sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Macau: Combate à corrupção depende de toda a sociedade, sustenta comissário

 

JCS - Lusa
 
Macau, China, 20 set (Lusa) - O combate à corrupção está dependente da participação de toda a sociedade, defendeu hoje em Macau o Comissário Contra a Corrupção, Vasco Fong.
 
Falando aos jornalistas após a inauguração do seminário "Gestão Honesta e Ambiente Empresarial Íntegro", Vasco Fong destacou que, além do trabalho dos órgãos de combate à corrupção, ao qual Macau tem dedicado cada vez mais meios, qualquer sociedade "só pode combater este flagelo com a participação de todos os cidadãos".
 
Juiz em Macau e Comissário Contra a Corrupção desde 2009, quando Fernando Chui Sai On tomou posse como líder do Governo, Vasco Fong vê a sociedade de Macau "mais atenta e menos tolerante" perante o fenómeno da corrupção, mas destaca a "necessidade contínua" de sensibilização para que o combate seja eficaz.
 
"A sociedade pertence a todos e não apenas a um ou outro cidadão, pelo que sem a participação de todos é impossível fazer-se um combate eficaz e pleno", acrescentou.
 
Na abertura do seminário e dirigindo-se aos participantes, Vasco Fong salientou que, tal como "se verificou noutras regiões, o trabalho realizado no âmbito do combate à corrupção em Macau passou por grandes dificuldades e desafios, mas, decididamente, contribuiu para uma forte consciencialização das gentes macaenses acerca deste problema, fazendo com que as mesmas tenham conseguido acompanhar as diferentes fases de desenvolvimento desse combate, na concreta realidade onde se encontram inseridas, deste modo comprovando uma crescente consciência cívica".
 
Já Fernando Chui Sai On, líder do executivo, salientou, por sua vez, que Governo e sociedade "devem unir-se para ensinar e promover comportamentos contra a corrupção junto das várias camadas da sociedade e, gradualmente, integrar este principio no dia-a-dia da população", prometendo ainda "dar continuidade à construção de uma sociedade íntegra" e a atualização constante do regime jurídico.
 
Ainda sob administração portuguesa de Macau, foi criado há 20 anos o Alto Comissariado Contra a Corrupção e a Ilegalidade Administrativa, hoje apenas Comissariado Contra a Corrupção, que, além do combate à corrupção, tem ainda funções de Provedoria de Justiça e de divulgação e promoção de uma sociedade integra.
 
Em 2006, o Comissariado Contra a Corrupção, ainda dirigido por Cheong U, atual Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, destacou-se na sociedade de Macau ao ter desencadeado o processo que levou à detenção e condenação do antigo Secretário das Obras Públicas, Ao Man Long, que cumpre uma pena de prisão de 29 anos e meio por corrupção e abuso de poder.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana