quarta-feira, 9 de julho de 2014

Requerentes de asilo tentam suicídio para filhos poderem ficar na Austrália




Sydney, 09 jul (Lusa) -- Cerca de uma dezena de mulheres tentou suicidar-se num centro de detenção de requerentes de asilo para que os seus filhos pudessem ficar na Austrália, informou hoje a imprensa.

As tentativas de suicídio ocorreram esta semana no campo de ilha Christmas, uma ilha australiana no meio do oceano Índico, depois de as mulheres terem sido informadas da sua transferência para a Papua-Nova Guiné ou para a ilha de Nauru, segundo o jornal Sydney Morning Herald.

Os imigrantes clandestinos que querem pedir asilo na Austrália são enviados para campos em ilhas do Pacífico, enquanto o seu dossier é analisado, processo que pode durar meses.

A Comissão dos Direitos Humanos australiana, organismo governamental, disse à agência France Presse ter sido informada de sete casos de tentativas ou ameaças de suicídio por mulheres nas últimas 48 horas, no campo da ilha Christmas.

"Nas últimas semanas, foram identificados 13 casos semelhantes", precisou a porta-voz da comissão.

As mulheres pensam que se morrerem os filhos órfãos terão mais hipóteses de poderem ficar em território australiano, precisou o presidente do município de Christmas, Gordon Thompson, citado no Sydney Morning Herald.

O governo conservador de Tony Abbott prometeu que nenhuma embarcação de imigrantes clandestinos, que partem sobretudo da Indonésia com principalmente iraquianos, iranianos e curdos a bordo, chegará às costas australianas. Elas são intercetadas no mar e redirecionadas para as ilhas do Pacífico.

Admitindo tratar-se de uma situação "comovente", o primeiro-ministro australiano disse hoje à televisão Canal Nove que "o governo não vai deixar que a sua política seja conduzida por pessoas que pretendem colocar-nos numa situação de pressão moral".

"As pessoas que estão em Nauru são vestidas, alojadas, alimentadas e sobretudo estão em segurança. Não são alvo que qualquer perseguição", disse Tony Abbott, adiantando: "Não creio que os australianos queiram ser submetidos a uma chantagem moral".

Em 2013, cerca de 20.000 imigrantes clandestinos, que chegaram por mar, pediram asilo na Austrália, com uma população de 23 milhões de pessoas.

PAL // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana