quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Angola | Deus e Seu Sino Joel – Artur Queiroz

<> Artur Queiroz*, Luanda

Eu crente me confesso. Desejo ardentemente que as autoridades competentes sejam capazes de desmantelar todos os golpes contra a democracia, mesmo que isso passe por meter na kionga desde auxiliares do Titular do Poder Executivo até agentes da Autoridade Tributária com cola nas mãos e pé leve. Mas a opinião pública tem de ser informada. Nada de truques por baixo da mesa. 

A TPA lançou um Banquete para justificar a demolição dos pilares que sustentavam o nosso sistema capitalista. Os cozinheiros desse banquete andam por aí, passeando os teres e haveres, resultantes da operação que visou incinerar os velhos ricos para dar lugar aos novos, promovidos e empurrados para o topo por João Lourenço. Agora a mesma TPA lançou um novo banquete mas de dieta. É a “Operação Rastejante” e o principal actor chama-se João Gabriel Deussino, mais conhecido por Joel. No tempero não entrou a credibilidade para não prejudicar os hipertensos.

Joel é Deus e Sino. Ou o sino criado por Deus para salvar Angola. Deste cozinheiro só sabemos o que andou a fazer entre Outubro de 2023 e os nossos dias. E antes não existia? Queremos saber o que Deus Sino andou a fazer entre os 20 e os 33 anos. Quando se radicalizou e em que capoeira da frente patriótica unida. Cócórócócó!!

Sendo um inimigo jurado de João Lourenço e Joe Biden, de quem é amigo? Ficámos a saber que fundou um partido político, o FUROA. O que é isso? Um brinde da UNITA? Uma cortesia da BRINDE ao desgraçado chefe da UNITA? Se sabem tanto do que fez Joel entre os 33 e os 34 anos, também devem saber o que andou a fazer entre o dia em que nasceu e os 33 anos. Deixem-se de coboiadas ridículas. Os índios estão cansados de tanto massacre mediático.

João Deus Sino ou Joel fala pelos cotovelos. É um artista. Registei um pormenor no seu discurso. Ele sabe a diferença entre estada e estadia, coisa que não sabem na TPA. A estada de Biden em Angola. A estadia de um navio no porto do Corredor do Lobito. Quem sabe esta diferença não é gago nem analfabeto, como alguns jornalistas de topo que conheço. Um deles chegou a ministro e agora está a internacionalizar as suas habilidades de analfabeto militante.

Este banquete de dieta que nos está a ser servido pela TPA, foi seguramente cozinhado pela embaixada da Casa dos Brancos em Luanda. A parte onde se diz que Joel em Outubro de 2023 viajou para a capital do Burkina Faso, a fim de garantir formação em explosivos para 15 militares do FUROA, tem assinatura trumpista.

E quando acrescentam que Joel escreveu aos presidentes da Coreia do Norte e Venezuela está explicada a cooperação da Casa do Brancos com o nosso serviço ultra secreto exposto na televisão pública. O banquete de dieta só pode ter sido pago pela USAID. Para disfarçar também incluíram uma carta de Joel à FLEC-FLAC, do padre excomungado Raul Tati, primeiro ministro à sombra da UNITA. Palpita-me que o bispo Imbamba também entra no banquete de dieta.

Angola tem problemas económicos. Tem. O sistema financeiro foi destruído propositadamente com o pretexto do combate à corrupção. Foi sim. O interior do país está em morte social acelerada. Está. Desde 2017 até hoje temos mais uns milhões de angolanos abaixo do limiar da pobreza. Temos sim. É preciso ir à raiz das causas. Vamos lá.

Em 50 anos de Independência Nacional foi impossível restabelecer os circuitos de produção e distribuição. Foi impossível repor a Administração do Estado em grande parte do território nacional. Pelo contrário, a guerra piorou mil veze a situação existente em 11 de Novembro de1975. Muito administradores e até governadores são simples marcos da soberania. Não têm condições para fazer mais.

Em 2002 acabou o pesadelo da rebelião armada. Mas ficou um vírus mortífero inoculado pela UNITA na sociedade angolana: A perda da autoridade do Estado. Até hoje não foi recuperada porque isso não se consegue por decreto. É uma questão de mentalidade.

O nosso campeão da paz em África acumula vitórias sobre vitórias. Agora conseguiu que o M23 tomasse cidade capital de Kivu Norte. As embaixadas dos EUA e de França em Kinshasa também estão a arder. O povo sabe onde está a serpente do colonialismo! Os ajudantes de João Lourenço têm o dever de lhe explicar o que está em causa.

A UNITA tentou criar uma Jamba no Norte de Angola, quando Savimbi partiu para a rebelião armada, após a estrondosa derrota eleitoral em 1992. Tropas ruandesas ajudaram o criminoso de guerra. O General João de Matos e seu Estado-Maior perceberam o perigo para Angola. Expuseram a situação ao Presidente José Eduardo dos Santos e foram tomadas medidas militares que desmantelaram a operação. Querem saber de tudo? O General Zumbi conta este episódio no seu livro. Como sei que têm pouca paciência para ler, falem com ele. Tem muito para contar como foi desmantelada a Jamba no Norte de Angola. Mas também o que aconteceu desde a Cahama à Operação Kissonde no Leste de Angola.

Portugal está na maior. Até à vitória da internacional fascista nas últimas eleições, os fascistas só roubavam os cofres públicos. Agora vão de cima abaixo, até roubam malas nos aeroportos. Saibam ler os sinais do tempo. Um dia destes, uns sujeitos façanhudos, cabeças rapadas, falando “axim” e berrando como bezerros desmamados, desembarcam em Luanda e com a ajuda do Joel Deus Sino, sininho de Deus, tomam o Palácio da Cidade Alta gritando aos sete ventos: Vamos tornar Portugal grande outra vez! 

Lá temos que pegar em armas para matar colonialistas e fascistas, convencidos da supremacia dos brancos. Contem comigo para capinar neles.

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana