terça-feira, 26 de agosto de 2014

São Tomé e Príncipe: Gabriel quer salvar Palácios Coloniais no fim do seu mandato




A maioria das antigas casas dos Patrões das Roças já ruiu. As autoridades assistiram impávidos a desgraça que enterrou grande parte da memória colectiva do país. O mais recente episódio foi o desmoronamento de uma parte do antigo hospital da Roça Agostinho Neto, ex-Rio do Ouro.

No entanto no âmbito da semana nacional do turismo, o Primeiro-ministro Gabriel Costa, anunciou no último Domingo que o seu Governo com menos de dois meses de mandato, vai lançar um concurso público internacional, para salvar cerca de duas dezenas dos antigos palácios das roças. «O governo está empenhado em lançar um concurso internacional para que possamos por um lado preservar o património arquitectónico dessas casas coloniais, mas também para o desenvolvimento do turismo rural e ecológico, para que a nossa população participe activamente no desenvolvimento dessa forma de turismo», declarou o Chefe do Governo.

Sem piedade, o país devorou os recheios das antigas casas de Patrão das Roças, e assistiu o desmoronamento das mesmas. A maioria delas foi apoderada por gentes nacionais que preferiram conviver com o cenário de escombros, parecido com um lugar que sofreu bombardeamento aéreo, do que agir no sentido da manutenção das casas, de valor arquitectónico e histórico.

O Primeiro-ministro reconehece, que os palácios que existiam nas roças, são de grande importância histórica. «Representam um passado histórico, um património daqueles que com o seu sangue e suor regaram as plantações e cacau e café. Essas casas estão abandonadas é preciso que não deixemos morrer aquilo que eu considero ser a nossa memória colectiva», sublinhou.

Resta saber se o tempo que as autoridades nacionais deram oportunidade, para devorar as casas que representam a memória colectiva, será complacente com o Primeiro Ministro, para tentar pelo menos abrir o concurso público da salvação.

Abel Veiga - Téla Nón

Leia mais em Téla Nón

Sem comentários:

Mais lidas da semana