quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Timor-Leste: O QUATRO DE SETEMBRO DE 1999



04 de Setembro de 2014, 16:09

Quatro de setembro de 1999, data relembrada por muitos timorenses, pelo o dia em que a Comissão da ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou os resultados do referendo, que foram de 78,5% de votos a favor da independência de Timor-Leste. 
  
No dia 30 de agosto de 1999, Timor-Leste teve a oportunidade de optar pela integração ou a autonomia.

Este resultado provocou uma reação violenta por parte das milícias pró-integração.

Xanana Gusmão na altura estava em prisão domiciliária, vindo a ser libertado no início de setembro desse mesmo ano, dias após o referendo sobre a autodeterminação do povo timorense.

Seguiu-se um período de violência contra a população, que foi condenada pela Comunidade Internacional.

A 15 de setembro, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adoptou a Resolução 1264 (1999), na qual, entre outros pontos, condenou todos os actos de violência perpetrados em Timor-Leste e apelou ao seu fim, exigindo que os responsáveis fossem apresentados à justiça.

Reconheceu-se a necessidade da assistência humanitária para os refugiados de Timor-Leste. Foi dada a autorização da entrada de uma força multinacional para restaurar a paz, no dia 19 de setembro de 1999, e responsabilizaram-se as autoridades indonésias pela segurança do regresso dos refugiados timorenses.

Os conflitos internos continuaram, com a organização de milícias pró-integracionistas, cujo objetivo era intimidar a população para que o seu sentido de voto no referendo fosse de recusar a autodeterminação.

Após a Revolução de 25 de abril de 1974 em Portugal, as colónias portuguesas ficaram independentes, e o mesmo se pensaria acontecer com Timor Oriental.

Surgiram três partidos políticos em Timor-Leste, a União Democrática Timorense (UDT), a Associação para a Integração de Timor na Indonésia (primeiramente apelidada de AITI e mais tarde denominada APODETI) e a Frente de Libertação de Timor Leste (FRETILIN).

Em 1975, o desentendimento entre os diferentes partidos políticos agravou-se e começou a guerra civil.

Impotente perante os factos, a administração portuguesa abandonou Timor e, em 28 de novembro de 1975, a FRETILIN declarou a independência da República Democrática de Timor-Leste.

Dez dias depois a Indonésia invadiu o território.

Depois da ocupação do território, organizou-se a resistência maubere, que se instalou nas montanhas de Timor, liderada por Xanana Gusmão.

A 12 de novembro de 1991 deu-se o massacre de Santa Cruz, cujas imagens foram filmadas e divulgadas por todo o mundo todo.

Durante uma manifestação a favor da independência de Timor-Leste as forças de segurança indonésia abriram fogo contra civis desarmados, que causou a morte de cerca de 250 timorenses.

Xanana Gusmão foi capturado e enviado para Cipinang, a prisão indonésia de mais alta segurança, em novembro do ano seguinte.

Estes acontecimentos foram decisivos para a tomada de consciência do genocídio e da fome causados por duas décadas de ocupação indonésia, há muito denunciados pela Diocese de Díli.

Também o governo português procurou chamar a atenção da Comunidade Internacional para a violação dos Direitos do Homem que se estava a verificar em Timor-Leste.

Na foto: Habitantes da colina Lahan, festejam a vitória no referendo pela independencia de Timor, 4 setembro de 1999 / MANUEL MOURA/LUSA

SAPO TL com infopedia
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana