quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ministro da Administração Interna português efetua visita de trabalho e participa...




... em Fórum Ministerial da CPLP

EL - LUSA

Luanda, 03 nov (Lusa) - O ministro da Administração Interna Miguel Macedo inicia hoje, em Luanda, uma visita de trabalho a Angola, no decurso da qual participará no II Fórum Ministerial da Administração Interna dos estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O primeiro dia da visita é inteiramente dedicado às relações bilaterais no setor da Administração Interna, com visitas a diversos departamentos tutelados pelo Ministério do Interior angolano, e culmina com a assinatura de um protocolo de cooperação bilateral.

Após o encontro com o seu homólogo angolano, Sebastião Martins, o governante português participa na reunião ministerial bilateral, que inclui responsáveis da polícia, do Serviço Nacional de Protecção Civil, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras e investigação.

Ao final do primeiro dia, Miguel Macedo, já na Embaixada de Portugal, depois de reunir-se com o embaixador Francisco Ribeiro Telles, participa num encontro com os professores/instrutores portugueses em missão em Angola.

O segundo dia da visita de Miguel Macedo a Angola é dedicado à cooperação a nível da CPLP, com a participação no IIº Fórum de Ministros da Administração Interna dos Países da CPLP.

Neste fórum, os ministros dos oito estados-membros da CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste -, vão debater a aplicação da Declaração do I Forum de Ministros da Administração Interna dos Países da CPLP e do Protocolo de Cooperação entre os Países da CPLP no domínio da Segurança Pública.

Os trabalhos, que encerram ao fim do dia com a assinatura da Declaração de Luanda e divulgação do comunicado final, vão ainda incidir sobre as conclusões das reuniões dos Chefes de Polícia, Diretores/Comandantes dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros e Diretores de Migração e Fronteira dos Países da CPLP, que reúnem hoje na capital angolana.

A apresentação e aprovação da Constituição da Plataforma de Riscos e Desastres da CPLP e da Plataforma Tecnológica para o Combate à Imigração e Tráfico de Seres Humanos e a apresentação e aprovação da Constituição dos Conselhos de Protecção Civil e Serviços Prisionais, são os restantes pontos da agenda de trabalhos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana