casa do jornalista Mahmoud Aliwa, a leste do bairro de Shejaiya, a leste da cidade de Gaza.

BRIGADAS AL-QASSAM: Destruímos um tanque de ocupação israelense, um “Merkava 4”, com um dispositivo “Shawaz”, a oeste do bairro de Tal Al-Hawa, ao sul da cidade de Gaza.

PRESIDENTE DA IRLANDA: A Europa e a comunidade internacional devem garantir que a ajuda chegue a Gaza.

EXÉRCITO ISRAELITA: Um soldado foi morto e 16 soldados ficaram feridos no sul da Faixa de Gaza.

Portugal | Lucros da banca: A capa errada para o problema certo


A banca paga impostos a menos para os lucros que tem! Mas aquilo que o Estado deveria fazer, em primeiro lugar, era travar a escalada de lucros da banca, impondo-lhe limites no aumento da taxa de juro e no tipo e valor das comissões que cobra.

Manuel Gouveia | AbrilAbril | opinião

Quer o DN, quer o Jornal de Negócios colocaram na capa, em choque, que os cinco maiores bancos representavam 17% das receitas totais de IRC. O problema é real, mas a capa está errada. O problema é que esses cinco bancos já representam algo como 10 a 15% dos lucros totais reportados no país pelas empresas não financeiras. E é por isso, por esse peso esmagador nos lucros, que a banca tem o peso que tem no IRC.

Vejam o quadro anexo, feito com os mesmos resultados usados pelo DN e pelo JN:

E reparem: o lucro total destes cinco bancos foi de 4,2 mil milhões de euros. É aí que está o escândalo. Se tivermos em conta que o lucro do conjunto das empresas não financeiras foi, em 2022, de 30,1 mil milhões de euros (os números de 2023 deverão ser um pouco maiores, mas não estão ainda apurados), o lucro em 2023 dos cinco maiores bancos representaria 14% do total dos lucros de todas as 516 mil empresas nacionais não financeiras (em 2022). 

Perante este peso extraordinário nos lucros, qual a surpresa do IRC pago por estes cinco bancos representar algo como 17% do total do IRC pago?1

O IRC em Portugal é ligeiramente progressivo, por efeito da Derrama Estadual, que só se aplica a lucros superiores a 1,5 mil milhões de euros. E, por essa via, é normal que as empresas com lucros superiores a esse valor tenham um peso ligeiramente superior na receita do IRC.

O que não é normal, e deveria fazer capa de jornal, sem dúvida, é que apenas cinco bancos se apropriem de um lucro equivalente a 10%, a 12%, a 14% do lucro total de mais de 500 mil empresas. Isto, sim, não é normal. Isto, sim, deveria ser notícia.

E já que nos puseram a fazer contas com os lucros dos cinco maiores bancos, aqueles 5858 milhões de euros de lucro antes de impostos deveriam pagar quanto de IRC? Bem, 21% de taxa normal, 9% da derrama estadual máxima e 1,5% da derrama municipal, estes lucros deveriam pagar 31,5% de IRC. No caso, 1846 milhões de euros.

Ora aqui está outra extraordinária capa de jornal que se poderia e deveria ter feito: só os cinco maiores bancos pagaram 378 milhões de euros de impostos a menos! E ainda se poderia acrescentar um «pelo menos», pois como já dito, alguns bancos contaram na rubrica de impostos mais do que o IRC pago. E como conseguiram pagar pelo menos 378 milhões de euros a menos de IRC do que o devido? Pelo conjunto de benefícios fiscais existentes para o grande capital. 

E se se quisesse fazer uma outra capa de jornal, também séria e absolutamente verdadeira, poder-se-ia referir algo do género: «Proposta de IRC de 15% e fim da derrama estadual, de CH e IL, perdoariam 489 milhões de euros de impostos apenas aos 5 maiores bancos!»

Sim, mais 489 milhões de benefício para os cinco maiores bancos, mais outro tanto para as empresas do PSI 20, é isto que a direita está a tentar conquistar com notícias como esta. 

A banca paga impostos a menos para os lucros que tem! Mas aquilo que o Estado deveria fazer, em primeiro lugar, era travar a escalada de lucros da banca, impondo-lhe limites no aumento da taxa de juro e no tipo e valor das comissões que cobra. Porque os lucros da banca resultam da expropriação do nosso povo.

Nota: Neste artigo vamos desprezar o facto de os números do imposto pago publicados por estes bancos incluírem, pelo menos em dois casos, algumas dezenas de milhões de euros pagos em outras taxas que não o IRC, como só poderá demonstrar a publicação dos Relatórios e Contas, daqui a um mês. Essas correcções colocariam o peso do IRC destes cinco bancos mais perto dos 15% que dos 17% do total do IRC pago.

Portugal | Marcelo dá seis meses a Montenegro para mostrar o que vale... Pois...

Boa tarde. A seguir vem o Curto do Expresso. A abordagem nacional tem tudo a ver com o novo governo que toma posse na próxima terça-feira a seguir ao Dia das Mentiras - não vá o Diabo tecê-las e achemos que esta é mais uma trafulhice do Marcelo Caetano Beijocas de Belém e Arredores Globais.

Marcelo rejubila. Nota-se bem. Está com a gente dele em tons laranja e azul de alto a baixo. Tudo está a cheirar a mofo do antigamente e a trautear o hino do António Mourão em edição apresentada em YouTube. O então Presidente da República, almirante Américo Thomaz, declarou sem refletir por embargo emotivo, após tantos anos a escutar a canção de Mourão, que "esta é a primeira vez que ouço o Oh Tempo Volta P'ra Trás depois das milionésimas vezes que a ouvi". Coisa asseada, digna do antigamente. Era então Marcelo jovem e engraçadinho menino queque de canudo superiormente obtido com distinção. 

Tudo foi antes. Agora a canção é só uma canção com significado aviltante daqueles que querem mesmo voltar para trás no tempo e no modo de governança. Primeiro aparentemente macio para depois passar a ser duro como cornos, igual ou muito pior que antigamente. Tudo isto após 50 anos do 25 de Abril de 1974, após conquistar a liberdade, a democracia... Triste comemoração que em Abril próximo vai dispor de um governo instável mas que se adivinha de mentes doentias e de desprezo (se não ódio) às conquistas de Abril sobre os cães raivosos e reacionários que até no Parlamento já se instalaram. E no aparelho de Estado? Porque não?

Chega ou querem com mais molho o processo canibalesco aprontado e em curso? O sublimado golpe de estado está a resultar? Ai está, está! Não por acaso.

E a luta continua? Fascismo nunca mais? Pois. 'Tá-se mesmo a ver, não tá-se'? Facto.

Outro facto: esta é a espécie de introdução do Curto. Vamos nessa. A seguir. Não esqueçam que a brincar a brincar é que o macaco fez aquilo à mãe. Pois.

Bom final de semana.

Mário Motta | Redação PG

Portugal | Quem é quem? Eis as caras do novo Governo que toma posse em 2 de abril

A teia que estão a tecer com aranhas do antigamente

A tomada de posse do novo Governo está marcada para 2 de abril, terça-feira, às 18 horas

A composição do XXIV Governo foi conhecida esta quinta-feira, depois de o primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, ter apresentado os nomes ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Este novo Executivo conta com 17 ministérios, que são 'ocupados' por dez homens e sete mulheres. Os nomes escolhidos para os responsáveis da pasta foram, na sua maioria, alvo de críticas, devido a alguma 'proximidade'.

Nas reações, os partidos disseram que este era um Governo essencialmente composto por elementos da  "cúpula" do Partido Social Democrata, e com pouca representação da sociedade civil.

Mas quem são os novos governantes, que tomarão posse já na próxima semana, a 2 de abril? Abaixo, eis a lista dos novos ministros (pode ver as fotografias dos mesmos na galeria acima em NM original):

Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel;

Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento;

Ministro da Presidência, António Leitão Amaro;

Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida;

Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte;

Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo;

Ministra da Justiça, Rita Júdice;

Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco;

Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre;

Ministra da Saúde, Ana Paula Martins;

Ministra das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz;

Ministro da Economia, Pedro Reis;

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho;

Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho;

Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes;

Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes;

Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues

Notícias ao Minuto 

Ler/Ver em Notícias ao Minuto: 

17 pastas, 10 homens, sete mulheres. Eis o XXIV Governo Constitucional

Governo "cheira a passado", mas tem "experiência". Partidos já falaram

Angola | Burlas Electrónicas e Demolições – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A ministra das Finanças, Vera Daves, deu ordens para avançar a venda dos hotéis da AAA Activos LDA em leilão electrónico. São 39 hotéis das redes IU, IKA e BINA em Malange, Soyo, Caxito, Lubango, Luena, Banza Congo, Dala Tando, Ondjiva, Talatona. Uíge, Huambo e Lobito. O Serviço Nacional da Recuperação de Activos, da Procuradoria-Geral da República, fez a apreensão destes bens sob a suspeita de que foram adquiridos pelo empresário Carlos São Vicente com “verbas desviadas do erário público”.

Nesta altura do campeonato é importante recordar que Carlos São Vicente nunca foi funcionário público. Nunca teve as chaves de cofres públicos. Adquiriu legalmente (como é comprovado nas actas das assembleias-gerais) a posição accionista maioritária na AAA Seguros SA. Convém recordar que a Comissão dos Direitos Humanos da ONU considera a sua prisão arbitrária. E que o julgamento está contaminado por graves irregularidades. 

Na fuga para a frente, o Estado Angolano vai agora vender em leilão o que não lhe pertence. Vai levar as ilegalidades ao estádio supremo da vigarice. Os hotéis em leilão pertencem à empresa AAA Activos LDA, que nunca foi julgada. Nunca foi notificada. Nunca foi tida nem achada em todo o processo. Um alerta: É crime grave vender o que não nos pertence. Ninguém pode vender cabritos se não tem cabras. Não podem vender os hotéis alheios. O mobutismo tem limites.

O senhor Gorki da Silva Salvador, coordenador da “Comissão de Negociação”, nome pomposo dado ao roubo disfarçado de leilão electrónico, sabe seguramente que na hora da verdade vão todos fugir e deixam-no com a batata quente na mão. Os grandes chefes nazis, quando foram julgados no Tribunal de Nuremberga, atiravam as culpas para o Hitler. Diziam que receberam ordens superiores dos que entretanto se tinham suicidado ou fugido, alguns para o estado terrorista mais perigoso do mundo.

A “Comissão de Negociação” é integrada por membros de vários departamentos governamentais. Na hora da verdade vão responder sozinhos pelo esbulho. Os servidores públicos têm o dever de recusar o Estado Burlão. Os hotéis em leilão pertencem a uma empresa de Direito Angolano. Não podem ser vendidos em leilão nem de qualquer outra forma. Não vendam bens alheios. Não aprovem procedimentos. Não façam adjudicações. Não celebrem nem assinem contratos. Todos os Mobutus caem. Todos os ditadores têm um fim. Os seus servidores pagam a fidelidade com um preço elevado. Ninguém fica impune.

Angola | Março Mês da Mulher e da Vitória -- Artur Queiroz

As Últimas Manobras dos Derrotados no Tumpo

Artur Queiroz*, Luanda

O abandono de soldados sul-africanos mortos nos campos de batalha tem uma justificação, os generais do apartheid estavam convencidos de que iam tomar a vila do Cuito Cuanavale, “mais hora menos hora”. O repórter “50” (Paulino Damião) e eu próprio fomos levados pelas equipas de desminagem ao local onde foi descoberto um grande cemitério com corpos de militares que invadiram Angola e morreram em combate. Foi a segunda derrota do regime de apartheid. A primeira ocorreu em 1976. Mas já lá vamos. Antes vamos saber o que aconteceu depois do 23 de Março de 1988, Dia da Libertação da África Austral.

No dia 23 de Março de 1988, enquanto o comando sul-africano avaliava a situação, o comandante Gerhard Louw, fazia esforços para recuperar os tanques imobilizados. Um deles foi puxado com sucesso por um veículo blindado de recuperação, mas ficou claro que era impossível recuperar os outros Oliphant. Louw pediu autorização para destruir os tanques imobilizados pelo fogo de artilharia das FAPLA. Mas o general Liebenberg ordenou que os tanques não fossem destruídos, mas abandonados, para serem recuperados mais tarde, quando fosse tomado o Cuito Cuanavale.

Gerhard Louw estava encurralado nos campos de minas do Triângulo do Tumpo. O fogo que caía à volta era tão intenso, que as tripulações dos tanques nem sequer tinham tempo para recuperar os seus objectos pessoais com segurança antes de fugirem. O tanque de Gerhard Louw e um veículo blindado de recuperação não conseguiram mover um Oliphant avariado. Ficou totalmente enterrado na areia: Era inamovível.

Um Oliphant que estava preso ao veículo draga-minas, também perdeu uma unidade de suspensão traseira, foi preso a outros três, mas enterrou-se um metro e meio de profundidade na areia. Ainda hoje está no Triângulo do Tumpo, acompanhado do “varre minas”. Ali também foi enterrado o regime de apartheid.

Às 15h03 do dia 23 de Março de 1988,os MIG atacaram a força de Louw, bombardeando em voo picado. Às 16h30, Louw começou a retirar-se do primeiro campo minado. O fumo e a poeira não deixavam ver nada. As tripulações dos tanques não conseguiram encontrar a passagem que tinha sido limpa de minas. Louw pediu para acenderem luzes de sinalização na passagem desminada. Depois conduziu as suas forças por esse “estreito”.

No caminho sinalizado com luzes, outro tanque accionou uma mina. A esteira ficou danificada e soltou-se. Por não ter mais cabos para rebocá-lo, Louw foi forçado a deixar para trás mais este Oliphant. Abandonaram três tanques que eram a maravilha da indústria bélica alemã.

À DIRECÇÃO DO CLUBE K -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Na edição de hoje desse portal é publicado um texto assinado por mim e com a minha fotografia.

Pirataria e abuso. Nunca publicaria nada num antro de banditismo mediático como é o Club K. Onde diariamente se cometem, impunemente, crime graves contra o Jornalismo.

Exijo que o texto seja imediatamente retirado.

Esse texto foi enviado a amigos, pessoas da minha confiança. Se quisesse publicá-lo  tinha-o feito num órgão de comunicação social decente.

O título original é OS TRAFICANTES DA LIBERDADE.  Nesse portal saiu CORRUPÇÃO NO TR8UBUNAL SUPREMO: OS TRAFICANTES DA LIBERDADE.

Este título insultuoso para aquele órgão de Soberania e quem lá trabalha não é da minha responsabilidade. É mais um ataque criminoso contra o regime democrático que obviamente eu nunca faria. NO meu texto alerto as autoridades competentes para um crime de extorsão e chantagem de que está a ser vítima o cidadão Carlos São Vicente. Refiro claramente que um dos criminosos se gaba de ter contactos no Tribunal Supremo. Invoca um órgão de soberania para extorquir dinheiro. O meu texto surge na defesa do Tribunal Supremo e não na lógica do banditismo mediático que põe em causa esse órgão de soberania e o seu presidente.

Mais uma vez exijo que não voltem a publicar textos que envio aos meus amigos e que não são para publicação nos Media ou nas redes sociais.  Muito menos quando essa publicação é pirataria, manipulação e um  abuso inqualificável. O título, vosso, é uma manipulação grosseira para atacar o Tribunal Supremo.

Sem consideração nem respeito sou

Artur Queiroz, jornalista 

(25.03.2024)

Rússia substituirá cereais ucranianos sem custos para países africanos – Putin

Sputnik Globe| # Traduzido em português do Brasil

MOSCOVO (Sputnik) Um total de 32,8 milhões de toneladas de carga foram exportadas da Ucrânia durante o ano do acordo de grãos, com mais de 70% indo para países de alta renda, principalmente a União Europeia, disse o presidente russo, Vladimir Putin, na quinta-feira.

"Durante quase um ano ao abrigo deste chamado acordo, um total de 32,8 milhões de toneladas de carga foram exportadas da Ucrânia, das quais mais de 70%, queridos amigos, foram para países com rendimentos elevados e acima da média, principalmente para a UE ", disse Putin numa sessão plenária da Cimeira Rússia-África, observando que o acordo de cereais visava inicialmente garantir a segurança alimentar global, reduzir a ameaça da fome e ajudar os países mais pobres, incluindo os africanos.

Ao mesmo tempo, disse Putin, a Etiópia, o Sudão, a Somália e vários outros países representaram menos de 3% do total das exportações, ou menos de 1 milhão de toneladas.

Sobre as perspectivas da crise alimentar global

A Rússia está a fazer todos os esforços para evitar uma crise alimentar global, disse o presidente Vladimir Putin na quinta-feira durante uma sessão plenária da cimeira Rússia-África.

"Esforçamo-nos por participar activamente na formação de um sistema mais equitativo de distribuição de recursos, estamos a fazer todos os esforços para evitar uma crise alimentar global ", disse Putin, acrescentando que a Rússia compreende a importância do" fornecimento ininterrupto de alimentos" a África. , e prestará atenção especial a isso.

Putin acrescentou que a Rússia está pronta para entregar gratuitamente entre 25.000 e 50.000 toneladas de grãos para Burkina Faso, Mali, Eritreia e vários outros países africanos.

"Para ser mais específico, gostaria de acrescentar que nos próximos meses, nos próximos três a quatro meses, estaremos prontos para fornecer ao Burkina Faso, ao Zimbabué, ao Mali, à Somália, à República Centro-Africana e à Eritreia, entre 25.000 e 50.000 toneladas de cereais. de graça. Garantiremos a entrega gratuita desta produção também aos consumidores ", disse Putin na sessão plenária da cimeira Rússia-África.

O presidente também disse que a Rússia está pronta "para substituir os grãos da Ucrânia" comercialmente e "como uma doação aos países africanos mais necessitados".

Segundo Putin, o Ocidente cria obstruções ao fornecimento gratuito de fertilizantes russos às nações africanas e ao fornecimento de cereais russos ao continente. Ao mesmo tempo, o Ocidente culpa Moscovo por isso, acrescentou Putin.

Rússia lança ataque de larga escala contra infraestruturas energéticas na Ucrânia

Foram detetados 99 mísseis e drones no espaço aéreo ucraniano e há registo de explosões em Dnipro, Lviv e Poltava

Guilherme de Sousa | TSF

A Rússia continua a intensificar os ataques contra infraestruturas energéticas na Ucrânia. Na manhã desta sexta-feira, Moscovo lançou um novo ataque, de larga escala, com recurso a 99 mísseis e drones. De acordo com a Força Aérea ucraniana, 84 projécteis foram abatidos pelas defesas anti-aéreas. 

Segundo a agência France-Presse (AFP), um dos operadores de energia da Ucrânia, três centrais termoelétricas foram atingidas, deixando algumas regiões sem fornecimento de eletricidade. 

Este novo ataque russo levou a Polónia a destacar caças F-16 para monitorizar os mísseis que foram detetados junto à fronteira com a Ucrânia.

Mais lidas da semana