sexta-feira, 28 de março de 2014

Comitiva do Timor Leste visita a UFC no Brasil e propõe programas de cooperação



Universidade Federal do Ceará

O Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, recebeu na manhã desta quinta-feira (27), em seu gabinete, comitiva liderada pelo Diretor Geral do Ensino Superior do Ministério da Educação do Timor Leste, Abrão dos Santos, e pelo embaixador daquele país no Brasil, Domingos de Sousa.

O encontro faz parte de uma série de visitas que os timorenses fazem a instituições de ensino superior do Brasil e a orgãos como o Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é reforçar parcerias para ampliar os programas de cooperação acadêmica envolvendo professores e alunos do país do sudeste asiático, no Brasil.


Em relação aos estudantes, Abrão dos Santos quis saber do Vice-Reitor sobre a possibilidade de criação de programa instituindo um ano de estudos preparatórios para os bolsistas timorenses que vêm para o Brasil cursar graduação. Ele falou também do interesse em programas de pós-graduação visando reforçar a formação de professores do ensino superior de seu país em áreas como Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia. Revelou que o Timor Leste trabalha para ampliar, com países lusófonos, os contatos com instituições de ensino superior públicas e também privadas, objetivando programas de cooperação.

O Vice-Reitor demonstrou o interesse da UFC em apoiar as iniciativas, mas ressaltou que algumas decisões dependem de negociações envolvendo o MEC, a Capes e, em alguns casos, o Ministério das Relações Exteriores. O Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC, Tito Lívio Cruz Romão, disse que é importante saber o que os dois ministérios vão definir acerca das questões propostas e como as universidades brasileiras vão poder, efetivamente, colaborar.

No próximo dia 2, a comitiva do Timor Leste que já visitou a Universidade de Brasília (UnB), volta ao Distrito Federal onde está marcada uma reunião com o Secretário da Educação Superior (Sesu), do MEC, às 17h30min, para conversarem sobre essas questões.

Também integraram a comitiva que visitou a UFC: o Adido da Educação da Embaixada do Timor no Brasil, Luís de Sousa Sequeira; a Pró-Reitora dos Assuntos de Provedoria e Aconselhamento da Universidade Nacional do Timor Leste (UNTL), madre Esmeralda Piedade de Araújo; a Assessora Internacional do Ministério da Educação do Timor, Graziela Lunardi; a representante do Gabinete de Bolsas do Ministério da Educação do Timor, Idalina Pinto; e os estudantes bolsistas daquele país na UFC Lázaro Santos (Arquitetura e Urbanismo), Floriano Ximenes (Biotecnologia), ambos em nível de graduação, e Rui Antonio da Cruz, aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema).

Fonte: Prof. Tito Lívio Cruz Romão, Coordenador de Assuntos Internacionais – fone: 85 3366 7333

Na foto: Comitiva do Timor Leste foi recebida pelo Vice-Reitor da UFC, Henry Campos (Foto: Jr. Panela)

Sem comentários:

Mais lidas da semana