sexta-feira, 19 de maio de 2017

Portugal | A CULPA É DO BENFICA


Paulo Baldaia | Diário de Notícias | opinião

A discussão sobre a paternidade da recuperação económica, com a direita a cobrar créditos pelas reformas estruturais que é suposto ter feito e a esquerda a fazer o mesmo pela viragem de 180 graus que é suposto ter operado, é um insulto aos portugueses que sofreram na pele a crise que vivemos e aos empresários que criam riqueza.

Bem esteve ontem o Presidente da República, ao lembrar que quem faz o país andar para frente "são as empresas de Portugal. Esse é um dado adquirido, que não muda com presidentes, não muda com governos, não muda com orientações conjunturais". Marcelo foi mais longe e salientou que "devemos evitar perder tempo a descobrir quem teve mérito".

Este puxar a brasa à sardinha de cada um dos partidos políticos faz lembrar a discussão futebolística que se viveu neste ano, de que eu como adepto muitas vezes fiz parte. Jogo que não se ganha tem dedo do adversário. A certa altura, para tudo o que acontece "a culpa é do Benfica". Se o FC Porto e o Sporting vão ter de mudar de vida para serem mais competitivos e roubar o título aos encarnados, também é tempo de Pedro Passos Coelho perceber que o Diabo chegou, mas veio vestido de Prada. E, já agora, é tempo de António Costa, evitando os "deslumbramentos" de que fala Marcelo, perceber que não é Deus na Terra.

Ao PSD o que se pede é que faça o trabalho de casa, nos diga o que faria de diferente e assuma o que de bom vai sendo feito por este governo e ao PS que reconheça que as coisas estão a dar certo porque houve trabalho feito e porque a disciplina orçamental é, afinal, o alfa e o ómega de uma boa economia.

Para uns e para outros, mais importante ainda é não ficar a dormir à sombra da bananeira. Uma vez mais atentem ao que diz o Presidente: "Conjunturalmente a nossa economia está a virar." Não há uma mudança estrutural, estamos a navegar com o vento a favor, com toda a economia europeia a crescer e o turismo a bater recordes. Se o vento muda, é certo que as boas notícias desaparecem. Depois não venham dizer que a culpa é do Benfica.

Portugal | OS ESPIÕES QUE NOS SAÍRAM NA RIFA


Não será novidade para os portugueses e mais povos do mundo aquilo que as vozes populares dizem. As pessoas pelo mundo inteiro estão convencidas que a invasão da privacidade é a eito e muitas vezes por dá cá aquela palha, mera curiosidade dos espiões que nos saíram na rifa. 

Em Portugal não deverá ser diferente e serão imensas as vezes que os rastreios ou varrimentos de “segurança” servirão para invadir a vida de cada um de nós somente porque sim, porque a mal-formação, como agentes e como pessoas, também prevalece nos ditos “espiões”, alegadamente de “defesa do Estado”. É que de “defesa do estado era a PIDE/DGS e vimos como funcionavam. Eram simplesmente de defesa da ditadura fascista, contra as populações, contra os portugueses. Como gato escaldado de água fria tem medo não podemos, mesmo na atualidade, confiar nestes espiões de polichinelo que nos saíram na rifa. 

Parece que assim não pensam os do governo, nem o CDS, nem os deputados, nem imensos sacanórios que a reboque do terrorismo e ataques desumanos e inadmissíveis, nos invadem as vidas por nada, somente para fazerem rastreios de curiosidade e bisbilhotice. Ora é aí que entra a peça da notícia que vem a seguir: “Juízes chumbam acesso das secretas a dados dos telemóveis”. E bem. 

Os de mente menos sã, estes espiões que nos saíram na rifa, já confundem a privacidade de cada cidadão com os concursos rafeiros a que chamam Big Brother e afins. A culpa é também dos que se perdem por horas e horas a ver tais programas, que não têm nada, a não ser fortes semelhanças com o antigo Caneiro de Alcântara, onde desaguava toda a trampa das populações que residiam acima daquela cota. E o que havia ali no corre-corre de trampa? Só merda! Um Big Brother de outros tempos.

Diz a referida notícia que os juízes não estão pelos ajustes relativamente às pretensões dos que até querem saber as cores das nossas cuecas. Pois é. Eles podem não estar pelos ajustes. Pode mesmo ser ilegal que nos invadam a privacidade. Mas não acreditamos que estes espiões que nos saíram na rifa sigam estritamente o que é legal, regra geral os que se dispõem a ter essa tarefa, essa profissão, são um pouco ou muito como os PIDES de outrora ou como polícias que não o sabem ser e em nada dignificam as instituições que bem deviam representar nesta sociedade que se pretende realmente democrática. Toda a fiscalização será pouca com gente assim. Temos visto isso mesmo em todos os países e como as ditas “secretas” tantas vezes invadem ilegalmente a privacidade de cada um, criam tricas, derrubam governos, etc. A legalidade decide… Mas quem nos garante com certeza que é a legalidade que prevalece?

A seguir, leia e... conforme-se. Estas são as garantias de privacidade que temos: nenhumas. Sejamos ou não cidadãos patriotas e impolutos.

CT | PG

Mais lidas da semana