domingo, 1 de junho de 2014

Angola: UNITA quer clima de diálogo "inclusivo e abrangente"




A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) apelou hoje ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para que crie um "clima que conduza os angolanos a um verdadeiro diálogo, inclusivo e abrangente".

A posição, transmitida hoje pelo secretariado executivo do comité permanente da UNITA, surge por ocasião do 23.º aniversário dos Acordos de Paz para Angola, assinados a 31 de maio de 1991, em Bicesse, Portugal.

O acordo, que envolveu o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e o então líder da UNITA, Jonas Savimbi, visava pôr fim a um conflito armado que à data já levava 16 anos, mas que após as eleições legislativas e presidenciais de 1992 se prolongaria por mais uma década.

Agora, diz o secretariado executivo ao assinalar aquela data, "ainda estão por cumprir, pelo Governo de Angola, várias cláusulas dos Acordos de Paz" assinados entre as duas partes, reclamando a UNITA, ao presidente angolano, a criação de "um verdadeiro diálogo, inclusivo e abrangente".

"As bases em que assenta a nação angolana em construção precisam de ser reformuladas para que se construa uma nação baseada na Paz Social, Justiça e Solidariedade", lê-se numa posição oficial do partido divulgada hoje.

Para assinalar os 23 anos dos Acordos de Paz de Bicesse, a UNITA está a promover um ciclo de conferências sobre a Paz e a Estabilidade na África Austral.

Com a iniciativa, o partido diz promover a "reflexão" e o "debate" com "diferentes setores da sociedade angolana e estrangeiros", demonstrando a "crescente preocupação e interesse" em "estimular, promover e difundir a verdadeira história de Angola".

"Um povo que não conhece a sua história não tem memória e está condenado a repetir os mesmos erros do passado. Por esta razão, a UNITA recusa-se a responder a provocações que no passado foram também parte da causa da guerra que vitimou milhares de angolanos. O povo angolano está maduro e saberá identificar os verdadeiros patriotas e os que buscam escamotear as falcatruas do seu passado político de regime ditatorial de partido único", diz o secretariado executivo.

O partido afirma ainda que passados 23 anos os acordos de Bicesse "são o único instrumento legal que garante a execução do entendimento entre o Governo e a UNITA", constituindo o "arcabouço e o cerne da Paz e do estabelecimento da democracia multipartidária em vigor em Angola".

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana