quarta-feira, 2 de julho de 2014

Polícia: Angola e Portugal trocam informações sobre tráfico de pessoas




O comandante geral da Polícia Nacional de Angola disse hoje à Lusa que aquela força está "atenta" e a trocar informações com as autoridades policiais portuguesas sobre situações suspeitas de tráfico de seres humanos envolvendo os dois países.

O último caso conhecido aconteceu a 08 de maio, quando o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) procedeu à detenção de um suspeito de tráfico de três menores, com idades compreendidas entre os 04 e os 13 anos, no aeroporto Sá Carneiro, no Porto.

A detenção ocorreu no âmbito do controlo de fronteira realizado à chegada dos passageiros de um voo proveniente de Luanda, Angola.

Neste caso, de acordo com o comandante geral da Polícia Nacional de Angola, Ambrósio de Lemos, Portugal "transmitiu informações" àquela força, até porque o caso envolveu um cidadão angolano - em prisão preventiva - e a "falsificação de passaportes".

"Esta última (informação), de Portugal, estamos atentos, estamos a seguir. É mais uma tipicidade criminal que se juntou às outras que nós temos. Como se está internacionalizar, é necessário que Angola esteja atenta porque não está isenta desta criminalidade", reconheceu à Lusa o comandante da polícia angolana.

A troca de informação com a polícia portuguesa, e outras forças estrangeiras, é classificada por Ambrósio dos Santos como uma "necessidade muito premente", de forma a combater alegadas redes de tráfico de seres humanos que passam ou operam no país.

O oficial admitiu ainda a existência de "indícios" de outros casos suspeitos, nomeadamente de menores, mas sem adiantar mais pormenores.

As autoridades policiais suspeitam sobretudo de grupos que operam entre a República Democrática do Congo e o centro da Europa, via Angola e Portugal.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana