sábado, 28 de maio de 2016

Portugal. ENSINO PRIVADO, UM NEGÓCIO DE EX-POLÍTICOS QUE TODOS SUSTENTAMOS?



Ver vídeo
Ministério da Educação acusado de mau uso de dinheiros públicos

Colégios privados financiados pelo Estado poderão ter sido favorecidos. fonte

Descubra nesta compilação de vídeos:

- Como os seus impostos são esbanjados, em luxos privados?

- Como sustentar um grupo (GPS) com mais de 50 negócios em áreas diferentes, com dinheiros públicos que entram através de mais de 20 colégios privados, para que nenhuma se afunde, convém manter algumas que sirvam de porta de entrada de dinheiro público, esse poço inesgotável de dinheiro fácil.

- Como os políticos ou deputados fazem pela vida, unidos PS, PSD, etc.

- Como se criam escolas com o direito de escolher alunos de elite e rejeitar alunos fracos?

- Como pode o estado financiar escolas que violam o principio básico da educação? A educação é para todos.

- Como é que os directores destas escolas se transformam em poderosos coleccionadores de luxos incalculáveis.

Queira ter a bondade de navegar neste mar de corrupção, pode mesmo sentir-se enjoado com tanta falta de vergonha e promiscuidade, entre politica e negócios.

O Ministro da Educação tem o desplante de afirmar, no video, que defende os colégios privados, porque é uma questão de liberdade? 

É liberdade rejeitar alunos mais fracos ou com necessidades especiais?

É liberdade abusar dos professores e fazer chantagem com eles?

É liberdade dar mais turmas aos privados e retirar ao público?

É liberdade abandonar escolas que já todos pagamos e sustentar as privadas que teremos que pagar?

É liberdade ele, o ministro, decidir isso por nós, pelos nossos filhos e pelos nossos professores?

Sempre se soube, e é inegável... onde começa a liberdade de uns, acaba a de outros.

A liberdade dos colégios privados, não pode acabar com a liberdade e a democratização do ensino. Não pode prejudicar os mais pobres e desfavorecidos, no acesso à educação. Não pode ser um mero negócio lucrativo, nas mãos de ex políticos sem escrúpulos, que visam o lucro acima da formação base, dos futuros portugueses... os abusadores, não podem impor regras à margem da lei.

Resumo do video

Com a desculpa de que não há vagas para os alunos no público, constroem-se colégios privados. Na verdade as escolas públicas ficam com várias vagas por preencher, escolas com capacidade para mais turmas, apenas lhe atribuem as que convém aos privados, para os alunos serem empurrados para o privado. Assim estes, ficam com o direito a receber mais subsídios do estado, pois recebem 85 mil euros de subsidio por turma!!

O que é uma boa desculpa para haver cortes no público e dar mais dinheiro aos privados.

O grupo GPS exemplifica como os nossos pobres deputados são livres de construir impérios na maior das impunidades e ás custas do poder público que ganharam, das influências que exerceram e dos dinheiros públicos que distribuíram.

Impérios privilegiados que sufocam a livre concorrência e a economia... torna-se cada vez mais claro que são apenas uns poucos que, possuem o direito de dominar todos os sectores e todas as empresas, em Portugal.

António Calvete dono do império, foi deputado do PS, integrou a comissão parlamentar e um ano depois cria o grupo GPS. Espantoso? 

Para o grupo chamou mais pessoas influentes de vários partidos, desde deputados secretários de estado, antigos directores regionais de educação, etc.

Esta é mais uma prova de que os partidos estão na verdade unidos numa só missão... aviar-se e roubar o mais que puderem. Nos bastidores, são todos amigos e companheiros do saque.

Domingos Fernandes, secretário de Estado da Administração Educativa de António Guterres, Paulo Pereira Coelho, secretário de Estado da Administração Interna de Santana Lopes e secretário de Estado da Administração Local de Durão Barroso, (envolvido em casos de corrupção) 

José Junqueiro, deputado do PS.

Todos foram consultores do grupo GPS.

José Manuel Canavarro, secretário de Estado da Administração Educativa de Santana Lopes, José Almeida, director Regional de Educação de Lisboa do mesmo governo.

Manuel António Madama, da escola de S. Mamede possui 80 carros, entre eles Jaguar Porsche, Rolls royce, Mercedes BMW, limusina Volkswagen, etc, etc. O filho António Madama, também alto cargo (boy) junto do pai, possui 17 carros.

José Canavarro e José Almeida ainda no poder e 5 dias antes das eleições que os iriam fazer perder o poder, deram autorização para a construção de 4 novos colégios. 

O desespero de favorecer amigos que os iriam albergar em bons tachos, após o mandato, foi exercido até ao ultimo momento em que lhes é dado o direito de abusar do poder público.

Ambos se recusaram a ser entrevistados e negaram ter dado autorização... apesar de no video serem apresentadas as suas assinaturas a provarem o contrário.

O GPS construiu um império com mais de 50 outras empresas, além dos 26 colégios, em diversos ramos.

-GPS mediação de Seguros
-Gtelecomunicações
-MultiGPS - Multimédia
-Galevete e Galvete Imobiliária
-Agência de Viagens D. João V
-Criartimagem publicidade (já envolvida em escândalos de subsídios e outros)
-Restpresso actividades hoteleiras
-GPS comércio supermercados

"Auditorias detectam taxa de matrícula ilegal nos colégios do grupo GPS. Alunos que frequentavam a escolaridade obrigatória eram obrigados a pagar taxa de dez euros. Ministério manda devolver montantes às famílias." fonte

O governo não precisa de dizer que vai acabar com o ensino gratuito... pura e simplesmente fará para que isso aconteça.

O governo não precisa de dizer que vai acabar com o apoio público aos idosos, lares etc... pura e simplesmente cria as condições para isso e acontecerá.

O governo não precisa de dizer que vai acabar com a saúde pública... basta continuar no percurso que nos tem imposto, que lá chegaremos.

Até a justiça se transforma num grande negócio privado, que enriquece politicos

Todos sabemos que a intenção é destruir definitivamente os serviços públicos, que na óptica deles gastam demasiados impostos, e depois não sobra para eles e para sustentar as suas fundações, as suas PPP, as suas empresas subsidiadas pelo estado, os seus subsídios e reformas, etc.

É ainda claro que lhes convém aniquilar as pequenas e médias empresas, para permitir que o nosso pequeno mercado português, fique à mercê dos grandes e poderosos gananciosos insaciáveis, amigos de, e ex políticos.

"Maiores fortunas de Portugal cresceram 18% em 2011. Os ricos de Portugal estão mais ricos, segundo a lista das maiores fortunas do País elaborada pela Revista Exame. As fortunas dos 25 mais ricos de Portugal cresceram 17,8% em 2011 face ao ano passado" fonte 

"(...) a riqueza das maiores fortunas em Portugal também cresceu em 2012. Mais concretamente 13%," fonte

"Mota Engil escapa à crise"
"Jerónimo Martins acelera 4,5%, Lisboa lidera ganhos na Europa" (eu avisei)
"Quase 6.700 empresas foram à falência em Portugal em 2012." fonte
Amorim duplica fortuna e é o mais rico do país em 2013. fonte
Enquanto o governo corta no público, aumenta o financiamento aos privados. Como pode constatar no video.
*- Educação: "Governo corta o triplo do que a troika mandou. "
*- SNS: "A ‘troika’ mandou cortar 550 milhões e o Governo cortou mais 650 milhões e este ano vai cortar mais”, sublinhou.
*- Portugal reduziu em mais de 5% dos funcionários públicos entre dezembro de 2011 e setembro de 2012. Superando, assim, em mais do dobro a meta anual imposta pelo memorando da troika. 

Para conhecer mais profundamente o caso GPS, veja este video, onde também é denunciada a forma como as escolas privadas poupam dinheiro, rejeitando alunos problemáticos ou com deficiência, e explorando os professores... dinheiro que poupam para poder esbanjar em luxos.


Sem comentários:

Mais lidas da semana