domingo, 26 de outubro de 2014

ANGOLA PRONTA PARA MISSÕES DE PAZ



Venâncio Victor, Malanje – Jornal de Angola

O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, afirmou ontem, em Capanda, município de Cacuso, que as Forças Armadas Angolanas, FAA, são chamadas a cumprir missões de paz a nível internacional no quadro das atribuições que a Organização das Nações Unidas (ONU)  confere ao país.

O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, afirmou ontem, em Capanda, município de Cacuso, que as Forças Armadas Angolanas, FAA, são chamadas a cumprir missões de paz a nível internacional no quadro das atribuições que a Organização das Nações Unidas (ONU)  confere ao país.

João Lourenço, que se dirigia aos efectivos da 20ª brigada de Infantaria Motorizada da Região Militar Norte de Capanda, referiu que a missão de paz no exterior vem ajudar os países irmãos, sobretudo a nível de África, para alcançar a paz que Angola beneficia há mais de uma década.

Referindo-se ao mau momento político que a República Centro Africana atravessa actualmente, o ministro da Defesa Nacional disse que durante o período de guerra, Angola beneficiou, igualmente, da ajuda de outros países, apesar de terem sido os próprios angolanos a decidirem parar com a mesma.

João Lourenço acrescentou que a referida paz não se reduziu apenas às questões de apoio técnico e armamentos, mas também à defesa da causa angolana nas Nações Unidas e em outros fóruns internacionais.

“É chegada a hora de Angola partir para ajudar os povos que neste momento necessitam do nosso apoio e, embora seja uma missão de paz, as FAA têm de estar preparadas para cumprir com a nossa missão de militar e combatentes”, realçou João Lourenço, que exortou os efectivos das Forças Armadas a elevarem cada vez mais os níveis de preparação combativa, psicológica e moral.

O ministro da Defesa Nacional reiterou a necessidade das tropas estarem permanentemente preparadas para a defesa da soberania, integridade territorial, a paz e as conquistas que o país tem alcançado desde a independência nacional. “Não devem estar de braços cruzados, pois é nos tempos de paz que se deve estar preparado para prevenir eventuais situações”, alertou. Depois de visitar algumas das suas dependências, João Lourenço destacou o nível de organização, disciplina e preparação combativa das tropas da 20º brigada de Capanda. 

Esta unidade, adstrita ao comando do primeiro corpo do exército da Região Norte, tem responsabilidades acrescidas pela sua localização no município de Cacuso, onde, além da barragem hidroeléctrica de Capanda, existem outros empreendimentos económicos de vital importância para o país, como as Fazendas Pedras Negras, Pungo Andongo, projecto Biocom, para a produção de açucar, álcool e etanol, entre outros.

João Lourenço reuniu-se com os responsáveis da Caixa Social das FAA e constatou, igualmente, as obras dos condomínios de alta renda, de construção do Hotel Dicanza II e da fábrica de sapatos.

Foto: Eduardo Cunha

Sem comentários:

Mais lidas da semana