quarta-feira, 26 de março de 2014

AUMENTAM CASOS DE TUBERCULOSE EM LUANDA



Jornal de Angola

O Hospital Sanatório de Luanda registou este ano 1.590 novos casos de tuberculose, mais 279 do que mesmo período de 2013, disse à Angop o director administrativo daquela unidade sanitária.

Manuel da Cruz afirmou que o aumento se deve ao deficiente saneamento do meio e ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas e tabaco.O VIH, referiu, também contribui para o aumento dos casos de tuberculose por ser uma “doença oportunista que pode afectar as vítimas da sida”.

Este ano, declarou, foram atendidas 242 pessoas com tuberculose e VIH/Sida. 

O Hospital Sanatório atende também pessoas que apenas têm ou o vírus da sida ou outra doença, como a malária e hipertensão, no âmbito de um programa que destinado a oferecer à população dos bairros próximos da unidade quaisquer serviços de saúde.

No mesmo período, o estabelecimento de saúde notificou 314 casos de VIH contra 569 no mesmo espaço de tempo de 2013.

Aquele número está entre os 20.­771 casos atendidos em consultas externas no primeiro trimestre contra 14.196 em 2013.

Manuel da Cruz lamentou a “morte desnecessária” de doentes com tuberculose, que abandonam a medicação no início do tratamento devido à aparente impressão de melhoria do quadro clínico, negligência que pode provocar resistência da doença aos medicamentos.

“A tuberculose tem cura desde que o doente siga de forma obediente a prescrição médica até ao fim do tratamento”, disse. O abandono de alguns doentes pelos familiares, realçou, está entre os maiores constrangimentos registados por sobrecarregar os encargos suportados pelo hospital.

Até segunda-feira de manhã estavam internados 302 doentes, número que cresceu devido à abertura há 15 dias de duas enfermarias.

Situação no continente

O director regional da Organização Mundial da Saúde para África afirmou que a tendência crescente de casos de tuberculose no continente foi travada devido ao aumento da taxa de tratamento adequado. 

Numa mensagem, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, assinalado na segunda-feira, Luís Sambo sublinhou que a taxa de mortalidade e o número de pessoas que não terminam o tratamento continuam em queda.

O representante da OMS apelou à união da região africana à comunidade global em torno do lema da efeméride para este ano, que é “Alcançar os Três Milhões”, número de casos da doênçaque se presume não estão diagnosticados.

Luís Sambo alertou que a epidemia em África é fortemente impulsionada pela pobreza e pela infecção simultânea com o VIH. 

As pessoas pobres que vivem com o VIH têm maiores probabilidades de contrair igualmente a tuberculose, referiu.

Foto: Kindala Manuel

Sem comentários:

Mais lidas da semana