sexta-feira, 30 de maio de 2014

Portugal: Maioria chumba moção de censura do PCP ao Governo




A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira a moção de censura ao Governo PSD/CDS-PP apresentada pelo PCP, com os votos contra da maioria que apoia o executivo e os votos favoráveis do PS, BE e PEV.

A moção de censura, a sexta que o atual executivo enfrentou desde que iniciou funções, em junho de 2011, foi rejeitada sem abstenções.

O texto foi rejeitado com os votos contra de 101 deputados do PSD, incluindo o da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e de 22 deputados do CDS-PP.

Na bancada do PS, votaram a favor os 65 deputados presentes - faltaram nove deputados, entre os quais Francisco Assis, que se ausentou imediatamente antes da votação.

Os oito deputados do BE, os dois deputados do PEV e os 14 deputados do PCP votaram a favor.

Nas bancadas da maioria registaram-se as ausências de sete deputados do PSD e de dois deputados do CDS-PP.

Intitulada "Travar a política de exploração e empobrecimento - Construir uma política patriótica e de esquerda", a apresentação da moção de censura foi anunciada no domingo, pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, na sequência do resultado das eleições europeias.

PS "afastado" do centro político

O vice-primeiro-ministro considerou que o PS se afasta do centro político ao votar favoravelmente uma moção de censura ao Governo do PCP que propõe "objetivamente a saída do euro" e "uma espécie de neo-PREC".

No encerramento do debate da moção de censura do PCP, na Assembleia da República, Paulo Portas alegou que os comunistas recorreram a este instrumento constitucional para "enredar o PS" e tiveram sucesso.

"Fica deste debate, certamente, a coesão da maioria, a coerência no erro do PCP e a hesitação inexplicável do maior partido da oposição. Digamos que foi um contributo do PS para se afastar do centro político. Não me parece que alguém lhes agradeça, muito menos o PCP", afirmou o vice-primeiro-ministro e presidente do CDS-PP.

Jornal de Notícias

Leia mais em JN

Sem comentários:

Mais lidas da semana