sexta-feira, 3 de maio de 2013

A UCCLA E A APICULTURA CONTRA A POBREZA NA GUINÉ-BISSAU




Valorização da Apicultura nas Regiões de Bafatá e Gabu 

Inauguração de exposição fotográfica

Terá lugar no próximo dia 6 de Maio, às 18.30 horas, no Centro Cultural Português, em Bissau, a inauguração da exposição de fotografias sobre a Valorização da Apicultura no Leste da Guiné-Bissau (Regiões de Bafatá e Gabu), num projeto da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, Instituto Politécnico/Escola Superior Agrária de Bragança e Aprodel.

Projeto financiado pela União Europeia/Delegação junto da República da Guiné-Bissau, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e Governo da Guiné-Bissau.

No mesmo dia, pelas 17.00 horas, terá lugar uma palestra subordinada ao tema “A Apicultura no contexto do desenvolvimento rural”, conduzida pelos presidentes da Federação Nacional de Apicultores de Portugal e da Associação de Apicultores do Leste da Guiné-Bissau.

A exposição irá estar patente ao público de 6 a 16 de maio.

Dados adicionais:

Projeto, realizado entre março de 2010 e abril de 2013, que pretendeu contribuir para valorizar a apicultura como recurso económico na luta contra a pobreza nas Regiões de Bafatá e Gabu. Procurou-se dinamizar a Fileira Apícola, incentivando as comunidades locais a um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, através do reforço da capacidade produtiva dos apicultores, da introdução de tecnologias adequadas de processamento dos produtos e do desenvolvimento de oportunidades comerciais e de mercado.

Deste modo foi criada uma associação de apicultores e pequenas organizações sectoriais (9 agrupamentos), dotada de recursos técnicos e materiais, envolvendo um total de 200 apicultores; a marca “Badjudessa”; reforço de capacidades; dotação de instalações; unidade industrial e equipamentos produtivos.

Informação da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa

Rua de São Bento, n.º 640
1250-222 Lisboa
Telefone: + 351 213 845 600

Sem comentários:

Mais lidas da semana