sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Angola: LUANDA MELHORA



Jornal de Angola

O projecto da auto-estrada que vai ligar o centro da cidade de Luanda ao novo aeroporto internacional prevê desanuviar o congestionamento que se estima em 3.518 viaturas por dia no sentido Catete-Luanda e 4.724 no sentido inverso, de acordo com um estudo apresentado ontem na capital do país.

De acordo com um estudo da empresa Soapro, apresentado pela engenheira Leonor Silva, que dissertou sobre o “Projecto de novas vias estruturantes de acesso ao novo aeroporto internacional de Luanda”, nas Jornadas Técnicas do Construtor Angolano, o projecto ainda está em fase de recolha de contribuições.

O projecto, a ser executado na Estrada Nacional 230 (estrada de Catete), vai proporcionar acesso rápido ao novo aeroporto, que fica a mais de 40 quilómetros do centro da cidade, e está enquadrado no Plano Director Metropolitano da Província de Luanda.

Segundo a engenheira, a construção desta via está entre os 63 projectos do Ministério da Construção e abarca cerca de 22 quilómetros de estrada que vai desde a Unidade Operativa de Luanda à via expresso Cacuaco/Viana/Cabolombo, dentro da malha viária pensada para a capital do país.

No seu percurso, acrescentou, a auto-estrada vai ter três faixas de rodagem no sentido ascendente e igual no sentido oposto, uma via de serviço na zona urbana e ao longo do percurso tem passagens de nível, três intercessões e duas rotundas, sendo uma nas imediações do Gamek e outra no Capalanca.     

O Plano Director Metropolitano da Província de Luanda tem incidência na coordenação e enquadramento do desenvolvimento da malha estruturante rodo-ferroviária, com vista a facilitar o transporte e a mobilidade no interior da província e da cidade capital, devendo ser implementado no período de 2016 a 2030 e abranger todas as vertentes do desenvolvimento económico e social, o ordenamento do território e a mobilidade. Na terça-feira, o Presidente da República,  José Eduardo dos Santos, dirigiu, no Palácio da Cidade Alta, uma reunião do Conselho de Coordenação Estratégica da Província de Luanda. 

O Conselho de Coordenação tomou conhecimento do ponto de situação do processo de elaboração do Plano Director Metropolitano da Província de Luanda, com incidência na coordenação e enquadramento do desenvolvimento da malha estruturante ­rodoviária e ferroviária destinada a facilitar o transporte e a mobilidade no interior da província e da cidade capital. 

A reunião do Conselho de Co­ordenação Estratégica da Província de Luanda analisou também o Programa de Emergência para a reabilitação das vias secundárias e terciárias da província de Luanda e ficou a saber que há 240 quilómetros a serem intervencionados em vários municípios e distritos, 18 dos quais já foram concluídos.

Foto: Mota Ambrósio

Sem comentários:

Mais lidas da semana