sábado, 9 de agosto de 2014

Confederação empresarial da CPLP abre delegação na Guiné Equatorial




Lisboa, 08 ago (Lusa) - A Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) anunciou hoje a abertura de uma delegação na Guiné Equatorial, país que recentemente passou a integrar o bloco lusófono.

De acordo com o comunicado da organização, o delegado da CE-CPLP na Guiné Equatorial será o presidente da câmara oficial de comércio, agricultura e florestal de Bioko, Gregorio Boho Camo.

"Esta decisão tem como objetivo aumentar o envolvimento da Guiné Equatorial no esforço de construção da comunidade empresarial que resulta da atuação da CE-CPLP", lê-se no documento.

A entrada da Guiné Equatorial na CE-CPLP aconteceu depois da adesão do país como membro de pleno direito da CPLP na X Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do bloco lusófono, realizada a 23 de julho, em Díli, Timor-Leste.

"Esta é, por isso, a prova de que a Guiné Equatorial está empenhada em pertencer à CPLP a todos os níveis e em todos os setores, especialmente ao nível empresarial, o que se traduz na criação da delegação da CE-CPLP no país", lê-se na nota.

"A CE-CPLP ganha, assim, cada vez mais peso como o braço económico e empresarial da CPLP reforçando o papel de 'quarto pilar da CPLP', como referiu o secretário executivo da CPLP, Murade Murargy", sublinha-se no texto.

É "da maior importância incluir a Guiné Equatorial nas nossas atividades e mostrar que os empresários dos nossos nove países estão empenhados em melhorar os laços económicos e em aproximar verdadeiramente e melhorar as condições de vida dos nossos povos", disse o presidente da CE-CPLP, Salimo Abdula, citado no comunicado.

A Guiné Equatorial já participava nas atividades da CE-CPLP desde junho de 2014, data em que foram aprovadas as entradas da câmara de comércio, agricultura e florestal de Bioko e da câmara oficial de comércio, agricultura e florestal de Rio Muni.

Esta participação comprova, segundo o comunicado, "o empenho dos empresários da comunidade em abranger o raio de ação da CPLP e possibilitando novas oportunidades para fazer negócios na língua portuguesa".

CSR // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana