Sapo TL
O Conselho dos Direitos Humanos adoptou o Relatório UPR ( Universal Periodic Review) sobre Timor-Leste durante a 19ª Sessão que decorreu no passado dia 19 deste mês no Palácio das Nações em Genebra, informa, em comunicado.
Durante o diálogo interactivo do Relatório Nacional sobre Timor-Leste, referentes às medidas a serem tomadas para a protecção e promoção dos Direitos Humanos no país, resultaram 125 recomendações.
Destas a delegação de Timor-Leste aceitou 88 , rejeitou uma recomendação, e remeteu para o Governo, em Dili , a decisão em relação às restantes 36 recomendações. Liderada pelo embaixador Joaquim Fonseca, a resposta do Governo de Timor-Leste em relação às 36 recomendações foi apresentada à UPR na 19ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos.
Os 12 Estados Membros e 12 Estados Observadores do Conselho dos Direitos Humanos felicitaram Timor-Leste pelos progressos feitos na área dos direitos humanos.
Contudo, representantes da sociedade civil incentivaram Timor-Leste a continuar os seus esforços para melhorar ainda mais a situação dos direitos humanos no pais.
No final o embaixador timorense lamentou a ausência de representantes quer da Sociedade Civil timorense, quer das Instituições Nacional dos Direitos Humanos e agradeceu as delegações dos membros e observadores pelo seu apoio e participação, e espera contar com a sua ajuda no processo de implementação as recomendações aceites.
A deliberação do relatório resultante da adopção do UPR sobre Timor-Leste será publicada no website do Gabinete do Alto Comissário dos Direitos Humanos .
Sem comentários:
Enviar um comentário