DINHEIRO VIVO
As eleições angolanas vão ser marcadas para 2012. Além de Manuel Vicente, os restantes 45 membros do MPLA são também possíveis sucessores.
José Eduardo dos Santos pode abandonar a presidência de Angola antes das eleições, avança a Bloomberg, citando o porta voz do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), Rui Falcão de Andrade.
O mesmo porta-voz disse ainda à Bloomberg que José Eduardo dos Santos pode ser substituído por Manuel Vicente, presidente da Sonangol, a companhia petrolífera estatal, contudo diz que "todos os cenários são possíveis".
“Estamos a falar de probabilidades. Nenhuma decisão formal foi tomada ainda", disse Andrade numa entrevista telefónica.
Segundo o mesmo responsável, citado pela Bloomberg, o Comité Central do MPLA vai reunir em Dezembro para definir a estratégia do partido para as eleições de 2012 (em Agosto ou Setembro) e escolher um candidato presidencial. No entanto, Rui Andrade alerta que "para já" José Eduardo dos Santos mantém-se como o candidato do partido.
Esta é a primeira vez que o MPLA avança que o mandato de José Eduardo dos Santos - o segundo maior em África - pode estar próximo do fim. Contudo, já não é a primeira vez que se referência Manuel Vicente como seu sucessor.
De acordo com a Bloomberg, o jornal semanal "Novo Jornal" disse a 2 de Setembro que o presidente angolano já escolheu Manuel Vicente para seu sucessor. Em Março, o mesmo jornal avançava que Vicente abadonaria o cargo de presidente da Sonangol em Novembro deste ano.
A escolha de Manuel Vicente pode não ser por acaso, já que o crescimento económico angolano tem sido sustentado pelos fortes preços do petróleo. Também José Eduardo dos Santos tem uma licenciatura em engenharia do petróleo.
Sem comentários:
Enviar um comentário