sexta-feira, 13 de junho de 2025

ISRAEL/EUA ATACAM IRÃO. ATINGIDOS ALVOS MILITARES E INSTALAÇÕES NUCLEARES

Após mortes, Irão já tem novos generais UE apela à contenção

A tensão no Médio Oriente adensou-se nas últimas horas com Teerão a acordar durante a madrugada ao som de explosões, resultado de um ataque direto de Israel.

O ataque de Telavive atingiu não só alvos militares como instalações nucleares.

A Agência Internacional de Energia Atómica disse, no entanto, que apesar da nuclear de Natanz, no centro do país, ter sido atingida pelos bombardeamentos, "os níveis de radiação não aumentaram".

Israel confirma danos na maior central de urânio do Irão

O exército israelita disse hoje que a maior central de urânio do Irão, localizada em Natanz, sofreu danos significativos e confirmou ataques contras outras infraestruturas e 'stocks' de mísseis balísticos.

Irão? "Todos eles estão mortos agora e a situação só vai piorar"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou hoje a instar o Irão a chegar a um acordo nuclear com os Estados Unidos, advertindo que Israel planeia ataques "ainda mais brutais", mas que é possível travar "este massacre".

"Dei ao Irão várias oportunidades para chegar a um acordo. Disse-lhes, com toda a firmeza, para 'simplesmente o fazerem', mas por mais que tentassem, por mais perto que chegassem, simplesmente não conseguiam concretizar", escreveu hoje Donald Trump na sua rede social, Truth Social, após o ataque da madrugada de hoje de Israel contra o Irão.

O Irão, acrescentou, "deve fazer um acordo, antes que não reste nada, e salvar o que outrora foi conhecido como o Império Iraniano".

Ataque israelita? "Final desta história será escrito pelo Irão"

A administração do Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, garantiu que o Irão já está a tomar "medidas defensivas, políticas e legais" para fazer com que Israel "se arrependa" do ataque de hoje de madrugada contra o país persa.

Liga Árabe "condena ataques israelitas" contra Irão e pede contenção

A Liga Árabe, formada por 22 países árabes, apelou hoje para a contenção de uma escalada da tensão após o ataque de Israel ao Irão na madrugada de hoje e para se "evitar que a situação fique fora de controlo".

Após ataque matar pelo menos dois generais, Irão já nomeou sucessores

O líder supremo iraniano, o 'ayatollah' Ali Khamenei, nomeou hoje um novo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e um novo chefe da Guarda Revolucionária, após o ataque israelita que matou os seus antecessores.

Em decretos separados, Khamenei nomeou Abdolrahim Mousavi como chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, para suceder ao general Mohammad Hossein Bagheri, e Mohammad Pakpour como chefe do Corpo da Guarda Revolucionária, exército ideológico da República Islâmica, em substituição de Hossein Salami.

Trump: "EUA estão preparados para se defender e defender Israel"

Os Estados Unidos afirmaram hoje que o Irão não pode ter uma bomba nuclear, como justificação para o ataque lançado esta madrugada por Israel contra Teerão, e avisaram que estão preparados para se defender e defender Israel de retaliações.

AIEA alerta que ataques têm "sérias implicações para segurança nuclear"

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) afirmou que ataques como o de hoje, de Israel contra o Irão, têm "sérias implicações para a segurança nuclear" e constituem uma violação das regras da ONU sobre ações armadas contra instalações atómicas.

Forças iranianas avisam: "Não há limites para resposta a este crime"

As forças armadas iranianas afirmaram hoje que não haverá limites na sua resposta a Israel após os ataques da madrugada à capital iraniana, Teerão, e a várias outras cidades do país.

NATO apela a "desescalada" após ataques israelitas ao Irão

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, defendeu hoje que é "crucial trabalhar para uma desescalada" da tensão no Médio Oriente, após os ataques aéreos lançados por Israel contra múltiplos alvos militares e nucleares no Irão.

Líder supremo do Irão avisa Israel: "Deve esperar castigo severo"

Já o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, disse que Israel "deve esperar um castigo severo."

"O regime sionista trouxe sobre si um destino amargo e doloroso e vai certamente enfrentá-lo", garantiu, citado pela imprensa internacional.

Ataque israelita não fez subir radiação em central nuclear do Irão

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) disse hoje que, apesar dos ataques israelitas à central de enriquecimento nuclear de Natanz, no centro do país, "os níveis de radiação não aumentaram".

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images

LER COMPLETO EM Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana