quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Governo timorense cria comissão para passar responsabilidades a administração de Oecussi




Díli, 04 set (Lusa) - O Governo de Timor-Leste anunciou hoje, em comunicado, ter aprovado a criação de uma comissão de transição para Oecussi para passar responsabilidades à nova administração do enclave timorense.

"O diploma estabelece uma entidade transitória para gerir a transferência de responsabilidade, que integra membros do Governo e elementos da Autoridade Oecussi-Ambeno, bem como da administração central e distrital e do grupo de trabalho para a pré-desconcentração", refere o comunicado relativo à reunião extraordinária do conselho de ministros realizada na semana passada.

Segundo o Governo timorense, com a criação da Região Administrativa Especial de Oecussi é preciso gerir a passagem de responsabilidade aos diferentes níveis da administração do território, bem como estruturar formalmente o relacionamento entre a nova autoridade da região e os órgãos centrais da administração.

No passado 30 de julho, o antigo primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri tomou posse como administrador da Região Administrativa de Oecussi.

No enclave, Mari Alkatiri vai desenvolver o projeto-piloto da Zona Especial de Economia Social de Mercado, que também lidera, para incentivar o desenvolvimento regional integrado através da criação de zonas estratégicas nacionais atrativas para investidores nacionais e estrangeiros.

O objetivo é retirar a Oecussi o estatuto de enclave e conferir-lhe o estatuto de polo de desenvolvimento nacional, sub-regional e regional.

MSE // PMC - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana