quinta-feira, 10 de abril de 2014

Presidente CPLP deseja eleições com "ordem e tranquilidade" na Guiné-Bissau




O presidente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e do parlamento de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, desejou hoje que o processo eleitoral na Guiné-Bissau decorra com ordem e tranquilidade.

Fernando da Piedade Dias dos Santos falava na sessão inaugural da V Assembleia Parlamentar da CPLP, que decorre até sexta-feira em Díli, Timor-Leste, sem a presença de representantes do parlamento do Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

"Manifestamos o nosso regozijo pela consolidação do processo democrático na Guiné-Bissau, que desejamos que o pleito eleitoral decorra com ordem e tranquilidade e se inicie uma nova fase de paz e reconciliação definitiva", afirmou Fernando da Piedade Dias dos Santos.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais e legislativas no domingo.

No discurso, o presidente do parlamento de Angola felicitou também os "resultados do processo negocial entre o governo moçambicano e a Renamo, devolvendo a paz e a tranquilidade ao seu povo".

Durante a assembleia parlamentar da CPLP, os deputados vão apresentar temas sobre educação (Portugal), valores humanistas da organização (Timor-Leste), recursos naturais (Moçambique) e combate à pobreza (Angola).

Os trabalhos da Assembleia Parlamentar da CPLP, cuja presidência é assumida por Angola, começaram na quarta-feira com reuniões das comissões parlamentares.

O parlamento nacional de Timor-Leste assumiu a presidência da AP-CPLP em 2011, durante a terceira Assembleia Parlamentar que se realizou em Díli.

A quinta AP-CPLP realiza-se novamente na capital timorense porque Timor-Leste vai assumir em julho a presidência da organização, durante a cimeira de Chefes de Estado e de Governo, refere o parlamento timorense na sua página oficial na Internet.

A delegação de Portugal é composta pelo vice-presidente do parlamento, Guilherme da Silva, e pelos deputados Adriano Rafael Moreira (PSD), Miguel Coelho (PS), Arménio Santos (PSD), Elza Pais (PS), Carlos Páscoa Gonçalves (PSD) e Ângela Guerra (PSD).

MSE // FV - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana