sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cabo Verde: UE NEGA, GEOESPACIAL, PM NA ÁFRICA DOS SUL, STº ANTÃO A 100%




Chefe da delegação da UE nega que parceria especial esteja em crise

03 de Agosto de 2012, 00:05

Cidade da Praia, 03 Ago (Lusa) - O chefe da representação da União Europeia (UE) em Cabo Verde, Josep Coll, negou na quinta-feira que a Parceria Especial com a UE esteja em crise, apesar da situação difícil que atualmente afeta o continente europeu .

Em declarações aos jornalistas, depois de apresentar os cumprimentos de despedida ao presidente da Assembleia Nacional, Josep Coll, que deixa Cabo Verde este mês, depois de cinco anos em missão no país, explicou que a Parceria Especial não é um "capricho" ou uma "dádiva", salientando que há interesses que nesses períodos têm de ser consolidados.

"A Parceria Especial quer dizer que tanto a Europa como Cabo Verde tem os interesses comuns que queremos consolidar, e, neste sentido, justamente porque estamos num período de convulsão política, diplomática e também económica, esses interesses ficam ainda mais claros e temos de conseguir consolidá-los", salientou.

Cabo Verde quer ter acesso a imagens geoespaciais para prevenção de desastres naturais

03 de Agosto de 2012, 00:37

Cidade da Praia, 03 Jul (Lusa) - Uma delegação da Agência das Nações Unidas UN SPIDER encontra-se em Cabo Verde para ajudar o país a ter acesso a imagens espaciais obtidas através de satélites, tendo em vista a prevenção de catástrofes naturais.

Criado em 2006, a UN SPIDER é um programa das Nações Unidas que gere uma base de dados de informações espaciais para responder às emergências, tendo como uma das suas principais actividades o aconselhamento técnico aos países para a prevenção e gestão de desastres naturais.

O coordenador da missão integrada por 12 especialistas, David Stevens, explicou que existem agências espaciais que disponibilizam as imagens de satélite, pelo que o trabalho da UN SPIDER será ajudar Cabo Verde a ter acesso a estas imagens.

"Nós estamos aqui para ajudar Cabo Verde a 'alavancar' esta tecnologia e ajudar na prevenção dos desastres", disse David Stevens.

Stevens acrescentou que em caso de desastres naturais cabo Verde tem a possibilidade de ter acesso gratuito a estas imagens.

Entretanto, David Stevens nõ adiantou quando Cabo verde poderá começar a ter acesso às imagens, explicando que o processo negocial está ainda no início.

Os 12 especialistas da UN SPIDER que se encontram no país estiveram hoje presentes num 'workshop' promovido pelo Serviço Nacional de Proteção Civil e que juntou responsáveis de algumas instituições nacionais que também trabalham com a gestão de informação, como o Núcleo para a Sociedade de Informação (NOSI), a Agência Nacional de Comunicações (ANAC) e o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Por ouro lado, já foram realizadas algumas reuniões técnicas com vários departamentos governamentais, com o objetivo de conhecerem tudo o que está a ser feito a nível de utilização de informações geoespaciais para aproveitar aquilo que está a ser feito e optimizar as oportunidades existentes.

"Há oportunidades internacionais em termos de obtenção de imagens de satélites. O que iremos fazer é estreitar esse relacionamento das instituições cabo-verdianas com essas oportunidades, ou seja, ajudar Cabo Verde a aproveitar aquilo que já existe em termos de tecnologias informacionais", acrescentou David Stevens.

O presidente interino do Serviço Nacional de Protecção Civil, Osvaldino Andrade, acredita que, apesar deste processo estar no início, Cabo Verde poderá ter acesso a tais imagens "muito brevemente".

CLI.

Primeiro-ministro visita África do Sul no primeiro trimestre de 2013

03 de Agosto de 2012, 11:48

Cidade da Praia, 03 ago (Lusa) - O primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou hoje que vai visitar a África do Sul no primeiro trimestre do próximo ano, viagem que deverá servir para o reforço das relações de cooperação.

José Maria Neves falava aos jornalistas depois de ter recebido em audiência o vice-ministro das Relações Internacionais da África do Sul, E.I. Ebrahim, que formalizou o convite para a visita.

Segundo o governante cabo-verdiano, há áreas "importantes" de cooperação que podem ser desenvolvidas como a economia marítima, os transportes aéreos, o turismo, as finanças internacionais, as tecnologias de informação, as energias renováveis e o ensino superior e ciência.

"Essas áreas vão ser analisadas, consolidadas e já há um convite do Presidente Zuma para que eu visite a África do Sul no primeiro trimestre de 2013 e aí teremos a oportunidade de reforçar as relações entre os dois governos, mais as relações económico-empresariais", precisou.

O principal produto desta visita, avançou o chefe do executivo, é a "forte intenção" do Governo da África do Sul, do Presidente Jacob Zuma, no sentido de haver o reforço das relações entre os dois países, o que para Cabo Verde são "relações estratégias fundamentais" para o desenvolvimento do arquipélago.

Estas intenções foram confirmadas pelo vice-ministro sul-africano, segundo o qual Cabo Verde se apresenta como um mercado potencial de investimento por parte dos empresários sul-africanos.

CLI.

Aldeia de Santo Antão é a primeira localidade a ter energia 100% renovável

03 de Agosto de 2012, 12:42

Cidade da Praia, 03 ago (Lusa) - Monte Trigo, uma aldeia piscatória de 300 habitantes no concelho de Porto Novo, ilha de Santo Antão, vai ser a primeira localidade cabo-verdiana abastecida a partir de uma fonte energética 100 por cento renovável.

A central fotovoltaica de Monte Trigo, que começou a funcionar em regime experimental, em fevereiro, vai ser inaugurada no dia 13 de agosto, garantindo o abastecimento de luz elétrica 24 horas por dia à localidade.

A inauguração do projeto vai acontecer no dia em que o Governo fará o lançamento da primeira pedra da interligação energética para o Tarrafal, localidade vizinha de Monte Trigo.

Ambos os projetos são financiados pela União Europeia no valor de 1,4 milhões de euros.

Até à data, o fornecimento de energia elétrica na zona era feito através de uma micro-central, equipada com um velho gerador diesel, que funcionava somente cinco horas por dia.

A central fotovoltaica de Monte Trigo tem a capacidade para produzir até 200 kWh no período solar, enquanto a demanda na rede é de 100 kWh.

O projeto foi implementado pela empresa Águas do Porto Novo em parceria com o Instituto Superior Técnico (Portugal), o Trama Tecno Ambiental (Espanha), d Erhtec (Espanha) e a Transenergie (França).

CLI

*O título nos Compactos de Notícias deste género são de responsabilidade de PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana