terça-feira, 26 de agosto de 2014

São Tomé e Príncipe: NELSON CARVALHO E ALGUNS PESOS PESADOS ABANDONAM ADI




São Tomé, 25 Ago (STP-Press) -Nelson Carvalho, presidente da câmara distrital de Mé-Zochi e membro de direcção política do partido Acção Democrática Independente (ADI) e alguns ‘’pesos pesados’’ decidiram abandonar o partido do ex-primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, confirmou à STP-Press uma fonte partidária.

O abandono dá-se há algumas semanas das eleições legislativas, autárquicas e regional marcadas para 12 de Outubro,  nas quais o Acção Democrática Independente, segundo Abenilde de Oliveira, seu porta-voz, ao anunciar há dias, o fim da aliança política com UMPP, vai concorrer sozinho às eleições regional para substituir a liderança de José Cardoso Cassandra, vulgo ‘’Tozé’’ na ilha do Príncipe.

De acordo com Roberto Lombá à STP-Press, deputado e membro da comissão política do ADI, Nelson Carvalho, em carta enviada a direcção do partido, abandona esta força política pelo facto de sua candidatura para deputado ter sido ‘’chumbada’’ pela direcção do ADI, actualmente, com 26 deputados na Assembleia Nacional (Parlamento).

Na missiva de pedido de demissão assinada pelo autarca de Mé-Zochi ao Tribunal Constitucional (TC), este pede, também,  a José Bandeira, presidente do TC,  para excluir o seu nome como candidato a vereador do ADI em Mé-Zochi, para uma provável reeleição à liderança do distrito.

Lombá garantiu, também, que, Raúl Cravid, actual PCA da ENASA, Empresa Nacional do Aeroporto, Navegação e Segurança Área, e membro do conselho nacional do ADI terá, igualmente, deixado o partido para o MLSTP.

Segundo apurou a STP-Press, Cravid vai concorrer às legislativas pelo circulo de Caué como segunda figura da lista do MLSTP/PSD.

No que se refere a Nelson Carvalho tudo aponta que vai concorrer às eleições legislativas na lista do PND, Plataforma Nacional para o Desenvolvimento.

Por seu turno, Julio Silva, ex-ministro de Agricultura, quadro sénior do ADI , também, desvincula-se do ADI para o MDFM/PL, do antigo chefe de Estado Fradique de Menezes concorrendo nomeadamente às eleições como cabeça de lista no distrito sulista de Caué.

Ainda no sul do país, as baixas continuam no ADI. Fernando Pereira, vulgo Cobó, líder do golpe de estado-militar de 2003 e militar na reserva, decidiu, também, virar as costas ao ADI por não ter sido designado vereador para câmara distrital de Cantagalo, baseado em Ribeira Afonso.

Comentando para a imprensa a crise instalada no ADI, Olívio Diogo, analista político santomense considerou que são ‘’baixas de vulto’’ e que ‘’ADI irá sentir isso no terreno’’.

(CS)-Fim/STP-Press

Sem comentários:

Mais lidas da semana