sábado, 29 de novembro de 2014

Índice de desigualdade de género revela falta de liberdades sociais em Timor-Leste




Londres, 27 nov (Lusa) - As restrições existentes às liberdades sociais das mulheres coloca Timor-Leste no grupo de países com elevado nível de discriminação no Índice de Género e Instituições Sociais da OCDE divulgado hoje.

O documento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) apresenta a prevalência de discriminação em instituições socials e destaca a importância de normas sociais convencionais na defesa da igualdade de género.

O estudo mostra que Timor-Leste tem taxas elevadas de restrições existentes ao acesso, participação e intervenção das mulheres nas esferas públicas e sociais, incluindo na política, em que a quota feminina é baixa.

O índice revela também uma elevada discriminação das mulheres timorenses no acesso e na decisão sobre recursos naturais e económicos, como a propriedade e práticas desiguais nos serviços financeiros, e sobre o controlo do seu próprio corpo, nomeadamente em termos de violência física.

A desigualdade de género é menor, mas ainda assim classificado de "média" em termos de tratamento dos filhos, nomeadamente no seu tratamento a nível social, económico e educacional, e no poder de decisão dentro do agregado familiar.

A edição deste ano identifica e avalia discriminação baseada no género em leis, atitudes e práticas em 160 países, mas só produz uma tabela de 108 países devido à falta de informação comparativa sobre o tema em alguns países, como Portugal, Cabo Verde ou São Tomé e Príncipe.

BM // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana