quarta-feira, 9 de julho de 2014

Indonésia: Sondagens à boca das urnas dão vantagem a Jokowi nas presidenciais




O candidato à presidência da Indonésia Joko Widodo lidera as sondagens à boca das urnas, com 11 pontos percentuais de vantagem em relação ao seu rival, o antigo general Prabowo Subianto.

De acordo com dados difundidos pela agência Poltracking, o governador de Jacarta Joko Widodo, conhecido como Jokowi, terá obtido 55,87% dos votos, contra os 44,13% conquistados pelo ex-general Prabowo Subianto, que foi um militar ativo no regime do ex-ditador Suharto.

As sondagens do dia anterior apontavam para uma diferença nas intenções de voto na ordem de 3,6% - também favoráveis a Jokowi, que liderava com 47,8%, contra 44,2% de Prabowo Subianto, segundo o Instituto de Sondagens Indonésio.

Os resultados oficiais deverão ser anunciados pela Comissão Eleitoral entre os dias 20 e 22 de julho.

Cerca de 186 milhões de indonésios foram chamados a exercer o seu direito de voto nas presidenciais em todo o país, num escrutínio que decorreu sem incidentes entre as 07:00 e as 13:00 (entre as 01:00 e as 07:00 em Lisboa, no caso de Jacarta).

Para salvaguardar a segurança, foram destacados 1,2 milhões de militares, polícias e civis, disse, esta segunda-feira, o general Sutarman do exército indonésio.

Esta é a terceira vez, desde 2004, que os indonésios elegem de forma direta o seu Presidente.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana