quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SURTO DE DIARREIA AGUDA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

 

MYB - Lusa
 
São Tomé, 28 ago (Lusa) - São Tomé e Príncipe enfrenta desde há uma semana um surto de diarreia aguda, sendo as crianças menores de cinco anos as principais afetadas, confirmou hoje à agência Lusa a médica pediátrica, Suazilande Sousa.
 
"Realmente tem havido um número crescente de crianças que acorrem ao hospital e aos centros de saúde com problemas de gastroenterite, diarreia e vómitos", disse Suazilande Sousa.
 
A direcção dos Cuidados de Saúde adiantou que a doença "está com tendência para recrudescer", mas a médica de pediatria do Hospital Ayres de Menezes, o principal da ilha de São Tomé, não confirma nem desmente eventuais óbitos.
 
"Casos de óbitos, eu não posso confirmar" disse remetendo a divulgação desta informação para o sector do hospital que "trabalha com as estatísticas", onde miguem se prestou a esclarecer o assunto.
 
O Ministério da Saúde não divulgou o número de crianças afetadas, nem quando deram entrada nos hospitais os primeiros casos.
 
Apesar do serviço de Pediatria do Hospital Ayres de Menezes estar praticamente lotado, as autoridades sanitárias considerarem que a doença está "sob controlo".
 
"Aqui no hospital onde eu trabalho tem havido um número acrescido de casos e eu creio que a nível do país inteiro também tem havido um aumento do número de casos, porque estamos na época das diarreias", explicou Suazilande Sousa
 
A Direcção dos Cuidados da Saúde, em nota enviada hoje aos órgãos de comunicação estatais, chama a atenção para a necessidade de os pais e encarregados de educação estarem alerta relativamente à doença, enquanto o hospital Ayres de Menezes alerta para os cuidados a ter com as crianças infetadas.
 
"Esta diarreia não precisa de grandes coisas para tratamento. O mais importante é a hidratação. O mais importante é dar às crianças líquidos quando são afectadas pela diarreia" acrescentou a médica.
 
Beber muita água, chá, sopa, água de arroz, água de coco e principalmente o soro de pacote ou soro caseiro é o principal conselho da Direcção dos Cuidados de Saúde constante nos "spots" publicitários que vão ser difundidos na rádio e televisão públicas.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana