quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cinco mortos e cinco feridos em ataque de rebeldes no sul da Tailândia




Banguecoque, 11 set (Lusa) - Pelo menos cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas hoje num ataque contra um edifício governamental por parte de alegados rebeldes muçulmanos no sul da Tailândia, indicou hoje a imprensa local.

O jornal Bangkok Post cita o coronel da polícia Surin Chhomwarathayee a afirmar que vários atacantes fizeram disparos e lançaram explosivos contra um edifício governamental no distrito de Khok Pho, na província de Pattani.

Os alegados militantes mataram uma pessoa dentro do edifício e ao sair fizeram explodir uma bomba que causou a morte a outras três, tendo um quinto funcionário morrido no hospital em resultado das feridas.

Desde que o movimento separatista islâmico do sul da Tailândia recomeçou as suas atividades, em janeiro de 2004, cerca de 6.000 pessoas morreram nas províncias de Pattani, YTala e Narathiwat, lembra a agência Efe, que acrescenta que os atentados com armas ligeiras, os homicídios e os atentados com explosivos ocorrem a um ritmo quase diário apesar do destacamento de 4.000 elementos das forças de segurança e do estado de emergência nesta região de maioria muçulmana e etnia malaia.

Os militantes denunciam a discriminação de que são alvo por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre estas três províncias, que configuram o antigo sultanato de Patani, anexado pela Tailândia há mais de cem anos.

MBA // JMR - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana