quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Guiné-Bissau: NÃO-ALINHADOS, ESTUDANTES NA RÚSSIA, SERIFO NA ONU

 


Presidente de transição participa em cimeira dos Não-alinhados
 
28 de Agosto de 2012, 18:02
 
Bissau, 28 ago (Lusa) - O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, partiu hoje para o Irão para participar na cimeira do Movimento dos Não-alinhados mas também, explicou aos jornalistas, para procurar formas de cooperação.
 
Em declarações à imprensa antes de deixar Bissau, Serifo Nhamadjo disse que a Guiné-Bissau é dos países pioneiros no movimento dos não-alinhados pelo que "é de todo importante" estar presente.
 
A Guiné-Bissau vai "partilhar experiências e explicar a situação atual do país, e tentar de forma bilateral relançar alguns dossiers pendentes e provavelmente iniciar outros", disse Serifo Nhamadjo, frisando que "qualquer país que esteja disponível para ajudar a Guiné-Bissau neste momento será bem-vindo".
 
A Guiné-Bissau vive uma fase de transição na sequência de um golpe de Estado a 12 de abril último. As autoridades de transição não são reconhecidas pela maioria da comunidade internacional e os tradicionais parceiros do país cancelaram os apoios ao desenvolvimento.
 
Ainda assim, segundo Serifo Nhamadjo, o processo de transição caminha "de forma lenta mas segura".
 
"É preciso paciência e tentar cada vez mais convencer as pessoas de que só conversando é que podemos ultrapassar os diferendos", disse o Presidente de transição, acrescentando que estão a ser feitos contactos "para envolver todas as forças políticas do país" na gestão da transição (referindo-se ao PAIGC, partido no poder até ao golpe de Estado).
 
Serifo Nhamadjo disse mesmo que é possível incluir o PAIGC (partido que se tem recusado a dialogar com as autoridades de transição) no governo de transição, porque "desde que haja boa vontade" todos podem participar.
 
A reunião dos não-alinhados junta representantes de mais de 120 países em Teerão e termina na próxima sexta-feira. O movimento dos não-alinhados foi criado nos anos 60 do século passado e junta países que não estavam nem ao lado dos Estados Unidos nem da União Soviética, quando do período chamado de "guerra fria".
 
FP.
 
Governo de transição garante rápida resolução do problema de estudantes na Rússia
 
28 de Agosto de 2012, 18:44
 
Bissau, 28 ago (Lusa) - O governo de transição da Guiné-Bissau garantiu hoje que ainda esta semana será resolvido o problema os estudantes que terminaram os estudos na Rússia e que estão sem dinheiro para regressar ao país.
 
Dez estudantes que terminaram este ano os estudos na Rússia estão desde segunda-feira nas instalações da embaixada da Guiné-Bissau em Moscovo, afirmando que ali vão ficar até receberem bilhetes para regressarem ao país. Um dos estudantes disse à Lusa que nos próximos dias chegarão à embaixada mais 23 bolseiros nas mesmas condições.
 
Questionado hoje pela Agência Lusa, o ministro da Educação do governo de transição, Vicente Pungura, explicou que o assunto já foi tratado com o ministro das Finanças e que os estudantes vão receber os bilhetes de avião dentro de poucos dias.
 
Presidente de transição acredita que estará na Assembleia-Geral da ONU em setembro
 
28 de Agosto de 2012, 18:59
 
Bissau, 28 ago (Lusa) - O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo disse hoje creditar que vai estar presente na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em setembro, em representação do seu país.
 
"Vamos pedir à Deus que nos dê muita sorte e força para estarmos presentes", afirmou Serifo Nhamadjo, quando questionado sobre quem representará o país nas Mações Unidas, momentos antes de viajar para o Irão onde vai participar na Cimeira dos Não-Alinhados.
 
O Presidente de transição disse ainda que, neste momento, não há ninguém melhor posicionado(do que ele) para falar em nome da Guiné-Bissau.

*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG

Leia quase tudo sobre Guiné-Bissau (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana