MSO - LUSA
Díli, 10jun (Lusa) -- A representante especial do Secretário-Geral da ONU em Timor-Leste, Ameerah Haq, manifestou-se hoje convicta de que os funcionários timorenses estarão melhor preparados para o mercado de trabalho após a saída da Missão das Nações Unidas.
Ameerah Haq falava na cerimónia de entrega de certificados de graduação ao primeiro grupo de funcionários administrativos e assistentes linguísticos timorenses que prestam serviço na Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT).
"A UNMIT prevê o encerramento de suas operações em Timor-Leste em 2012. Acredito que muitos dos nossos funcionários nacionais terão beneficiado dos nossos cursos e sinceramente espero que vocês estejam melhores preparados para o mercado de trabalho em Timor-Leste", disse.
A representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas realçou ainda que os agora graduados foram pioneiros, já que a UNMIT "foi a primeira missão da ONU a implementar um programa abrangente para o desenvolvimento profissional dos funcionários nacionais".
Iria Ximenes, uma das formandas, agradeceu em nome dos colegas "a honra de receber o certificado das mãos da representante especial das Nações Unidas" e elogiou "o sucesso na capacitação dos funcionários nacionais".
Ao todo foram entregues hoje certificados a 48 funcionários timorenses em Estudos Administrativos, Tradução e Interpretação, correspondendo ao primeiro nível do Programa de Certificação de Funcionários Nacionais.
O primeiro nível fornece capacidades básicas nas suas áreas de trabalho, incluindo várias competências e cursos de idiomas da ONU e foi ministrado por profissionais e linguistas especializados da UNMIT.
A Missão das Nações Unidas tem em curso uma oferta formativa com diferentes níveis de competência, estruturada em cursos para vários grupos ocupacionais, tais como assistentes administrativos e linguísticos, equipas técnicas, motoristas, pessoal da limpeza e funcionários na área de serviços gerais.
Sem comentários:
Enviar um comentário