quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Fidel elogia editorial do jornal 'The New York Times' que pede fim de embargo a Cuba



Opera Mundi, São Paulo

Líder da Revolução Cubana comenta "grande habilidade" de artigo que sugere a Obama mudança de política econômica dos EUA em relação à ilha

O líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, elogiou na noite de segunda-feira (13/10) um artigo assinado pelo núcleo editorial do The New York Times e publicado no último fim de semana, intitulado “Hora de acabar com o embargo a Cuba”.

Em carta divulgada pelo jornal oficial Granma, Fidel argumenta que o artigo do NYT apresenta uma conotação muito diferente do que se divulgava há 40 anos. "O artigo está escrito, como se pode apreciar, com grande habilidade, buscando o maior benefício para a política norte-americana na complexa situação em que os problemas políticos, econômicos, financeiros e comerciais aumentam", observa o líder.

Intitulada “O que não poderá esquecer nunca”, a carta de Fidel relembra o "corajoso correspondente de guerra" do mesmo veículo, Herbert Mathews (1900-1977), que o entrevistou durante as lutas da guerrilha em Sierra Maestra, em 1957. O líder ainda cita em aspas excertos do editorial do NYT que considera “componentes essenciais”, como:

"O presidente Obama deve se sentir angustiado quando contempla o triste estado das relações bilaterais que seu governo tentou reparar. Seria sensato que o líder norte-americano refletisse seriamente sobre Cuba, pois uma mudança de política poderia ser uma grande vitória para o seu governo”.

"Washington poderia fazer mais para apoiar as empresas norte-americanas interessadas em desenvolver o setor das telecomunicações em Cuba. Poucos se atreveram por medo de possíveis implicações jurídicas e políticas”.

"O nível e a envergadura do relacionamento [entre os dois países] poderiam crescer significativamente, dando a Washington mais ferramentas para apoiar as reformas democráticas. É factível que irá ajudar a frear uma nova onda imigratória de cubanos desesperados que estão viajando para os Estados Unidos em jangadas”.
Histórico dos embargos

Em setembro passado, Obama anunciou a decisão de prorrogar o embargo comercial contra Cuba por mais um ano. Autoridades norte-americanas alegam a medida sob a justificativa de que se trata de um “interesse nacional dos Estados Unidos".

Embora a prorrogação da legislação tenha caráter rotineiro, diversas organizações criticam o embargo por não acreditar que seja uma medida eficaz para acabar com a liderança dos irmãos Castro na ilha. A comunidade internacional também se opõe à medida. Em 2013, a Assembleia Geral da ONU pediu pela 22ª vez que o embargo, iniciado em 1962, fosse interrompido

Relembre especial de Opera Mundi sobre embargo cubano
Cuba acelera ajustes para combinar socialismo e mercado
Bloqueio dos EUA causou prejuízo superior a US$ 1 trilhão, diz Cuba
Colapso da União Soviética reduziu economia cubana em 34%
Primeiro ciclo de reformas econômicas em Cuba começou nos anos 1990
Transformações na agricultura são laboratório para reformas em Cuba

Alto nível de escolaridade afasta trabalhadores cubanos do campo

Sem comentários:

Mais lidas da semana