terça-feira, 12 de novembro de 2013

Moçambique: FORÇA AÉREA RECEBEU PERTO DE 20 AVIÕES E HELICÓPTEROS

 

O País (mz)
 
Em meio a confrontos militares, prosseguem longe dos canais de divulgação investimentos nas Forças de Defesa, com destaque para a Força Aérea
 
As recentes aquisições e ofertas de meios aéreos militares pelo Estado moçambicano, cujos anúncios chegam ao país através da imprensa estrangeira, fazem parte de um processo de reestruturação da Força Aérea de Moçambique (FAM) iniciado há cerca de oito anos.
 
Desde finais da década 80, a FAM ficou praticamente inoperante devido à falta de equipamentos aéreos militares, a maioria dos quais fornecidos pelos países do leste europeu. Em 1978, por exemplo, Moçambique recebeu cerca de 10 aviões Antonov (An – 26), tendo um se envolvido em acidente a 30 de Março de 1986. Três décadas depois, todos os aparelhos entraram em desuso e a maioria abandonada na base da Força Aérea, no Aeroporto Internacional de Maputo.
 
O rejuvenescimento da FAM começou a ganhar impulso em 2011, quando iniciou o Projecto 12, da cooperação técnico-militar portuguesa. Antes do Projecto 12, a Força Aérea Portuguesa (FAP) trabalhava desde 2006 na formação de pilotos, um dos recursos mais críticos de qualquer força aérea.
 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana