MMT - Lusa
Maputo, 26 mar (Lusa) - O Ministério da Justiça de Moçambique anunciou hoje que vai construir, ainda este ano, um complexo prisional de segurança máxima, com capacidade para três mil reclusos.
As obras da penitenciária estão avaliadas em 48 milhões de meticais (1,3 milhões de euros) e visam contribuir para o descongestionamento dos estabelecimentos prisionais, indicou, em comunicado, o Ministério da Justiça.
No novo complexo, que incluirá um presídio para mulheres e crianças, serão desenvolvidas atividades agrícolas e industriais, mas os reclusos serão também formados em áreas técnicas como serralharia, carpintaria e avicultura.
Até ao ano passado, as autoridades moçambicanas construiram três cadeias de raiz: uma em Muecate, na província de Nampula (norte), outra no distrito de Mabote, em Inhambane, e uma prisão-escola para menores em Boane, nos arredores de Maputo, no sul do país.
Dados divulgados recentemente durante a Primeira Conferência sobre o Acesso à Justiça em Moçambique indicaram que as cadeias do país estão preparadas para receber 6.674 reclusos, mas albergam 16.267, ou 9.500 presos a mais, em parte devido à incapacidade de alguns condenados de pagar custas judiciais.
Destaque Página Global
Leia mais sobre Moçambique - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário