quarta-feira, 26 de março de 2014

MINISTRO ALEMÃO EM LUANDA



Jornal de Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank-Walter Streinmeier, encontra-se desde a noite de ontem em Luanda para cumprir uma visita oficial a Angola, no âmbito do reforço das relações de cooperação entre os dois países.

O Ministério das Relações Exteriores em comunicado refere que, durante a sua visita, Frank-Walter Streinmeier é recebido pelo chefe da diplomacia angolana, Georges Chikoti, e pelo ministro da Economia, Abraão Gourgel.

Antes do seu regresso, previsto para a noite de hoje, Streinmeier deve manter encontros em separado com o líder da UNITA, Isaías Samakuva, e com empresários alemães.

A visita a Angola é a última etapa de um périplo que o chefe da diplomacia alemã começou em Addis Abeba, Etiópia, com passagem por Dar es Salaam, Tanzânia. Trata-se da primeira deslocação de Frank-Walter Streinmeier a África no seu segundo mandato à frente da diplomacia alemã. 

A Embaixada alemã em Luanda refere em comunicado que com o périplo a Alemanha quer sublinhar a importância que os países africanos emergentes representam como parceiros para a solução dos desafios globais.

“A Alemanha considera os Estados africanos como actores importantes na política internacional e com eles quer trocar experiências mais intensamente. O Governo Federal alemão aprecia esse desenvolvimento por parte dos países africanos e o estabelecimento de uma arquitectura africana de paz e segurança”, diz o comunicado.

O documento destaca o facto de a viagem do ministro alemão ter lugar alguns dias antes da Cimeira entre a União Euopeia e África, a 2 e 3 de Abril, em Bruxelas. A visita serve para “enfatizar a extensão do compromisso alemão em África nas áreas política, económica e social”.

As relações entre Angola e a Alemanha têm vindo a conhecer um notável incremento nos últimos anos, sobretudo no domínio eonómico, com a visita da chanceler Angela Merkel.

Foto AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana