domingo, 1 de junho de 2014

Dia Mundial da Criança: Primeira Dama lança programa “Conta do Bebé”



31 de Maio de 2014, 17:06

A primeira dama Isabel Ferreira comemora mais um ano, do dia mundial das crianças, dia 1 de junho, junto de 1300 crianças dos 31 sucos de Díli e lança programa “Conta do Bebé”, segundo comunicado do gabinete da primeira dama.

Este ano a celebração deste dia vai ser nos jardins e recinto do Palácio da Presidência em Aitarak Laran, em Díli.

Estão previstas a participação de 1300 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos de idade, representativos dos 31 sucos do Distrito de Dili, os quais estão registados no (Centro de Treinamento de Futebol Juvenil de Timor-Leste) CTFJTL para efeitos de treinamento no âmbito do projecto piloto de “Torneio de Futebol: Taça da Primeira-Dama 2014”.

A primeira dama irá aproveitar para lançar e dar a conhecer o Programa “Conta do Bebé” que consiste num subsídio dado ao bebé no momento do nascimento.

Este subsídio foi apresentado durante a campanha eleitoral para as presidenciais de 2012, em Baucau, que incluía uma prioridade  para as crianças e jovens.

Infelizmente, não foi possível a sua implementação nos últimos dois anos por falta de fundos específicos para o efeito no orçamento geral do Estado, segundo o comunicado.

A 28 de março deste ano, um parceiro de desenvolvimento respondeu positivamente ao pedido de angariação de fundos e disponibilizou 21.000 dólares para implementar durante o ano de 2014.

Poderá saber mais informação sobre o Programa “Conta do Bebé” na página do Gabinete da Primeira Dama.

Este será um dia que irá ficar marcado para muitas das crianças que pela primeira vez celebram o dia mundial das crianças.

O programa incluirá momentos culturais, uma exibição de toques de futebol, música, danças, incluíndo a dança do Dragão e a distribuição de brindes da parte do SAPO TL e Timor Telecom.

Além dos jogadores (crianças do CTFJTL), irão estar presentes representantes dos orgãos de soberania e autoridades timorenses, representantes do corpo diplomático e agências internacionais acreditadas em Díli, representantes das autoridades locais e sociedade civil, bem como a adesão dos agregados familiares dos jogadores de futebol em fase de formação.

Veja aqui o vídeo da celebração do dia mundial das crianças, no ano passado, 1 de Junho de 2013, na escola de Lebutún, Metinaro, com a participação da primeira dama e o presidente da república Taur Matan Ruak.

Sapo TL, com fotos

Sem comentários:

Mais lidas da semana