domingo, 1 de junho de 2014

Empresários timorenses têm falta de experiência e financiamento




Díli, 31 mai (Lusa) - O presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste, Júlio Alfaro, caraterizou hoje o empresário timorense como determinado, mas com "grandes limitações na experiência profissional" e no apoio ao financiamento.

"O empresário timorense tem um caráter muito peculiar, determinado, acredita no que faz, mas tem grandes limitações na experiência profissional, ausência de financiamento e falta de uma estrutura técnica eficaz para ajudar a realizar os negócios", afirmou Júlio Alfaro à Agência Lusa .

Os empresários timorenses atuam principalmente no setor da construção civil - atualmente existem cerca de seis mil empresários espalhados por todo o país - no turismo e na agricultura.

A proliferação de empresas de construção civil no país está relacionada com a aposta do Governo timorense na construção de infraestruturas no país essenciais para provocar o crescimento do setor económico privado e consequentemente o combate à pobreza.

"Muitas vezes há vozes que protestam que o empresariado timorense está mais virado para a área de investimento público, principalmente nas infraestruturas, mas penso que é muito natural num país novo onde é preciso construir tudo", disse Júlio Alfaro.

Segundo o responsável, esta aposta dos empresários deve-se também ao facto de este setor ser pago pelo Estado e ser uma forma mais fácil de iniciarem as suas atividades.

"Dada a ausência de financiamento dos bancos comerciais", os empresários só têm o investimento público, disse, salientando que a ausência de financiamento dificulta o início de qualquer atividade.

Para colmatar a falha, a secretaria de Estado para o Apoio e Promoção do Setor Privado e o Banco Nacional de Comércio de Timor-Leste assinaram em março um protocolo para a transferência de 10 milhões de dólares (7,3 milhões de euros) para facilitar o crédito e reforçar a capacidade financeira dos empresários timorenses.

MSE // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana